terça-feira, 15 de dezembro de 2020

MEDICINA CHINESA E AUMENTO DA MELATONINA E QUALIDADE DE SONO

A Medicina Chinesa tem se mostrado eficaz no alívio da insônia em pesquisas modernas. Várias investigações trazem achados clínicos importantes. A primeira pesquisa abordada neste artigo considera a acupuntura superior aos controles com placebo. O segundo estudo descobriu que a acupuntura é eficaz para melhorar o sono, reduzir a ansiedade e aumentar as secreções endógenas neuro-hormonais de melatonina.

Em uma meta-análise de 1.108 pacientes, a acupuntura foi considerada superior aos controles sham / placebo para melhorar o sono.  O estudo quantificou o tempo total de sono, latência do início do sono, eficiência do sono e despertar do sono após o início. Os escores do índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQI) foram usados ​​para verificar os resultados. Vários estilos de terapia de acupuntura foram examinados. A acupuntura auricular  e eletroacupuntura foram consideradas terapeuticamente eficazes.

Outra investigação publicada no Journal of Neuropsychiatry and Clinical Neurosciences por pesquisadores da Universidade de Toronto (Ontário) e outros centros de saúde mental e sono (Toronto, Ontário) considera a acupuntura eficaz para o tratamento de insônia e ansiedade.  Os pacientes não receberam ervas, produtos farmacêuticos, agentes hormonais ou outras intervenções. Usando apenas acupuntura, os pacientes melhoraram o sono, reduziram a ansiedade e aumentaram as secreções endógenas de melatonina (aMT6).

Um total de 10 tratamentos de acupuntura foram administrados ao longo de um período de cinco semanas. As melhorias ocorreram na continuidade do sono, arquitetura do sono, níveis de fadiga e bem-estar emocional. A equipe de pesquisa quantificou as melhorias nas secreções noturnas de melatonina, medidas polissonográficas do início do sono, índice de despertar, tempo total de sono e eficiência do sono. Reduções significativas nos escores de ansiedade também foram encontradas.

As elevações noturnas nos níveis de melatonina foram paralelas às melhorias do sono. Os pesquisadores observam que “a acupuntura melhorou a qualidade geral do sono e teve efeitos significativos na ansiedade, portanto, dignos de nota.”   Eles acrescentam, “a acupuntura demonstrou ser útil como uma intervenção terapêutica para a insônia em indivíduos ansiosos e pode, portanto, representar uma alternativa à terapia farmacêutica para algumas categorias de pacientes”. 

Em uma investigação relacionada, os pesquisadores da Emory University e do Atlanta VA Medical Center descobriram que a acupuntura é eficaz para o tratamento de distúrbios do sono em veteranos com PTSD e lesões cerebrais. Os pesquisadores concluíram que a acupuntura produz melhorias significativas nos parâmetros subjetivos e objetivos do sono para veteranos com lesões cerebrais traumáticas leves (mTBI). Isso inclui veteranos com PTSD (transtorno de estresse pós-traumático). Os pesquisadores observaram que “a acupuntura fornece um alívio significativo para um problema particularmente recalcitrante que afeta grandes segmentos da população veterana”.

Outra investigação concluiu que a acupuntura é mais eficaz do que medicamentos para melhorar a qualidade do sono em sobreviventes de câncer de mama. Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia (Filadélfia), do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (Nova York) e da Universidade Memorial (Newfoundland and Labrador) concluíram que a eletroacupuntura supera a gabapentina para melhorar a latência do sono e a eficiência para mulheres sobreviventes do câncer de mama com ondas de calor. Em um ensaio clínico controlado, os pesquisadores concluíram que a acupuntura melhora a duração do sono e melhora significativamente a latência do sono. 

Fonte: Medicina Chinesa Brasil

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário