Para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o desenvolvimento de algumas doenças e ajudando o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram, é importante comer mais alimentos fonte de vitamina C, como laranja, limão e tangerina, e tomar um suplemento de vitamina C, zinco e equinácea, efervescente ou em cápsulas.
Além disso, o que se pode fazer em caso de imunidade baixa inclui:
- Evitar o consumo de alimentos enlatados, pré-preparados e cheios de conservantes químicos;
- Praticar exercícios físicos leves;
- Ficar exposto ao sol no início da manhã.
A sensação de bem-estar produzida pela atividade física regular fortalece a imunidade e a exposição regular à luz solar também, devido à síntese da vitamina D.
Alimentos que aumentam o sistema imune
Alimentos que enfraquecem o sistema imune
Alimentos para aumentar a imunidade
Alguns exemplos de alimentos que ajudam a aumentar a imunidade baixa são:
- Alho;
- Equinácea;
- Cenoura;
- Tomate;
- Nozes;
- Castanha do Pará.
Estes alimentos fortalecem o sistema imunológico, pois fornecem calorias necessárias para a produção das células de defesa. Saiba mais sobre os alimentos que aumentam a imunidade.
Também existem remédios caseiros que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, como chá de equinácea ou suco de morango, por exemplo. Veja mais remédios caseiros.
Sistema imune enfraquecido
O sistema imune fica enfraquecido quando o conjunto de mecanismos de defesa do organismo não defende o organismo como deveria, facilitando assim a instalação de doenças. Veja quais os sintomas que indicam imunidade baixa.
O sistema imune é composto pela porção branca do sangue, responsável pela produção de anticorpos sempre que o organismo é exposto a algum corpo estranho, como no caso de uma epidemia de meningite, por exemplo. Mas, também pode se considerar mecanismo de defesa a pele e mesmo a secreção ácida do estômago, que neutraliza muitas vezes a atividade de microrganismos, impedindo que se desenvolvam dentro do corpo humano.
Fonte: Tua Saúde
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem
substituir consultas com médicos especialistas.
substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário