Desta forma, esta terapia estimula sistema imunológico para trabalhar mais e melhor, facilitando o combate das diversas doenças, ou pode fornecer componentes específicos que vão ajudar o sistema imunológico a combater a doença, como é o caso dos anticorpos monoclonais.
Além de ser útil no tratamento do câncer, aumentando as chances de cura mesmo em casos avançados da doença, a imunoterapia também é bastante usada em forma de vacinas contra alergias respiratórias. Saiba quem deve usar esse tratamento e o preço aqui.
Como funciona a imunoterapia
Dependendo do tipo de doença e do seu grau de desenvolvimento a imunoterapia pode funcionar de formas diferentes, que incluem:
- Estimulação do sistema imune para que combata a doença com mais intensidade;
- Fornecimento de proteínas que tornam o sistema imune mais eficaz para cada tipo de doença;
- Injeção de anticorpos monoclonais de pessoas doentes que estão conseguindo combater a doença. Saiba mais sobre esta forma de tratamento.
Como a imunoterapia apenas estimula o sistema imunológico, não é capaz de tratar rapidamente os sintomas da doença e, por isso, o médico pode associar outros medicamentos, como anti-inflamatórios, corticoides ou analgésicos, para diminuir o desconforto do paciente.
Onde pode ser feito o tratamento com imunoterapia
A imunoterapia é uma opção que pode ser sugerida pelo médico que está orientando o tratamento de cada tipo de doença e, por isso, sempre que necessária, é feita pelo médico especialista da área.
Assim, no caso do câncer, por exemplo, a imunoterapia pode ser feita nos institutos de oncologia, mas no caso de doenças da pele, ela já deve ser feita por um dermatologista e no caso de alergia respiratória o médico mais indicado é o alergologista.
Quando este tratamento é indicado
A imunoterapia é um tratamento que é indicado quando:
- A doença provoca sintoma graves que interferem nas atividades do dia-a-dia;
- A doença põe em risco a vida do paciente;
- Os restantes tratamentos disponíveis não são eficazes contra a doença.
Além disso, a imunoterapia também é indicada nos casos em que os tratamentos disponíveis provocam efeitos colaterais muito intensos ou graves, que podem colocar em risco a vida do paciente.
Fonte: Tua Saúde
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem
substituir consultas com médicos especialistas.
substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário