sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Tamoxifeno: o que você deve e não deve evitar

Post: Tamoxifen: what you should and shouldn’t avoid

 


Se você tem câncer de mama com receptor de estrogênio positivo (ER +), é provável que esteja tomando tamoxifeno. Mas, você sabia que a eficácia desta droga pode ser aumentada ou comprometida com base em alimentos e bebidas do dia a dia?

Se você tem câncer de mama com receptor de estrogênio positivo (ER +), é provável que esteja tomando tamoxifeno. Mas, você sabia que a eficácia desta droga pode ser aumentada ou comprometida com base em alimentos e bebidas do dia a dia?


Como funciona o tamoxifeno?

O tamoxifeno é um dos tratamentos de câncer de mama amplamente prescritos para mulheres na pré-menopausa. Ele age bloqueando os receptores de estrogênio nas células do câncer de mama, impedindo que o estrogênio ative o crescimento das células cancerosas.

Para que o tamoxifeno funcione, seu corpo precisa processá-lo para transformá-lo em sua forma ativa, o endoxifeno. Em cada etapa do processo, uma enzima hepática específica - uma proteína que acelera um processo dentro das células - é usada para converter uma forma da droga em outra, até que o endoxifeno seja formado (veja o diagrama). A principal enzima envolvida na conversão de tamoxifeno em endoxifeno é chamada CYP2D6. 

Para garantir que o tamoxifeno seja convertido em sua forma ativa (endoxifeno), toda a enzima CYP2D6 do fígado deve ser utilizada. No entanto, essa enzima também é necessária para quebrar outras substâncias. Portanto, essas substâncias podem “ocupar” esse CYP2D6, deixando menos disponível para converter o tamoxifeno em endoxifeno. Isso resultaria essencialmente no tamoxifeno que você considerou ineficaz, pois o corpo não seria capaz de processá-lo 1 . 

Certos alimentos, bebidas e medicamentos podem interferir na conversão de tamoxifeno em endoxifeno pela enzima CYP2D6 em diferentes graus. Se esse processo for alterado, a eficácia do tamoxifeno em seu corpo também pode mudar. Embora esta enzima seja muito importante neste processo, outras enzimas, como CYP3A4 / 5, também estão envolvidas (veja o diagrama). 



Há algo que devo evitar comer ou beber durante o uso de tamoxifeno?

Toranja

Toranja e suco de toranja são desreguladores bem conhecidos de vários medicamentos 2 . Isso se deve principalmente aos produtos químicos chamados “furanocumarinas” presentes na toranja. Eles se ligam à enzima CYP3A4 3 , o que significa que medicamentos como o tamoxifeno não podem usar as enzimas CYP3A4 envolvidas para se converter em suas formas ativas no corpo, reduzindo a eficácia do medicamento. Em alguns casos, apenas uma toranja ou um copo de suco de toranja é suficiente para limitar a eficácia de medicamentos como o tamoxifeno 2 .

Laranjas Seville (freqüentemente usadas em geleias) também produzem furanocumarinas 3 , 4 , então você pode querer limitar a ingestão delas também.

Cúrcuma / Curcumina

A curcumina, a substância amarelo-laranja brilhante da cúrcuma, é um tempero popular para se ingerir, especialmente em pessoas que estão sendo submetidas a tratamentos contra o câncer, devido aos seus supostos efeitos anticâncer 5 , 6 . Devido à sua má absorção e rápido metabolismo no corpo, a curcumina é frequentemente ingerida em combinação com pimenta-do-reino, pois contém piperina, que aumenta a eficácia da curcumina no corpo em cerca de 20 vezes 7 .

Estudos anteriores encontraram resultados mistos quando se trata de saber se a curcumina aumentaria ou diminuiria a eficácia do tamoxifeno 8 , 9 , 10 . No entanto, uma descoberta recente encontrou uma relação negativa geral entre o tamoxifeno e a curcumina 11 . O estudo descobriu que com o consumo de curcumina, a quantidade de endoxifeno ativo circulando no corpo diminuiu. Esta quantidade diminuiu ainda mais com o consumo adicional de piperina. Portanto, se você estiver tomando tamoxifeno, pode ser melhor evitar o açafrão e a curcumina (principalmente na forma de suplemento concentrado), pois pode diminuir a concentração de endoxifeno no corpo de modo que interfere no impacto terapêutico do medicamento.

Cohosh preto

Você pode ter ouvido falar do cohosh preto como uma alternativa à base de plantas para neutralizar os sintomas da menopausa, como afrontamentos. Embora algumas pessoas possam considerá-lo útil, há uma falta de evidências que apoiem a eficácia do cohosh preto para a redução dos fogachos 12 e de acordo com as diretrizes do NICE, a erva “não é recomendada para o tratamento dos sintomas da menopausa em mulheres com câncer de mama”. A pesquisa em laboratório mostrou que o cohosh preto pode inibir as duas enzimas principais que convertem o tamoxifeno em endoxifeno, o que significa que pode reduzir a função do tamoxifeno. Como esta pesquisa estuda as interações humanas de uma forma muito básica, mais pesquisas clínicas são necessárias para realmente mostrar se o efeito no corpo é significativo. Pode ser melhor evitar o cohosh preto se você estiver tomando tamoxifeno e converse com seu médico sobre alternativas para neutralizar seus afrontamentos e outros sintomas da menopausa. Você também pode acessar nosso post anterior no instagram para obter dicas sobre como gerenciá-los.


Há algo que devo comer ou beber com moderação durante o uso de tamoxifeno?

Recomenda-se que alguns alimentos sejam ingeridos com moderação durante o tratamento com tamoxifeno, pois alguns estudos demonstraram uma ligação entre eles e o metabolismo deste tratamento. No entanto, seus efeitos são pequenos, portanto, comer esses alimentos de vez em quando é normal.

Camomila

O chá de camomila é uma bebida calmante apreciada diariamente por muitos e aparentemente tem inúmeros benefícios. No entanto, estudos descobriram que, em experimentos de laboratório, a camomila tem a capacidade de interagir e inibir as enzimas CYP2D6 e CYP3A4 13 . Isso significa que, teoricamente, a camomila poderia interferir na conversão do tamoxifeno em sua forma ativa de endoxifeno no corpo. Mas atualmente não há evidência clínica para mostrar isso - não há dúvida de que mais pesquisas sobre esta ligação precisam ser realizadas, especialmente com estudos clínicos que examinam diretamente se a camomila pode afetar a eficácia do tamoxifeno no corpo. Por enquanto, é melhor consultar seu médico ou nutricionista para obter orientação sobre se deve iniciar ou continuar a ingestão de camomila enquanto toma tamoxifeno.

Soja

O consumo de soja permanece controverso entre aqueles com diagnóstico de câncer de mama. A preocupação geralmente decorre do fato de que a soja contém o que é conhecido como “fitoestrogênios” - substâncias químicas que têm estruturas semelhantes ao estrogênio. Devido ao potencial desses produtos químicos se ligarem aos receptores de estrogênio, foi levantada a hipótese de que eles poderiam estimular o crescimento de cânceres de mama ER + 14 , 5 .

No entanto, há evidências crescentes que sugerem que o consumo de soja pode ser benéfico na redução do risco de câncer de mama, mortalidade e recorrência 14 , 16, 17 , mesmo durante o uso de tamoxifeno 18 . Atualmente, não há respostas definitivas se a soja deve ou não ser incluída na dieta. Com mais estudos clínicos humanos, nosso entendimento pode se desenvolver.

Não há evidências claras que sugiram que você deve parar de consumir soja após ser diagnosticado com câncer de mama e enquanto estiver tomando tamoxifeno - pode até ser benéfico. Portanto, se você come soja regularmente ou a corta porque achou que poderia afetar o seu tratamento, fique à vontade para continuar a consumi-la como parte de uma dieta bem balanceada. Se não gosta de soja ou nunca a incluiu na dieta, não precisa de começar agora, mas se pretende incluí-la fale com o seu médico ou nutricionista que o poderá aconselhar mais.

Linhaça

Assim como a soja, a linhaça também contém fitoestrógenos, o que tem causado preocupação em mulheres com câncer de mama ao longo dos anos. No entanto, as evidências atuais parecem sugerir que as sementes de linhaça são seguras para pessoas que estão tomando tamoxifeno. Não apenas são seguras, mas também como a soja, as sementes de linhaça podem, de fato, ser benéficas para quem tem câncer de mama e que tomam tamoxifeno, com estudos sugerindo que seu consumo pode reduzir o risco, o crescimento e a recorrência do câncer de mama 19 , 20 , 21 , 22 , 23 .

tangerina

As tangerinas e outras cascas de frutas cítricas contêm uma substância química chamada tangeretina, que demonstrou reduzir a eficácia do tamoxifeno 4 . No entanto, a polpa real da fruta contém muito menos tangeretina do que a casca, portanto, comer quantidades moderadas de tangerinas e outras frutas cítricas como essas deve ser normal. Você pode querer ter mais cuidado com a quantidade de geleias que você consome, pois elas tendem a incluir a casca.

Posso comer ou beber alguma coisa para aumentar a eficácia do tamoxifeno?

Chá verde

O chá verde é uma bebida relaxante e reconfortante que aparece repetidamente nos fóruns de saúde, com benefícios aparentemente incontáveis. E não para por aí - estudos mostram que o chá verde interage com o tamoxifeno, aumentando sua eficácia 25 , 26 . Acredita-se que o mecanismo que leva à interação benéfica envolva os flavonóides (substâncias com uma estrutura química chamada “fenólica”), como o EGCG (galato de epigalocatequina) presente no chá verde. 

Curiosamente, esses flavonóides do chá verde foram até mesmo relatados para reverter os mecanismos pelos quais as células cancerosas conseguiam escapar do tamoxifeno e se tornar resistentes a ele 27 , 28 , 29 . Portanto, a co-administração de chá verde com tamoxifeno também pode ser útil em casos de câncer de mama resistente ao tamoxifeno 3 .

Quais medicamentos devo estar ciente sobre o Tamoxifeno?

Antidepressivos

Os agentes antidepressivos são frequentemente prescritos para mulheres com câncer de mama, não apenas para combater a depressão, mas também para ansiedade e afrontamentos 31 . No entanto, muitos antidepressivos inibem o CYP2D6 em vários graus, o que pode interferir na conversão do tamoxifeno em endoxifeno 32, 33 , 34 (ver diagrama). Em particular, os antidepressivos fluoxetina (Prozac® e Sarafem®) e paroxetina têm a capacidade de reduzir significativamente a eficácia do tamoxifeno, pois são fortes inibidores do CYP2D6, portanto, não devem ser prescritos em conjunto com ele. 

No entanto, existem antidepressivos alternativos mais seguros para tomar durante o tamoxifeno que não inibem o CYP2D6, como escitalopram, venlafaxina e mirtazapina 35 . O escitalopram (Cipralex® ou Lexapro®) é o antidepressivo prescrito preferido para pacientes com câncer de mama que estão em tamoxifeno, pois interage menos na conversão de tamoxifeno em endoxifeno em comparação com outros antidepressivos, como a fluoxetina 36 . Se você está tomando tamoxifeno e tomando antidepressivos prescritos, provavelmente tomará uma dessas três opções. Se o seu antidepressivo não for um dos três, pode valer a pena conversar com seu oncologista na próxima consulta para saber se o antidepressivo que você está tomando é a melhor opção para você e por quê.

Antipsicóticos

Vários medicamentos antipsicóticos também demonstraram ser inibidores do CYP2D6 34 , 37 , 38 , 39 . Em particular dos antipsicóticos comuns, a tioridazina, a perfenazina e a pimozida são os inibidores da CYP2D6 mais fortes e, portanto, não devem ser prescritos juntamente com o tamoxifeno. A clorpromazina, a flufenazina e o aloperidol também são inibidores do CYP2D6, mas em menor grau. Se você foi prescrito algum dos antipsicóticos mencionados e está tomando tamoxifeno, você pode querer falar com seu médico sobre se o antipsicótico que você está tomando é a melhor opção para você - existem várias alternativas mais seguras de tomar tamoxifeno que você pode querer discutir com eles.

Os pontos importantes

É importante observar aqui que a maioria dos alimentos e bebidas são perfeitamente aceitáveis, especialmente com moderação, e alguns são até benéficos para ingestão durante o uso de tamoxifeno. No entanto, lembre-se de que muito de uma coisa boa às vezes pode ter efeitos negativos, então sempre tome cuidado ao tomar suplementos concentrados e converse com seu médico ou nutricionista de câncer sobre sua dieta antes de introduzir algo novo ou fazer quaisquer mudanças drásticas. 

Como a maioria dos alimentos é aceitável com moderação, pode ser útil fazer anotações sobre o que você comeu diariamente - você pode fazer isso no aplicativo OWise! Dessa forma, você pode manter o controle de quantas vezes você come certos alimentos ou bebe certas bebidas para que possa planejar quando cortar algo que tem comido com muita frequência ou saber quando se mimar com algo que não costuma fazer ter.

Se você quiser saber mais sobre como o tamoxifeno funciona, consulte nosso blog anterior .

Fonte: Owise (Tradução Google)

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário