Toda mulher com essa doença deverá fazer a cirurgia, mas as causas podem variar, dependendo da situação em que a mulher encontra-se, como:
- Remover o tumor;
- Aliviar dores e sintomas do câncer;
- Reconstrução do formato mamário.
TIPOS DE CIRURGIA
Há dois tipos de cirurgia para o câncer de mama: a mastectomia e a cirurgia conservadora da mama. Ambas as cirurgias serão definidas pelo médico especialista, de acordo com cada caso em particular.A mulher até pode escolher qual tipo de cirurgia quer fazer, mas somente quando o câncer de mama está em estágio inicial e que foi detectado bem no início de seu desenvolvimento
MASTECTOMIA
Esse é o tipo de cirurgia mais conhecida pelas pacientes, pois consiste em retirar toda a mama infectada com o tumor. Junto com ela, são retirados, também, todo o tecido mamário e os tecidos próximo à mama.
Em muitos casos, quando o tumor não foi constatado logo no início, é necessário que haja a mastectomia dupla, ou seja, é quando as duas mamas já estão com a presença do tumor e precisam ser removidas.
CIRURGIA CONSERVADORA DA MAMA
Há vários nomes para esse tipo de cirurgia – tumorectomia, quadrantectomia, mastectomia parcial ou mastectomia segmentar. Ela consiste em retirar apenas a parte onde o câncer foi localizado.São bem recomendadas para os casos em que o estágio do câncer de mama é inicial.
No entanto, o quanto será retirado da mama dependerá do tamanho do tumor localizado, por isso, muitas vezes, a mulher não sabe com exatidão quanto há de tumor, apenas tamanhos aproximados.
A principal vantagem desse tipo de cirurgia é que a mulher pode manter grande parte da sua mama intacta, sendo necessária uma mínima reconstrução ou nem isso. Em muitos casos, há a necessidade de se fazer radioterapia.
CIRURGIA DOS LINFONODOS
Após a cirurgia da mama, há a necessidade de saber se o tumor não se espalhou através dos linfonodos axilares – e só é possível fazer isso com a retirada de gânglios do corpo, para realizar uma análise microscópica. É possível retirá-los durante a cirurgia, mas, ainda não há como saber se o tumor se espalhou.
Há dois tipos de cirurgia para remover os linfonodos: a biópsia do linfonodo sentinela e a dissecção axilar dos linfonodos.
Biópsia do Linfonodo Sentinela: esse tipo de cirurgia é quando sabe-se que o tumor se espalhou apenas para o primeiro gânglio. Portanto, remove-se apenas a parte em que está com o câncer localizado.
Quanto menos gânglios retirar, menores são as chances de acontecer algum efeito colateral.
Dissecção Axilar dos Linfonodos:quando há vários linfonodos contaminados, deve-se realizar a remoção de 10 a 40 linfonodos axilares. É só assim que se garante que o câncer ou tumor não se espalhem pelo corpo, mesmo depois da remoção da mama.
RECONSTRUÇÃO DA MAMA
Após a cirurgia de câncer de mama, a paciente pode escolher por fazer a reconstrução da mama, imediatamente,após a cirurgia da remoção, ou pode escolher em fazer essa reconstrução mais tarde. Em qualquer um dos casos, o médico deve ser informado antes da cirurgia, para saber qual é o melhor procedimento a se fazer.
Há vários tipos de reconstrução mamária, tudo depende do gosto da paciente e dos recursos disponíveis no momento da reconstrução. A paciente pode conversar com o médico mastologista ou com um cirurgião plástico para saber qual o melhor procedimento a se tomar.
PREÇO DA CIRURGIA DE CANCÊR DE MAMA
Essa cirurgia pode ser feita pelo SUS – Sistema Único de Saúde, no entanto, deve-se aguardar em uma fila de espera, pois priorizam-se os primeiros da fila e casos de urgência, em que a intervenção deve ser imediata.
É muito mais comum fazer esse tipo de cirurgia pelo plano de saúde, pois as pessoas preferem prevenir o quanto antes que o tumor se expanda. Quem opta por fazer a cirurgia de forma particular, paga o valor de, aproximadamente,R$3.500,00, fora os cuidados médicos pós-cirúrgicos.
Fonte: Nursing
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos



Nenhum comentário:
Postar um comentário