sábado, 17 de fevereiro de 2018

Tem vida durante e após o câncer, afirma Josiane




A costureira Josiane Navarro Lopes de 41 anos sempre encarou os desafios da vida com muita força e fé em Deus. Ela veio de Altônia, Paraná, para Cachoeiro de Itapemirim, há 37 anos. Mudou-se para cá com a família: pais e irmãos. Hoje é casada com Marcelo Lopes e tem um filho de 11 anos que ela considera “razão do meu viver”. Em uma luta contra a depressão crônica primária, ela se acostumou a se motivar diariamente.

Josiane teve duas perdas muito dolorosas em sua vida. A mãe, com apenas 49 anos em 2001, que ela tipifica “Sempre foi e será o alicerce da minha vida”. O ocorrido foi justamente quando estava começando o tratamento da depressão com seriedade. “Até então interrompia muito o tratamento”. Foi aí que decidiu a encarar o problema para que tivesse uma vida normal

“Minha receita diária: Acordar, Agradecer a Deus por mais um dia de vida, pedir a Ele a sua presença comigo, tomar os remédios (risos) e a frase, “FORÇAS GUERREIRA QUE A VITÓRIA É SUA”… E vida que segue (rsrs).”

Josiane conta ainda que nunca deixou de trabalhar por conta da depressão: “Aceitei que o tratamento seria para toda a vida e que a medicação era só uma “muleta para apoio”, o restante seria a minha vontade de viver. Só quem tem essa doença sabe como é a nossa luta diariamente.”  Ela nunca deixou transparecer a doença. Somente a família e poucas pessoas sabiam de sua garra: “Não poderia me considerar uma guerreira’.



E recentemente teve que superar a segunda perda repentina, que foi a do seu Pai, Um exemplo de honestidade para ela. Já em 2017 foi surpreendida quando confirmado o Diagnóstico de Carcinoma Inflamatório (câncer raro na Mama). A vida de Josiane mudou radicalmente. De acordo com a oncologista Sabina Aleixo “O câncer de mama inflamatório é mais raro e usualmente aparece em mulheres mais jovens. Este tipo tem a peculiaridade de acometer mais a pele da paciente por isso pode não aparecer Na mamografia” adverte a médica.

Drª Sabina Aleixo explica ainda: “A alteração na imunidade pode fazer com que nosso equilíbrio modifique, assim fiquemos mais suscetíveis à doenças”.

Sem histórico de câncer na família ao receber a notícia, faltou chão e tudo aconteceu muito rápido, do diagnóstico ao tratamento. Josiane se considera uma mulher cuidadosa com relação à saúde. “Sempre fiz meus acompanhamentos anualmente como toda mulher deve fazer. O último foi feito cinco meses antes da confirmação do câncer. Os exames estavam normais tanto a Mamografia quanto a Ultrassom. Comecei a perceber minha mama direita inchando e uns dez dias depois ficou rosada e bem dura, foi onde procurei um Mastologista e veio a confirmação”, detalha a costureira.

Mais um desafio de superação para ela, agora era a luta contra o câncer. Para Josiane até a depressão tomou outro aspecto depois do início do tratamento. “A depressão ficou menor e me senti mais forte ainda”.

Ela detalhou também como a Fé em Deus e o apoio familiar é de enorme importância para a superação no tratamento. “Quando meus irmãos quiseram se abater com a notícia, eu dei um puxão neles pra cima e falei: não quero ninguém triste, porque Deus é maravilhoso e a vitória é nossa!! Estou bem e em processo de cura e bola pra frente”(risos). “Em nenhum momento fiz drama em cima do problema, pelo contrário, estou enfrentando de cabeça erguida e sempre com sorriso no rosto”.



Da Vaidade…
Sobre a queda do cabelo logo na primeira quimioterapia, (Josiane tinha um lindo cabelo longo) etapa do tratamento que mexe muito com as mulheres, Josiane impressiona: “Não me chocou em momento algum e nem me senti feia ou triste, não quis usar peruca e não deixo que as pessoas me olhem com dó, pois já as recebo com sorriso e quebra o tabu, não sei se é verdade, mas recebo vários elogios como, que carequinha linda você ficou!(risos)”.
Do Tratamento…
Durante o tratamento, Josiane teve leves efeitos colaterais (constipação), onde revela que o segredo é se alimentar bem e estar otimista o tempo todo. A Médica Sabina Aleixo explica que isso é possível: as reações são muito individuais. Ela teve a queda do cabelo porém efeitos colaterais leves.
A costureira afirma que a mudança de vida a fez querer viver mais e bem,dando atenção e valor aos pequenos detalhes da vida que na correria do dia a dia deixamos passar despercebido.

Durante a sessão de fotos na casa de Regina Carlete, que serviu de cenário, ela contou que ficou feliz com o convite da Drª Sabina para fazer a matéria.”Ela ficou surpresa quando cheguei para a consulta da segunda quimioterapia e me viu tão bem e de alto astral (rsrs). Porque geralmente, as pessoas depressivas tendem a se entregar mediante situações como essa. Então ela perguntou se não queria contar minha experiência. Aceitei no intuito poder ajudar outras mulheres a se superarem também.
 A Médica aponta que o lado positivo de Josiane foi fundamental nesse processo: “Pensamento positivo para encarar isso tudo que ela está passando, sem desanimar ajuda muito a ficar com uma boa imunidade, pois o psicológico pode dificultar o tratamento.
Com maquiagem de Elusia Câmara, figurino e acessórios de Thaís Buzato Neto ela mostra sua beleza, vitalidade e força para viver, nas fotos de Jonathan Lessa. Um trabalho que faz parte do Projeto da Casa de Apoio ao portador de Câncer em Cachoeiro de Itapemirim, de mostrar “Que há tratamento, cura e muita esperança após o diagnóstico”, destaca a Médica Sabina Aleixo.
Quanto às grandes mudanças que Josiane sentiu, ela revela que a Fé é uma constante em sua vida. Ela procura viver com mais intensidade o dia a dia, como se cada dia fosse o último. Ter Paz. Ela ainda passa uma boa receita de viver bem: “Se tem chance de cura, corra atrás da cura e lute pela vida. Encare a vida com leveza, sem dar importância nos “monstros” que inventam. Tenha sempre o otimismo que vida fica mais fácil de viver, sem esquecer nenhum segundo de Deus, pois a Alma em Paz com ele é o principal ingrediente da receita. (risos)”.


As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário