By JARI ROOMER
O registro no diário é um hábito fundamental da rotina matinal de muitas pessoas altamente bem-sucedidas. Pessoas como Warren Buffett, Richard Branson, Arianna Huffington, mas também figuras históricas como Leonardo Da Vinci, Albert Einstein e Thomas Edison (que escreveram mais de 5 milhões de páginas em seus diários ao longo da vida!) São conhecidas por suas práticas regulares de diário.
Como os benefícios cientificamente comprovados do registro no diário variam do aumento da felicidade à maior produtividade - e do aumento da qualidade do sono ao pensamento mais claro - não é de admirar que o registro no diário seja um hábito comum de muitas pessoas altamente bem-sucedidas.
Neste artigo, abordarei especificamente como o diário pode torná-lo mais produtivo e aumentar suas chances de sucesso - compartilhando cinco práticas específicas de diário matutino que experimentei para serem mais eficazes.
Prática de Diário # 1: Gratidão
Segundo a pesquisa , o cérebro humano está conectado à busca de negatividade. Isso é o que os psicólogos chamam de "viés da negatividade" . No passado, nossa sobrevivência dependia muito de nossa habilidade de evitar perigos como cobras ou tigres. Assim, o cérebro desenvolveu sistemas que tornariam o perigo tão óbvio que responderíamos a ele. Às vezes, envia sinais de perigo que nem são reais.
É melhor prevenir do que remediar, certo?
Atualmente, os perigos que experimentamos são mais perigos sociais do que físicos. É por isso que tendemos a lembrar insultos ou críticas mais fáceis do que elogios - e enfatizamos mais um fracasso do que comemorando uma vitória.
Infelizmente, esse viés de negatividade leva ao aumento do estresse, depressão e pensamento negativo. Para combater isso, precisamos nos treinar para buscar positividade. Uma maneira de fazer isso é incluir um componente de gratidão em sua sessão de diário da manhã.
Ao se concentrar ativamente nas coisas , eventos e pessoas pelas quais você é grato - e anotá-las -, você começa o dia com uma nota positiva. Você costuma ter esse sentimento positivo durante o resto do dia. Quando você repete essa prática de gratidão diariamente, treina-se para buscar positividade e se tornar mais otimista.
De fato, pesquisa de Robert Emmons, professor de psicologia da UC Davis e autor do livro ' Thanks! Como a Nova Ciência da Gratidão Pode Torná-lo Mais Feliz ' , mostrou que as pessoas que mantêm um diário de gratidão por dez semanas são 25% mais felizes do que as que não o fazem .
“Nossa pesquisa inovadora mostrou que pessoas agradecidas experimentam níveis mais altos de emoções positivas, como alegria, entusiasmo, amor, felicidade e otimismo, e que a prática da gratidão como disciplina protege a pessoa dos impulsos destrutivos da inveja, ressentimento, ganância e amargura. ”- Robert Emmons
Portanto, comece o seu dia anotando três coisas pelas quais você é grato. Pode ser uma pessoa em sua vida, um traço de caráter, uma conquista ou algo super simples. Tudo funciona - desde que você dedique um tempo para anotá-las e realmente sentir a gratidão por essas coisas.
Prática de registro no diário nº 2: revise suas metas de longo prazo
Duas das principais razões pelas quais as pessoas não conseguem atingir seus objetivos a longo prazo são:
- Deixar de fazer progressos consistentes
- Definir uma meta e depois 'esquecê-la' algumas semanas / meses depois
Analisar suas metas de longo prazo todas as manhãs e reescrevê-las em seu diário é, na minha experiência, a maneira mais confiável de superar essas duas razões para o fracasso.
Ao escrever suas metas de longo prazo todos os dias - incluindo seu progresso e razões pelas quais você deseja alcançá-las -, você prepara sua mente para o sucesso das metas.
Você diz ao seu subconsciente que procure idéias, ações, pessoas e oportunidades durante o dia que possam ajudá-lo a se aproximar da consecução de seu objetivo a longo prazo.
Ao revisar meus objetivos todas as manhãs, percebo que eles estão na vanguarda da minha mente - aumentando drasticamente minhas chances de sucesso. Portanto, dedique alguns minutos todas as manhãs para revisar e reescrever suas metas de longo prazo em seu diário.
Prática de Diário # 3: Anote seus Pensamentos, Sentimentos e Emoções
Atualmente, a maioria das pessoas tem uma mente confusa, cheia de estresse, preocupações, idéias não resolvidas e outros pensamentos dominantes. Isso ocupa um espaço mental valioso que limita a capacidade de solução de problemas, geração de idéias e pensamento claro.
Eu experimentei que capturar meus pensamentos e emoções no papel leva a um pensamento mais claro - me dando mais clareza sobre mim, minhas prioridades e meus objetivos.
Ao capturar preocupações, pensamentos ou emoções no papel, você descansa muito sua mente. Ao interromper os pensamentos, você organiza a mente e libera espaço para coisas mais produtivas, como resolução de problemas ou geração de novas idéias.
Lembre-se, sua mente não é um local de armazenamento, mas é um gerador. Quanto mais confusão mental você armazena no seu 'disco rígido interno', menos recursos estão disponíveis para solucionar problemas e gerar novas idéias.
Portanto, dedique alguns minutos pela manhã para escrever sobre seus pensamentos mais dominantes - sejam eles coisas com que você se preocupa, idéias que você tem ou emoções que você está enfrentando - tire-os da cabeça e coloque-os no papel.
Você descobrirá que seu pensamento será muito mais claro e gerará mais idéias de alta qualidade assim que a confusão acabar.
Prática de Diário # 4: Defina 1-3 Prioridades Diárias
Definir suas prioridades diárias (ou metas / objetivos) é um hábito de produtividade incrivelmente importante. Ao definir suas prioridades de 1 a 3 para o dia, você sabe exatamente o que fazer para mover a agulha para suas metas de longo prazo.
A maioria das pessoas perambula pelo dia porque não identificou suas prioridades. Portanto, a maioria das pessoas acaba gastando muito tempo e energia em 'trabalho ocupado ' e em projetos essenciais menos importantes. Apesar de ocupados, eles não são realmente produtivos.
É por isso que você deve identificar suas prioridades de 1 a 3 para o dia e anotá-las em seu diário. Para ajudar a identificar suas prioridades, faça estas duas perguntas:
- Que coisa (s), se alcançada, me levaria a considerar que esse dia seria um sucesso total?
- Que coisa (s), se alcançada, leva a um progresso significativo em direção às minhas metas maiores (metas semanais, mensais, trimestrais ou anuais)?
Eu recomendo que você mantenha suas prioridades no máximo em três, como qualquer coisa acima que leve à divisão de foco, tempo e energia - o que diminui sua produtividade.
Prática de Diário # 5: Programe seu dia
A maioria das pessoas é improdutiva porque trabalha sem um plano claro. Essa falta de clareza leva rapidamente à procrastinação, pois o cérebro não gosta de ambiguidade.
Quando você não tem clareza sobre quando fará o quê , seu cérebro usará esse momento de ambiguidade para impedir que você faça o trabalho duro e faça algo mais fácil (como assistir a um vídeo engraçado do YouTube) .
“Muitas pessoas pensam que não têm motivação quando o que realmente falta é clareza.” - James Clear
É por isso que agendar seu dia pela manhã é tão importante. Ao determinar previamente quando você fará o que , você remove a necessidade de tomada de decisão no momento em que já criou um plano preciso com antecedência.
Os psicólogos chamam isso de "intenção de implementação" e um estudo no British Journal of Health Psychology mostrou que isso faz com que você tenha pelo menos duas vezes mais chances de fazer o que tinha em mente.
Em outras palavras, agendando seu dia, você luta contra a procrastinação.
Durante o dia, você deseja evitar tomar decisões que poderiam ter sido tomadas com antecedência.
A tomada de decisão requer muita energia mental - e é muito mais provável que tomemos decisões de qualidade inferior (por exemplo, procrastinar em vez de fazer o trabalho) mais tarde, quando tivermos menos energia disponível.
É por isso que, todas as manhãs, uso meu diário BestSelf para agendar meu dia (mais tarde, transfiro esse agendamento para o Google Agenda no meu telefone) . Dessa forma, eu sei exatamente o que vou fazer e quando vou fazê-lo - mantendo a procrastinação baixa.
Agora faça isso
Lembre-se de que a mudança vem apenas da ação, e não apenas do conhecimento. É por isso que recomendo que você escolha pelo menos três dessas práticas de registro em diário e as aplique em sua rotina matinal.
Além disso, eu recomendo que você siga os conselhos de Greg McKeown, autor do Essentialism , que sugere que você escreva apenas algumas frases ou parágrafos, no máximo - muito menos do que você gostaria - para manter o hábito e evitar cair. porque se torna muito intimidador ou consome muito tempo.
Fonte: Personal Growth Lab
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário