domingo, 27 de dezembro de 2020

Dicas para comer bem durante quimioterapia e tratamento do câncer

Post: Tips for Eating Well During Chemotherapy & Cancer Treatment


Se você está recebendo tratamento para câncer com quimioterapia, a nutrição adequada é tão importante agora como sempre. Obter calorias e nutrientes suficientes neste momento, no entanto, pode ser mais fácil dizer do que fazer. Os efeitos colaterais da quimioterapia, assim como os efeitos do próprio câncer, podem afetar seu apetite, seu paladar e tornar a alimentação desconfortável ou desagradável.

Uma dieta balanceada, entretanto, pode ajudá-lo a tolerar o tratamento e apoiar sua recuperação, por isso é importante encontrar maneiras de abastecer seu corpo mesmo quando você não tem vontade de comer. Certas escolhas alimentares e hábitos alimentares podem ajudá-lo a desfrutar da nutrição necessária, ajudando a controlar os efeitos colaterais do tratamento.

As dicas a seguir podem ajudá-lo a comer bem durante a quimioterapia:

  • A quimioterapia pode afetar suas papilas gustativas , tornando intragáveis ​​certos alimentos de que você gostava. Alguns pacientes se queixam de gosto metálico, geralmente com água ou carne. Experimente substitutos para alimentos que não têm gosto certo (como frango ou outra fonte de proteína no lugar da carne). Se a água pura não for mais atraente, experimente adicionar uma rodela de limão ao copo ou água mineral com sabor. Da mesma forma, adicione temperos diferentes aos alimentos para realçar o sabor.
  • Alguns pacientes apresentam constipação durante o tratamento. Isso pode ser facilitado mantendo-se hidratado e certificando-se de que sua dieta contém fibras suficientes. Adicione fibras (como frutas, vegetais e grãos inteiros) gradualmente para permitir que seu sistema digestivo se ajuste.
  • A diarreia também pode ser um problema para os pacientes durante a quimioterapia. Evite alimentos que agravam essa condição. Isso inclui alimentos fritos, cafeína, bebidas com alto teor de açúcar e alimentos ricos em fibras, como frutas e vegetais crus, grãos inteiros, nozes, sementes e frutas secas. A diarreia pode colocá-lo em risco de desidratação, por isso certifique-se de que bebe muitos líquidos.
  • É possível que você ganhe peso durante a quimioterapia. Um nutricionista pode ajudá-lo a ajustar sua dieta para ajudá-lo a manter um peso saudável. Uma sugestão comum é adicionar mais vegetais às refeições e lanches.
  • Se você perder o apetite durante a quimioterapia, um nutricionista pode ajudá-lo a encontrar alimentos que sejam atraentes e fáceis de digerir. Os exemplos incluem aveia, sopas e iogurte. Você também pode achar que prefere pequenas refeições frequentes; Aproveite ao máximo o que você come com alimentos ricos em calorias e nutrientes. Uma curta caminhada antes das refeições também pode melhorar o apetite. Além disso, tente mudar sua rotina na hora das refeições (como comer com amigos ou tentar um local diferente) e experimente novos alimentos - ambos podem tornar a alimentação mais agradável.
  • Se feridas ou boca seca dificultam a ingestão de alimentos, evite alimentos que possam irritar ainda mais a boca (alimentos picantes, frutas cítricas, tomate e álcool, por exemplo) e coma alimentos frios ou em temperatura ambiente. Manter-se hidratado pode evitar que sua boca fique muito seca. Você também pode evitar alimentos sólidos; nesse caso, sucos, sopas e vitaminas podem mantê-lo nutrido.
  • A náusea é uma queixa comum entre os pacientes submetidos à quimioterapia. O chá de hortelã-pimenta ou gengibre pode ajudar a controlar a náusea, assim como o gengibre cristalizado (comido ou mastigado). Você também pode se sentir melhor se fizer várias refeições pequenas ao longo do dia e evitar refeições grandes. Fique longe de coisas que podem piorar as náuseas, como alimentos quentes, quentes, gordurosos, fritos ou açucarados.
  • Se você está tendo problemas para obter nutrientes suficientes somente com a dieta, seu médico ou enfermeira podem sugerir suplementos nutricionais . No entanto, não comece a tomar suplementos (incluindo vitaminas e minerais) sem falar com sua equipe de saúde. Alguns suplementos podem interferir na quimioterapia e alguns podem ser prejudiciais em níveis elevados.
  • Converse com seu médico sobre o consumo de álcool . Seu fígado pode já estar trabalhando horas extras durante a quimioterapia para ajudar a metabolizar toxinas potenciais, então o álcool pode ser um fardo extra. Além disso, há outras preocupações sobre o consumo de álcool durante o tratamento, então é provável que você precise limitar a ingestão ou evitá-lo totalmente.

Fonte: Cancer Connect (tradução Google)

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário