Os beta-glucanos são polissacarídeos que ocorrem naturalmente.
Estes polímeros de glicose são constituintes da parede celular de certas bactérias e fungos patogênicos. As propriedades curativas e imunoestimulantes dos cogumelos são conhecidas há milhares de anos nos países orientais.
Estes cogumelos contêm polissacarídeos biologicamente ativos que pertencem principalmente ao grupo de beta-glucanos.
Essas substâncias aumentam a defesa imunológica do hospedeiro ao ativar o sistema complemento, melhorando os macrófagos e a função das células natural killer. É provável que a indução de respostas celulares por cogumelos e outros beta-glucanos envolva sua interação específica com vários receptores da superfície celular, como o receptor de complemento 3 (CR3; CD11b / CD18), lactosilceramida, receptores scavenger selecionados e dectina-1 (betaGR) .
Os beta-glucanos também apresentam atividade anticarcinogênica. Eles podem prevenir a oncogênese devido ao efeito protetor contra carcinogênicos genotóxicos potentes. Como agente imunoestimulante, que atua por meio da ativação de macrófagos e da citotoxicidade das células NK, o beta-glucano também pode inibir o crescimento do tumor no estágio de promoção.
A antiangiogênese pode ser uma das vias pelas quais os beta-glucanos podem reduzir a proliferação tumoral, prevenir a metástase tumoral.
O beta-Glucan, como adjuvante à quimioterapia e radioterapia do câncer, demonstrou o papel positivo na restauração da hematopiese após a lesão da medula óssea.
A imunoterapia utilizando anticorpos monoclonais é uma nova estratégia de tratamento do câncer.
Estes anticorpos ativam o sistema do complemento e opsonizam as células tumorais com o fragmento iC3b. Em contraste com microorganismos, as células tumorais, assim como outras células hospedeiras, não possuem beta-glucana como componente de superfície e não podem desencadear a citotoxicidade celular dependente do receptor 3 do complemento e iniciar a atividade de matar o tumor. Este mecanismo pode ser induzido na presença de beta-glucanos.
Fonte: NCBI (Tradução Google)
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário