Os hábitos para mudar positivamente a vida são pequenas ações que cabem perfeitamente no dia a dia de qualquer pessoa. Levam à serenidade, ao equilíbrio e, portanto, a melhores atitudes e decisões.
Uma das propostas centrais da filosofia zen é acalmar os pensamentos e as emoções para construir uma paz interior duradoura e estável. Com base nisso, podemos aplicar alguns hábitos simples para mudar positivamente as nossas vidas.
A paz interior é a condição necessária para agir de forma adequada e saborear o bem-estar. O que se busca com esses hábitos é construir as condições necessárias para que esse ponto de equilíbrio interno seja estabelecido.
“Onde quer que você esteja, esteja lá totalmente.”
-Jim Elliot-
Se os pensamentos e emoções forem mantidos calmos, haverá uma maior clareza para agir e a força será concentrada. Não devemos desperdiçar a nossa energia para obtemos melhores resultados em tudo.
Hábitos para mudar positivamente a vida
1. Respirar
Você ficaria surpreso com o quanto a sua vida pode mudar se você parar um momento para respirar a cada dia, principalmente durante os momentos difíceis. A respiração ajuda o nosso corpo e mente a funcionarem.
Portanto, um dos hábitos para mudar positivamente é justamente esse: respirar. Consiste simplesmente em criar o hábito de dedicar alguns minutos para desacelerar a respiração, todos os dias e sempre que nos sentirmos agitados.
2. Mude a narrativa
Quase sem perceber, muitas vezes construímos uma espécie de script para nos prejudicar. São aqueles pensamentos que aparecem e reaparecem para nos dizer que não podemos, que as coisas vão dar errado ou que devemos ter medo, etc.
Um dos hábitos para mudar positivamente é tomar consciência desses pensamentos negativos repetitivos e modificá-los. Vamos descartar todas aquelas ideias que nos minimizam, nos culpam ou nos violam.
3. Sorrir, um dos hábitos para mudar positivamente
Às vezes, é uma boa ideia fazer um pequeno teste. Consiste simplesmente em cumprimentar alguém com uma cara séria e, um dia depois, fazer o mesmo, mas sorrindo. Em ambos os casos, observe detalhadamente o que isso gera em nós e no outro. Certamente notaremos uma grande diferença.
Está comprovado que sorrir é um ato que, por si só, libera uma série de neuropeptídeos que afetam positivamente o nosso humor. Portanto, experimente dar um sorriso e olhe-se no espelho, principalmente nos momentos difíceis. Faça do sorriso o seu gesto mais comum.
4. Reprogramar a percepção da dor
Certamente, pensamos há muitos anos que uma vida boa é aquela em que não há dor. Isso está errado, além de irreal. Todos os grandes eventos da vida envolvem algum grau de dor, começando com o próprio nascimento.
A dor não é algo que deve ser evitado, mas uma experiência que deve ser considerada natural. É também um dos fatores que nos levam a evoluir, desde que possamos interpretá-la como um ensinamento.
5. Envolver-se com a natureza
Não espere até que você esteja no limite para se desconectar da rotina. Um dos hábitos para mudar positivamente é justamente parar com aquele dia a dia repetitivo, entrar em contato com a natureza e permitir que ela nos impregne com a sua paz.
Esta não deve ser uma atividade rara; o ideal é introduzi-la na sua vida e realizá-la regularmente. Envolver-se com a natureza tem tanto valor quanto trabalhar, cumprir compromissos, etc. O efeito é maravilhoso e duradouro.
6. Viver no presente
Focar no passado ou no futuro é um exercício tempestuoso. Esses são tempos nos quais não temos nenhum impacto, a não ser o de revirá-los nas nossas cabeças. Na maioria das vezes, pensar nisso é apenas uma forma de alimentar a nostalgia ou a ansiedade.
É muito importante conhecer a nossa história. Também é essencial que sejamos claros sobre para onde desejamos ir. Porém, o importante é dar prioridade ao momento presente, para não cair em humores negativos e inúteis.
7. Meditar
A meditação não significa necessariamente se sentar em posição de lótus em uma almofada e ascender ao Nirvana ou algo semelhante. Você pode meditar enquanto lava a louça, quando caminha para casa ou em praticamente qualquer situação em que não precise se concentrar intensamente em algo externo.
Meditar é basicamente entrar em contato consigo mesmo. Sinta a si mesmo. Preste atenção na maneira como seu coração bate, no ritmo do ar que entra e sai do seu corpo. Tome consciência dos pensamentos que vêm à sua mente e dos sentimentos que surgem.
Todos esses hábitos para mudar positivamente são simples e aplicáveis à vida de qualquer pessoa. Só precisamos ter vontade de incorporá-los ao nosso dia a dia e disciplina para torná-los recorrentes.
Fonte: Mente Maravilhosa
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário