Ainda que os efeitos desta vitamina sejam muito benéficos para combater a depressão, ela é muito calórica, e por isso recomenda-se consumi-la com moderação.
A depressão é um transtorno psicológico que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela pode ocorrer em episódios leves ou piorar a ponto de se converter em um problema incapacitante.
A depressão se instala quando a pessoa vivencia sentimentos de profunda e prolongada tristeza, frequentemente acompanhada de angústia, desinteresse pelas coisas e perda de autoestima.
A princípio, algumas pessoas ignoram que estão deprimidas e não prestam atenção suficiente à situação. O grande problema é que, mais adiante, seus sintomas podem piorar e causar um desequilíbrio mental e físico.
Os fatores que influenciam este problema são muito variados e podem ter origem numa situação negativa a nível sentimental, profissional ou financeiro.
A bioquímica sugere que a depressão se apresenta quando as pessoas têm níveis muito altos de cortisol, também conhecido como “hormônio do estresse”, no organismo.
Isso explica por que, em alguns casos, a depressão se deve a questões hereditárias ou à dificuldade de adaptação a novos ambientes.
Felizmente, muitos casos podem ser tratados de maneira natural e sem a necessidade de recorrer a tratamentos médicos com antidepressivos.
As mudanças nos hábitos de vida e a incorporação de alimentos estimulantes ajudam a diminuir o cortisol, ao mesmo tempo em que aumentam os hormônios do bem-estar, como a serotonina e a endorfina.
Encontramos a receita de uma vitamina natural cujos ingredientes ajudam a melhorar a atividade dos neurotransmissores encarregados de produzir a sensação de felicidade.
Vitamina da felicidade: um complemento contra a depressão
As vitaminas naturais se tornaram uma excelente opção de alimentação por combinarem as propriedades de frutas, verduras e outros alimentos saudáveis que trazem grandes benefícios para a saúde.
Neste caso, é importante saber que a depressão e a dieta estão relacionadas. Uma dieta saudável, ainda que não solucione a raiz do problema, pelo menos contribui para aliviá-lo.
O consumo diário ou regular de alimentos que estimulam a produção de serotonina contribui para manter a depressão longe e melhora a saúde mental e física.
Está provado que uma alimentação pobre em nutrientes e rica em gorduras e açúcares pode tornar a pessoa mais vulnerável à depressão.
A boa notícia é que, incorporando à dieta alimentos ricos em serotonina e aminoácidos essenciais, como os triptofanos, podemos reduzir o risco de depressão e de outros transtornos emocionais, como o estresse e a ansiedade.
É aí que entra a vitamina natural que compartilharemos a seguir. Além de ser muito fácil de preparar, ela proporciona boas quantidades de todos esses nutrientes necessários para controlar a depressão.
Ainda que não deva ser considerada o único remédio contra o problema, é bom tê-la como um complemento saudável para acelerar seu processo de recuperação e evitar que desencadeie problemas maiores.
Como preparar a vitamina da felicidade?
Esta bebida natural surge da combinação de ingredientes como a banana e o espinafre, ambos conhecidos por suas propriedades energéticas.
Também contém um pouco de gengibre, óleo de linhaça e manteiga de amendoim, que potencializam seus efeitos para aumentar a sensação de bem-estar diante de um estado depressivo.
É uma fonte de:
- Vitaminas A, C, E e algumas do complexo B
- Minerais como potássio, fósforo, magnésio, ferro, sódio, cálcio, zinco e selênio
- Aminoácidos essenciais
- Fibras
- Antioxidantes
Ingredientes
- 1 banana
- 1 punhado de espinafre
- 1 colher de sopa de manteiga de amendoim
- 1 colher de sopa de óleo de linhaça
- 1 colher de chá de gengibre
- ½ litro de água ou leite vegetal
Como fazer:
- Descasque a banana e corte-a em pedaços.
- Lave bem o espinafre e leve-o ao liquidificador juntamente com a banana.
- Junte a manteiga de amendoim, o óleo de linhaça e o gengibre.
- Adicione o leite vegetal ou a água e bata tudo até obter uma mistura homogênea.
Como consumir:
- Beba imediatamente após prepará-la, no mínimo três vezes por semana.
- Não tome mais de meio litro, pois é muito calórica.
- Se preferir, adoce com mel ou estevia.
Conselhos finais!
Lembre-se de que, para combater a depressão, é preciso ter um pouco de força de vontade para mudar de atitude.
Procure atividades que possam distrair você, não se esqueça de praticar uma rotina de exercícios diariamente e escolha alimentos saudáveis e desintoxicantes. Com uma abordagem holística e integrada, você conseguirá vencer a depressão!
Fonte: Melhor com Saúde
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem
substituir consultas com médicos especialistas.
substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário