terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

EXERCÍCIO FISICO COMBATE A DEPRESSÃO

Há muito tempo se sabe que o exercício fisico é bom para a nossa saúde física. O exercício pode reduzir o risco de cancro, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.
Nos últimos anos, estudos têm mostrado que o exercício fisico também tem benefícios para a saúde mental. O exercício fisico pode ajudar as pessoas a recuperar de depressão e impedir que fiquem deprimidas.
Quando você está deprimido, fazer exercício fisico pode ser a última coisa que você sinta vontade de fazer. Mas o exercício é uma boa forma de combater a depressão leve a moderada, porque:
  • Exercicio fisico reduz o stress
  • O exercício pode reduzir a gravidade dos sintomas depressivos.
  • Faz com que seja uma distracção das suas preocupações
  • Afasta a ansiedade e sentimentos de depressão
  • O exercício pode estimular a libertação de endorfinas, substâncias químicas que têm um efeito naturalmente relaxante e calmante sobre o corpo.
  • Aumenta a sua energia e auto-estima
  • Ajuda você a dormir melhor, o que muitas vezes pode ser um problema quando você está deprimido

Porque o exercício faz bem à depressão?

Quando você faz exercício o seu corpo liberta substâncias químicas chamadas endorfinas. As endorfinas interagem com os receptores do seu cérebro reduzindo a sua percepção de dor.
As endorfinas também provocam uma sensação positiva no corpo, semelhante à da morfina, pois actuam como analgésicos e sedativos, o que significa que diminui a sua percepção da dor.

Começar a fazer exercício físico


Em vez de pensar: “Tenho de ir correr!”, dê pequenos passos. “Deixa-me ir vestir, agora que estou vestido vou lá para fora. Agora que já aqueci a caminhar, vou correr!”

Infelizmente, a fadiga e falta de motivação associada à depressão pode fazer com que seja difícil começar a fazer exercício. As dicas abaixo podem ajudar você a superar essas dificuldades para que você receba os benefícios do exercício.
1.     Comece devagar
Lembre-se, a depressão é uma doença física, e não apenas o psicológico. Ela pode fazer você se sentir cansado e desmotivado.
Se a ideia de fazer exercício fisico parece avassaladora, então comece devagar. Dê uma volta no quarteirão, vá ao centro comercial, ou distraia-se pela cidade ou outro local. Mesmo pequenas quantidades de atividade podem ajudar a aumentar o seu nível de energia.
2.     Faça algo que você goste
O exercício fisico não precisa ser uma tarefa árdua. Escolher uma atividade que você goste (ou que costumava gostar) vai ajudar você a ficar motivado e a continuar a fazê-lo.
3.     Faça com que esteja em movimento
O exercício não precisa ser uma atividade em que você reserva um tempo e lugar para o fazer. Opte pelas escadas em vez do elevador, leve o seu cão a passear, aproveite para limpar a casa, etc.
4.     Participe numa aula
Inscrever-se em aulas no ginásio pode ser uma ótima maneira de se manter motivado, para alem de fixar um compromisso, estar com outras pessoas vai lhe trazer a componente social,  o que é bom se você tem estado isolado.
5.     Faça exercicio fisico com outras pessoas
Considere fazer exercício com amigos. Muitas pessoas acham que a companhia de outra pessoa útil e motivador para fazer exercício e uma forma de ficar motivado ao longo do tempo.
6.     Seja consistente
Sempre que poder fazer exercício melhor. Quanto mais fizer melhor funciona. Você pode se sentir melhor imediatamente após uma única sessão de exercício, ou pode demorar um pouco. De qualquer forma, continuar a fazer exercício regularmente.
7.     Seja Paciente
Não se crucifique se você pular um treino. Não se trata de alcançar a perfeição ou de se tornar um super atleta. É sobre fazer algo de bom para si mesmo.
Por outro lado não exagere. Treino intenso pode impulsionar as suas endorfinas, mas também pode aumentar o seu cortisol, um hormônio do stress, ao qual não irá ajudar a depressão.

Quantas vezes devo fazer exercício?

Se você não costuma praticar exercício físico, comece por fazer exercício durante 20 minutos e depois avance para os 30 minutos.
Faça exercicio três vezes por semana, e se conseguir pode fazer até quatro ou 5 vezes por semana.
Mas não esqueça que deve começar devagar e se sentir dor ou estiver muito cansado deve parar o que está a fazer.

Que tipos de exercício devo fazer?

Se não sabe que tipo de exercício fazer aqui estão algumas perguntas para o ajudar a descobrir:
  • Que actividades físicas gosto de fazer?
  • Actividades em grupo ou individuais?
  • Que actividades consigo conciliar com os meus horários?
  • Tenho algum problema físico que limite a minha escolha?
  • Que metas tenho em mente? (Perder peso, ganhar músculo, melhorar a flexibilidade, sentir-me melhor, etc)
Sugestões:
Qualquer forma de exercício fisico pode ajudar a depressão, por exemplo:
  • Caminhar ou correr
  • Nadar (sozinho ou aulas de natação)
  • Fazer jardinagem ou outras atividades agrícolas
  • Trabalho domestico
  • Jogar futebol, tenis, voleibol…
  • Exercícios de ginásio (Agachamentos, flexões, abdominais, exercício com alteres…)
  • Dançar, Exercícios aeróbicos
  • Andar de bicicleta
Não desanime. Haverá momentos em que, por uma razão ou outra, você ficar aquém de seus objetivos de exercício. Continue, e lembre-se que cada esforço vale a pena.


As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário