sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Saiba tudo sobre o iogurte probiótico e veja como fazer em casa



A gente já falou em outros posts sobre alimentos probióticos e alimentos exóticos que podem gerar bebidas e alimentos funcionais e probióticos. Hoje você vai saber tudo sobre iogurte probiótico e descobrir como fazer este iogurte em casa.

Só para lembrar o que é um alimento ou iogurte probiótico:

Alimentos probióticos são aqueles que contém elementos vitais que auxiliam as boas bactérias do organismo a se multiplicarem e ficarem mais saudáveis, ou são aqueles que já contêm as bactérias vivas e prontas para o combate.
Se você não leu nosso post sobre alimentos probióticos e estranho a gente falar de comer bactérias, saiba que existem as bactérias do mal, que trazem doenças, e têm as bactérias que são legais e ajudam sue corpo a ficar forte e saudável. São essas que a gente quer no nosso organismo quando se alimenta com probióticos.

Iogurte Probiótico é quase reduntante.
Isso mesmo. O nome iogurte probiótico é uma redundância quase técnica. Iogurtes caseiros são probióticos porque o jeito de fazer é coalhando o leite e transformando em outro elemento químico chamado iogurte.
Todo iogurte sem adição de química ou açúcar refinado, ou seja, todo aquele iogurte que for caseiro ou artesanal, é um iogurte probiótico.

Quer um exemplo? O iogurte grego é um iogurte probiótico.
E o Iogurte holandês preparado nas fazendas da Holanda ao lado dos moinhos de vento e das plantações de papoula também é um iogurte probiótico.
E o iogurte suíço, feito nos campos cheios de flores de edelweiss, ordenhado por meninas loiras direto das vaquinhas de fazem os chocolates Milka e posam para as fotos também é um iogurte probiótico.
Gente, sério agora:
Pare de comprar iogurte industrializado. Aquilo é leite fermentado com o mesmo fermento químico de fazer cerveja. Esqueça isso e faça o seu próprio iogurte probiótico em casa, com a certeza de que o seu iogurte vai ser um verdadeiro e natural probiótico.

Faça iogurte probiótico de verdade em casa

Você vai precisar de pouca coisa e um iogurte probiótico feito em casa é saudável – de verdade – , não engorda – de verdade – , e até ajuda a emagrecer – de verdade, e não só na propaganda.
Para fazer seu iogurte probiótico e natural você precisa comprar um copo de iogurte natural – Aquele que é só amargo, que não tem adição de sabor, cor, frutas, cochonilha para dar a cor vermelha e – pelo amor de deus – sem nenhuma adição de açúcar. Quem lê este site sabe que açúcar refinado é o veneno que engorda a gente antes de matar.


Veja os ingredientes para fazer o seu iogurte em casa:

Você só precisa comprar um litro de leite integral e 1 copo de iogurte natural, sem cor, sem fruta, sem açúcar. Pode ser desnatado, mas integral é melhor;
  • 1 litro de leite integral – Quanto menos processado melhor. Prefira o integral;
  • 1 panela que caiba mais de 1 litro;
  • 1 refratário de vidro, com tampa;
  • 1 pano limpo ou toalha;
  • 1 vasilha plástica para o copo de iogurte natural;
  • 1 concha de cozinha;
  • 4 ou 5 copos para o iogurte natural. Os copos podem ser de 200ml ou 250ml. Seve copo de requeijão que você não jogou fora, mas tem que ter tampa.
Só para você ter uma ideia, para fazer 1 litro de iogurte natural em casa, você vai gastar uns R$ 5,00 para 1 litro de iogurte natural. Um terço do preço de um iogurte industrializado.

Modo de fazer:

Na panela, aqueça o litro de leite em fogo brando, devagar.
Quando estiver para ferver, desligue e coloque no refratário de vidro para esfriar. Não deixe na panela. Pode dar gosto.
Se você ficar em dúvida de quando desligar o fogo, o leite quente vai formar uma espuma antes de ferver. É a hora de passar para o refratário.
Não deixe formar nata no leite. Mexa um pouco se precisar.
Enquanto o leite esfria à temperatura ambiente, tire da geladeira o iogurte que você comprou e deixe descongelar até ficar na temperatura ambiente.
Quando o leite estiver morno, retire duas conchas de leite do refratário e coloque no iogurte.


Misture bem o leite morno e cremoso ao iogurte, que deve estar à temperatura ambiente.
Quando o creme estiver bem ralo e homogêneo, despeje tudo no refratário, feche a tampa e enrole num pano grande ou toalha.
Deixe fermentar naturalmente de um dia para o outro em um lugar quente.
Em dias frios, aqueça o forno em temperatura média por 10 minutos e deixe o refratário com iogurte descansar a noite no forno.
Quando você for resgatar o seu iogurte probiótico, vai ver que o leite está cheio de pedaços e com cheiro azedo. Este aspecto estranho e o cheiro ruim são sinais de um iogurte natural de verdade. O industrializado é mais bonito e doce. E você sendo enganada estes anos todos!
Mexa bem para diluir um pouco com o soro – Não jogue o soro fora! Ele é rico em vitaminas e minerais!
Passe o iogurte do refratário para os copos plásticos e tampe. O seu iogurte probiótico feito em casa está pronto para ser consumido diariamente e se o gosto não te agradar, você pode adoçar com mel, bater com frutas, misturar com cereais, granola, melado de cana, rapadura, caldo de frutas cozidas feito em casa, o que você quiser, menos açúcar refinado. Liberte-se desse veneno, mulher!
Você pode guardar seu iogurte probiótico na geladeira por até 7 dias, depois disso, o gosto começa a mudar e o iogurte vai perdendo os nutrientes.
Para economizar ainda mais, guarde um copo de iogurte probiótico a cada vez que você fizer o seu iogurte caseiro e compre apenas 1 litro de leite da próxima vez.
Se você leu o texto sobre Kefir, sabe que pode fazer iogurte probiótico usando o Kefir para coalhar o leite e fazer o mesmo processo com 1 litro de leite integral e 300ml de leite do Kefir.
Comendo iogurte natural de verdade, você vai fazer bem ao seu corpo e ao bolso. E se você não ingerir açúcar, vai fazer muito, mas muito bem a você!
Alimente-se bem e fique linda!

Fonte: Probioticos

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário