Monitorando o progresso
1
Mantenha um diário sobre a força de vontade. Anote todas as tentativas de controlar os impulsos, incluindo as tentativas bem e malsucedidas de aumentar a força de vontade. Inclua detalhes que possam ajudá-lo a avaliar a situação no futuro.
- Por exemplo, você poderia escrever: "Hoje eu comi cinco biscoitos em uma festa no escritório. Não almocei porque tinha muito trabalho para fazer, então estava com muita fome. Havia muitas pessoas lá e a Silvia, que fez os biscoitos, ficou insistindo para eu comer mais".
- Outro exemplo seria: "Hoje fui ao shopping com meu marido para comprar novas calças jeans para nosso filho e resisti à tentação de comprar um vestido que vi, embora ele estivesse na liquidação. Eu saí do shopping com apenas o que pretendia comprar desde o início, nada mais".
2
Comente os fatores que influenciaram a decisão. Além de detalhar as situações em que resistiu ou cedeu ao comportamento impulsivo, fale sobre as coisas que passaram na sua cabeça. Você pode incluir seu estado emocional, quem estava lá com você e onde vocês estavam.[4]
3
Observe padrões no seu comportamento. Após ter criado vários registros no diário, comece a ler o que escreveu e tente encontrar padrões comportamentais. Aqui estão algumas coisas que você pode se perguntar:
- Eu tomo as melhores decisões quando estou sozinho ou acompanhado?
- Existem certas pessoas que "provocam" meu comportamento impulsivo? [5]
- As emoções (depressão, raiva, felicidade, etc.) influenciam meus comportamentos impulsivos?
- Existe alguma hora do dia em que é mais difícil controlar os impulsos (como tarde da noite)?
4
Crie uma representação visual do progresso. Pode parecer bobo, mas algumas pessoas respondem melhor a representações visuais mais concretas do progresso. Ter algo para olhar, que mostre o quanto evoluiu e o quanto falta para atingir um objetivo, poderá ajudá-lo a permanecer motivado.
- Por exemplo, se você estiver tentando perder 18 quilos, coloque uma moeda em um jarro sempre que perder meio quilo. Observar o nível das moedas subir conforme emagrece poderá fornecer uma ideia concreta do seu progresso.
- Se estiver tentando economizar, você pode desenhar uma figura parecida com um termômetro e colorir o nível equivalente à quantia em dinheiro que conseguiu poupar. Quando alcançar o topo, você terá atingido o objetivo (tal método é muito usado para demonstrar o progresso de arrecadações de fundos).
5
Descubra o que funciona para você. Mantendo o diário ou simplesmente pensando nos seus êxitos e contratempos, descubra o que funciona melhor para você. Você poderá descobrir que as recompensas semanais são úteis, que precisa de uma representação visual na qual possa se concentrar ou que a avaliação diária da força de vontade, incluindo dar-se uma nota por escrito, ajuda. Pode descobrir que ficar sozinho é um gatilho para o comportamento impulsivo, ou que frequentar um determinado lugar ou estar na companhia de uma certa pessoa provoque a perda do controle. Adapte a abordagem para aumentar a força de vontade de acordo com as suas necessidades e situações específicas.
Fonte: Wikihow
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário