domingo, 22 de outubro de 2017

If You Have Breast Cancer - Não deixe de ler (Se você tem câncer de mama-tradução google)

O que é câncer de mama?

O câncer pode iniciar qualquer lugar no corpo. O câncer que começa no peito é chamado de câncer de mama. Ele começa quando as células do peito ficam fora de controle e expulsam as células normais. Isso dificulta o funcionamento do corpo da maneira que deveria.

As células cancerosas podem se espalhar para outras partes do corpo. As células cancerosas no peito às vezes podem viajar até o osso e crescer lá. Quando as células cancerosas fazem isso, é chamado de metástase (pronuncia meh-TAS-tuh-sis). Para os médicos, as células cancerosas no novo lugar se parecem com as do peito.

O câncer sempre é nomeado para o lugar onde ele começa. Então, quando o câncer de mama se espalha até o osso (ou em qualquer outro lugar), ainda é chamado de câncer de mama. Não é chamado de câncer de osso, a menos que ele comece com células do osso.


Existem diferentes tipos de câncer de mama?

Existem muitos tipos de câncer de mama . Alguns são muito raros. Seu médico pode informar-lhe mais sobre o tipo que você possui. Abaixo estão os nomes médicos para os tipos mais comuns de câncer de mama. (Carcinoma é outro nome para câncer. É pronunciado CAR-sin- O -muh.)


Carcinoma ductal in situ ou DCIS

DCIS é um câncer de mama muito cedo. Em DCIS, as células cancerosas só são encontradas dentro dos dutos. (Os dutos são os pequenos tubos que transportam leite para o mamilo). As células cancerosas não se espalharam pelas paredes dos dutos para o tecido mamário próximo. Quase todas as mulheres com DCIS podem ser curadas.


Carcinoma lobular in situ ou LCIS

O LCIS começa nas glândulas que produzem leite, mas não crescem através das paredes das glândulas. Não é câncer, mas as mulheres com LCIS têm maior chance de contrair câncer de mama. Se você tem LCIS, você deve ter certeza de obter mamografias da maneira que seu médico lhe diz.


Carcinoma ductal invasivo

Esse é o tipo mais comum de câncer de mama. Começa em um ducto de leite da mama e cresce através da parede do duto no tecido mamário próximo. Pode também se espalhar para outras partes do corpo.


Carcinoma lobular invasivo

Este câncer de mama começa nas glândulas do leite. Estas glândulas são chamadas de lóbulos (LOB-yules pronunciados). Pode se espalhar para outras partes do corpo.

Câncer inflamatório de mama ou IBC

Este é um tipo raro de câncer de mama. Na maioria das vezes, não há nódulos ou tumor. O IBC torna a pele do peito vermelha e se sente quente. A pele também pode parecer grossa e pitted - tipo de casca de laranja. O peito pode ficar maior, mais difícil, macio ou comichão.

Porque não há caroço, IBC pode não aparecer em uma mamografia. Isso pode tornar mais difícil encontrar o IBC cedo. É mais provável que se espalhe e é mais difícil de curar do que o câncer invasivo ductal ou lobular.


Perguntas para perguntar ao médico
  • Por que você acha que eu tenho câncer?
  • Existe uma chance de eu não ter câncer?
  • Você poderia escrever o tipo de câncer que você pensa que eu poderia ter?
  • O que vai acontecer à seguir?
  • Como o médico sabe que eu tenho câncer de mama?

Testes que podem ser feitos

Uma mudança observada em sua mamografia pode ser o primeiro sinal de câncer de mama. Ou você pode ter encontrado um nódulo ou outra alteração em seu peito.

O médico faz perguntas sobre sua saúde e faz um exame físico. Um exame de mama é feito para procurar mudanças nos mamilos ou na pele de seus seios. O médico também verifica os linfonodos linfáticos (pronunciados) no seu braço e acima da clavícula. Os gânglios linfáticos inchados ou difíceis podem significar que o câncer de mama se espalhou.

Se os sinais estão apontando para câncer de mama, mais testes serão feitos. Aqui estão alguns dos testes que você pode precisar:

Mamografia (pronunciada MAM-uh-gram) : as mamografias são principalmente usadas para encontrar câncer de mama precocemente. Mas outra mamografia pode ser feita para olhar mais de perto o problema da mama que você pode ter.

Varredura de ressonância magnética : as ressonâncias magnéticas usam ondas de rádio e ímãs fortes em vez de raios-x para tirar fotos. As ressonâncias magnéticas podem ser usadas para aprender mais sobre o tamanho do câncer e procurar outros tumores na mama.

Ultra - som do peito: para este teste, uma pequena varinha é movida pela sua pele. Ele emite ondas sonoras e pega os ecos enquanto eles saltam dos tecidos. Os ecos são feitos em uma imagem que você pode ver em uma tela do computador. O ultra-som pode ajudar o médico a ver se um caroço é um cisto cheio de líquido (sistência pronunciada) ou um tumor que pode ser câncer.

Ductograma (pronunciado DUCK-tuh-gram) : Este teste pode ser usado para ajudar a encontrar a causa da descarga do mamilo. Para fazer o teste, o médico coloca um tubo de plástico muito fino através do mamilo e dentro do duto. Uma pequena quantidade de corante é colocada no duto. Descreve a forma do duto em uma radiografia e mostra se há tumor no duto.

Exame de descarga de mamilo: se você tiver fluido vindo do seu mamilo, alguns deles podem ser enviados para um laboratório. Lá, será verificado para ver se existem células cancerosas nele.

Perguntas para perguntar ao médico

  • Quais testes eu preciso ter?
  • Quem fará esses testes?
  • Onde eles serão feitos?
  • Quem pode me explicar?
  • Como e quando irei obter os resultados?
  • Quem me explicará os resultados?
  • O que eu preciso fazer em seguida?
  • Quão grave é meu câncer?

Biópsia mamária

Em uma biópsia (BY-op-see), o médico tira um pequeno pedaço de tecido para verificar se há células cancerígenas. Uma biópsia é a única maneira de dizer com certeza se você tem câncer.

Existem muitos tipos de biópsias. Pergunte ao seu médico o tipo que você precisa. Cada tipo tem prós e contras. A escolha de qual tipo usar depende do seu próprio caso.

Às vezes, a cirurgia é necessária para tirar tudo ou parte do nódulo para descobrir se é câncer. Isso geralmente é feito em um hospital sob anestesia local (pronunciado AN-es- THEE -zhuh). Isso significa que você está acordado, mas seu peito está entorpecido. Você também pode receber remédio para fazer você dormir.



Classificação do câncer de mama

As células cancerosas na amostra de biópsia serão classificadas . Isso ajuda os médicos a predizer o quão rápido o câncer é susceptível de crescer e se espalhar. As células de câncer são classificadas com base em quanto elas se parecem com células normais. Os graus 1, 2 e 3 são utilizados. As células que parecem muito diferentes das células normais recebem uma nota superior (3) e tendem a crescer mais rapidamente. Peça ao médico para explicar o grau do seu câncer. A nota ajuda o médico a decidir qual o melhor tratamento para você.

Se você tem câncer de mama, o médico vai querer descobrir o quão longe se espalhou. Isso é chamado de encenação . Você pode ter ouvido outras pessoas dizerem que seu câncer era "estágio 1" ou "estágio 2." Seu médico quer descobrir o estágio do seu câncer para ajudar a decidir qual tipo de tratamento é o melhor para você.

O estágio descreve a propagação do câncer através do peito. Ele também diz se o câncer se espalhou para outros órgãos do seu corpo que são próximos ou mais distantes.

Seu câncer pode ser o estágio 1, 2, 3 ou 4. Quanto menor o número, menos o câncer se espalhou. Um número maior, como o estágio 4, significa um câncer mais grave que se espalhou além do peito. Certifique-se de perguntar ao médico sobre o estágio do câncer e o que isso significa para você.

Perguntas para perguntar ao médico


  • Você conhece o estágio do câncer?
  • Caso contrário, como e quando você descobrirá o estágio do câncer?
  • Você poderia me explicar o que este estãgio significa no meu caso?
  • Com base no estágio do câncer, por quanto tempo você acha que eu irei viver?
  • O que vai acontecer à seguir?


Que tipo de tratamento eu preciso?

Existem muitas maneiras de tratar o câncer de mama, mas os principais tipos de tratamento são locais ou sistêmicos.

Cirurgia e radiação são usadas para tratar apenas o câncer. Eles não afetam o resto do corpo. Isso é chamado de tratamento local .

Quimioterapia e fármacos de tratamento hormonal atravessam todo o corpo. Eles podem chegar às células cancerosas em qualquer lugar do corpo. Eles são chamados de tratamento sistêmico (pronunciado sis-TEM-ick).

Os médicos freqüentemente usam tratamentos locais e sistêmicos para tratar câncer de mama. O plano de tratamento mais adequado para você dependerá de:



  • O estágio e o grau do câncer
  • A chance de um tipo de tratamento curar o câncer ou ajudar de algum modo
  • Sua idade
  • Outros problemas de saúde que você tem

  • Seus sentimentos sobre o tratamento e os efeitos colaterais que acompanham


  • Cirurgia para câncer de mama

    A maioria das mulheres com câncer de mama possui algum tipo de cirurgia (SUR-jur-ee). Alguns tipos de cirurgia são a lumpectomia (nó-ECK-tuh-me), mastectomia (mas-TEK-tuh-me) e retirando os gânglios linfáticos das axilas. As mulheres que têm uma mastectomia também podem decidir ter a forma do peito reconstruída , ao mesmo tempo ou mais tarde.


    Escolhendo entre tumorectomia e mastectomia

    Lumpectomy(tumorectomia) só tira o nódulo e um pouco sobre ele. Isso permite que você mantenha a maior parte do seu peito. A desvantagem é que você provavelmente precisará de tratamento de radiação após a cirurgia. Mas algumas mulheres que têm uma mastectomia também precisam de radiação depois.

    Ao escolher entre uma tumorectomia e uma mastectomia, certifique-se de obter todos os fatos. No começo, você pode pensar que uma mastectomia é a melhor maneira de "tirar tudo." As mulheres tendem a escolher a mastectomia por causa disso. Mas, na maioria dos casos, a tumorectomia é tão boa quanto a mastectomia. Fale com a sua equipe de cuidados com o câncer. Aprenda o máximo que puder para fazer a escolha certa para você.


    Cirurgia reconstrutora

    Se você tem uma mastectomia, você pode pensar em reconstruir a forma do seu peito. Isso é chamado de reconstrução mamária. Não é feito para tratar o câncer. É feito para construir uma forma de peito que se parece muito com seu peito natural.


    Se você vai ter uma mastectomia e está pensando em ter uma reconstrução, você deve conversar com um cirurgião plástico antes que a mastectomia seja feita. Seu peito pode ser reconstruído ao mesmo tempo que a mastectomia é feita ou mais tarde.


    Efeitos colaterais da cirurgia

    Qualquer tipo de cirurgia pode ter riscos e efeitos colaterais. Certifique-se de perguntar ao médico o que você pode esperar. Se você tiver problemas, informe seus médicos. Os médicos que tratam mulheres com câncer de mama devem poder ajudá-lo com quaisquer problemas que surjam.


    Tratamentos de radiação

    A radiação (pronunciada RAY-dee-A-shun) usa raios de alta energia (como raios-x) para matar células cancerosas. Este tratamento pode ser usado para matar todas as células cancerosas que podem ser deixadas na mama, no peito ou no poço do braço após a cirurgia.

    Existem duas formas principais de radiação. Pode ser direcionado para o peito de uma máquina fora do corpo. Isso é chamado de radiação de feixe externo . Ou, sementes radioativas podem ser colocadas diretamente no tecido mamário perto do câncer. Isso é chamado de braquiterapia (pronunciado BRAKE-ee-THER-uh-pee).


    Efeitos colaterais dos tratamentos de radiação

    Se o seu médico sugerir tratamento de radiação, fale sobre os efeitos secundários que podem ocorrer. Os efeitos secundários dependem do tipo de radiação que é utilizada. Os efeitos colaterais mais comuns da radiação são:


    •  A pele muda onde a radiação é dada
    • Sentir-se muito cansada (fadiga, que é pronunciado como Fuh-TEEG)
    A maioria dos efeitos colaterais melhora após o tratamento terminar. Alguns podem durar mais. Fale com a sua equipe de cuidados com o câncer sobre o que você pode esperar.


    Chemo

    A quimioterapia (pronuncia KEY-mo) é a palavra curta para a quimioterapia (pronunciado KEY-mo-THER-uh-pee) - o uso de drogas para combater o câncer. Os medicamentos podem ser administrados em uma veia ou tomados como pílulas. Essas drogas entram no sangue e se espalham pelo corpo. A quimioterapia é dada em ciclos ou rodadas. Cada rodada de tratamento é seguida por uma pausa. Na maioria das vezes, são dadas 2 ou mais drogas de quimioterapia. O tratamento geralmente dura muitos meses.


    Efeitos colaterais da quimioterapia

    A quimioterapia pode fazer você se sentir muito cansado, atacar o seu estômago e fazer com que seu cabelo caia. Mas esses problemas desaparecem após o tratamento terminar.

    Existem maneiras de tratar a maioria dos efeitos colaterais da quimioterapia. Se você tem efeitos colaterais, não se esqueça de conversar com sua equipe de cuidados com o câncer para que eles possam ajudar.


    Tratamento hormonal

    O estrogênio (pronunciado ES-tro-jin) é o hormônio feminino que seu corpo faz até você passar pela mudança de vida (menopausa). Depois disso, o corpo ainda o faz, mas em quantidades muito menores. Mesmo essas pequenas quantidades são suficientes para que alguns cânceres de mama cresçam. As drogas que bloqueiam o efeito do estrogênio ou reduzem os níveis de estrogênio podem ser usadas para tratar esses cânceres de mama. Drogas como esta são um tipo de tratamento hormonal.

    O tamoxifeno é o fármaco bloqueador de estrogênio que é mais freqüentemente usado. É tomado como uma pílula uma vez por dia, geralmente por 5 anos após a cirurgia. Isso ajuda a reduzir as chances de o câncer voltar para algumas mulheres.

    Existem outras drogas e outras formas de baixar o estrogênio para ajudar a combater o câncer de mama. Peça ao seu médico para informar-lhe sobre quaisquer medicamentos que você recebe.



    Testes clínicos

    Ensaios clínicos são estudos de pesquisa que testam novas drogas ou outros tratamentos em pessoas. Eles comparam tratamentos padrão com outros que podem ser melhores.

    Se você gostaria de estar em um ensaio clínico, comece por perguntar ao seu médico se sua clínica ou hospital participar de ensaios clínicos. Você também pode ligar para o nosso serviço de correspondência de testes clínicos em 1-800-303-5691 ou entrar em linha em www.cancer.org/clinicaltrials para encontrar um local perto de você (Estados Unidos).

    Os ensaios clínicos são uma maneira de obter o tratamento de câncer de ponta. Eles são o único meio para os médicos encontrar melhores maneiras de tratar o câncer. Se o seu médico pode encontrar um que está olhando para o tipo de câncer que você tem, cabe a você participar. E se você se inscrever para um teste clínico, você sempre pode parar a qualquer momento.



    E quanto a outros tratamentos que eu ouvi falar?

    Quando você tem câncer, você pode ouvir sobre outras formas de tratar o câncer ou tratar seus sintomas. Estes podem não ser sempre tratamentos médicos padrão. Esses tratamentos podem ser vitaminas, ervas, dietas especiais e outras coisas. Você pode se perguntar sobre esses tratamentos.

    Alguns destes são conhecidos por ajudar, mas muitos ainda não foram testados. Alguns não foram confirmados que podem ajudar. Alguns foram até mesmo considerados prejudiciais. Converse com seu médico sobre qualquer coisa que você esteja pensando em usar, seja uma vitamina, uma dieta ou qualquer outra coisa.

    Perguntas para perguntar ao médico

    • Que tratamento você acha melhor para mim?
    • Qual é o objetivo desse tratamento? Você acha que poderia curar o câncer?
    • O tratamento inclui a cirurgia? Em caso afirmativo, quem fará a cirurgia?
    • Como será a cirurgia?
    • Também preciso de outros tipos de tratamento?
    • Qual é o objetivo desses tratamentos?
    • Quais efeitos colaterais eu poderia ter desses tratamentos?
    • O que posso fazer sobre os efeitos colaterais que eu possa ter?
    • Existe um julgamento clínico que possa ser adequado para mim?
    • E quanto a vitaminas ou dietas especiais de que os amigos me falam? Como vou saber se eles estão seguros?
    • O que devo fazer para estar pronto para o tratamento?
    • Existe alguma coisa que eu possa fazer para ajudar o tratamento a funcionar melhor?
    • Qual é o próximo passo?
    • O que acontecerá após o tratamento?

    O que acontecerá após o tratamento?

    Você ficará feliz quando o tratamento acabar. Mas é difícil não se preocupar com o retorno do câncer. Mesmo quando o câncer nunca volta, as pessoas ainda se preocupam com isso. Durante anos após o término do tratamento, você verá o seu médico de câncer. Certifique-se de ir a todas essas visitas de acompanhamento. Você terá exames, exames de sangue e talvez outros testes para verificar se o câncer voltou.

    Na primeira, suas visitas podem ser de 3 a 6 meses. Então, quanto mais você estiver livre de câncer, menos freqüentemente as visitas são necessárias. Após 5 anos, eles podem ser feitos uma vez por ano.

    Se você ainda tem um peito (ou parte de um), você precisará receber uma mamografia todos os anos.

    Se você está tomando tamoxifeno, você deve ter um exame pélvico todos os anos porque este medicamento pode aumentar seu risco de câncer de útero. Certifique-se de informar o seu médico imediatamente se tiver algum sangramento vaginal que não seja normal. Isso é mais frequentemente causado por algo diferente do câncer, mas pode ser o primeiro sinal de câncer no útero.

    Ter câncer e lidar com o tratamento pode ser difícil, mas também pode ser um momento para olhar sua vida de novas maneiras. Você pode estar pensando em como melhorar sua saúde. Ligue-nos ou fale com o seu grupo de cuidados com o cancro para descobrir o que pode fazer para se sentir melhor.

    Você não pode mudar o fato de que você tem câncer. O que você pode mudar é como você vive o resto de sua vida - fazendo escolhas saudáveis ​​e se sentindo tão bem como você pode.


    Fonte: American Cancer Society

    As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.


    É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário