Adiando a gratificação
1
Mantenha o "contexto geral" em mente. A melhor maneira de "condicionar-se" a ter força de vontade é estar disposto a sacrificar o prazer da recompensa instantânea para receber uma gratificação a longo prazo. Eventualmente, a recompensa poderia ser "viver bem" ou "ter estabilidade financeira", mas para aprender a praticar a força de vontade, o ideal é que recompensa seja algo concreto.
Fonte: Wikihow- Por exemplo, se você quiser emagrecer e estiver tentando controlar os hábitos alimentares impulsivos, a recompensa final poderia ser um banho de loja para montar um guarda-roupa inteiro com seu novo tamanho.
- Se estiver controlando os gastos impulsivos, você poderia adquirir um objeto caro que não teria a oportunidade de comprar normalmente. Por exemplo, você poderia comprar uma nova televisão de tela grande ou embarcar com um amigo em uma viagem relaxante para uma ilha tropical.
2
Renuncie a gratificação instantânea. Esse hábito é a essência do cultivo da força de vontade. Quando estiver tentado a ceder a um determinado impulso, perceba que o que você realmente deseja é aquele sentimento de prazer de curta duração provocado pela recompensa instantânea. Provavelmente, se o comportamento impulsivo for de encontro aos seus objetivos, você se sentirá culpado após ter desfrutado da recompensa instantânea.
- Para resistir ao impulso da gratificação instantânea, tente o seguinte:
- Reconheça o que quer fazer;
- Diga a si mesmo que só quer fazer isso por causa da gratificação instantânea;
- Lembre-se das metas de curto ou longo prazo;
- Pergunte a si mesmo se vale a pena ceder a esse impulso e sair da linha ou comprometer o objetivo final.
- Por exemplo, se você estiver tentando controlar os impulsos alimentares e se deparar com uma bandeja cheia de biscoitos em uma festa:
- Admita que quer um biscoito (ou cinco).
- Admita que o biscoito poderia satisfazer sua vontade ou impulso neste momento.
- Lembre-se de que está trabalhando para alcançar a meta de perder 18 quilos e ser recompensado com a compra de um guarda-roupa novo.
- Pergunte a si mesmo se vale a pena prejudicar o progresso e correr o risco de não montar um guarda-roupa novo por conta de uma satisfação temporária proporcionada pelo biscoito.
3
Dê-se pequenas recompensas pelo progresso. Um sistema de motivação ou recompensas não transformará a força de vontade a longo prazo, mas poderá ajudá-lo a permanecer no caminho do sucesso. Como uma recompensa final pode levar um longo tempo para ser alcançada, permitir-se recompensas secundárias pelo progresso pode ser eficaz.
- Por exemplo, se você passar uma semana inteira tomando decisões alimentares saudáveis, poderá comer seu doce favorito no final da semana. Outra opção é se recompensar com uma coisa que não seja relacionada à comida, como fazer as unhas dos pés ou receber uma massagem.
- Se estiver controlando as compras por impulso, pode se recompensar por estar economizando. Por exemplo, você poderia decidir que, para cada R$ 1500,00 poupados, você poderá esbanjar e gastar R$ 150,00 em qualquer produto que quiser.
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário