O colapso do sistema imunológico está resultando em muitas doenças crônicas do século XXI. Um sistema de resposta conhecido como imunomodulação pode ajudar a suportar o sistema imunológico usando co-fatores biológicos juntamente com nutrientes e ervas específicos. A imunomodulação é crucial para modificar a resposta imunológica para derrotar adequadamente as infecções no corpo. Uma das maiores armas imunomoduladoras para o sistema imunológico é encontrada em compostos chamados beta glucanos.
Uma resposta imunológica saudável é desencadeada quando agentes infecciosos e estranhos, como bactérias e vírus, invadem o corpo humano.Como resultado, o sistema imunológico responde com os principais marcadores inflamatórios projetados para atacar o local da infecção, causando danos mínimos ao resto do corpo.
A imunidade diminuída e uma resposta imune hiperativa podem resultar quando o corpo é superestimulado com ameaças reais e percebidas. Isso leva a um sistema imunológico enfraquecido, e o indivíduo se tornará mais suscetível ao desenvolvimento de câncer e infecções. Indivíduos com um sistema imunológico superestimulado também têm um risco aumentado de condições inflamatórias crônicas, como doenças autoimunes e asma.
Beta Glucanas e o Sistema Imunológico
Os beta-glucanos não ocorrem naturalmente no corpo e precisam ser consumidos de fontes como cogumelos e leveduras . O composto de polissacarídeo beta glucano é composto de moléculas de açúcar unidas. Os polissacarídeos têm a capacidade de transportar dados biológicos como resultado de sua capacidade estrutural de suporte. Estruturas semelhantes a ramos resultam da união de polissacarídeos em vários locais, e o comprimento e a posição da estrutura do beta-glucano é conhecida como Beta 1,3D glucana.
Os beta-glucanos ligam-se e ajudam as células imunológicas específicas a atingir um ataque bem coordenado aos seus alvos. Os cientistas se referem aos beta-glucanos como "modificadores de resposta biológica". Uma resposta modificada apóia a imunomodulação, impedindo a hiperinflamação e uma resposta auto-imune.
Beta Glucanos e Câncer
O rápido crescimento do câncer em indivíduos saudáveis pode ativar excessivamente o sistema imunológico de um indivíduo. Os beta-glucanos ligam-se e ativam células imunitárias inatas específicas, incluindo macrófagos, anticorpos e células natural killer (NK), de modo a desencadear uma resposta imunitária. A capacidade dos beta glucanos para modificar o ataque de células imunes em agentes invasivos suporta uma resposta imunitária eficiente e mais forte.
Os beta-glucanos estimulam as células imunes a reconhecer compostos de defesa imunológica complementares. A resposta do antígeno do anticorpo é acoplada à beta glucana para uma resposta biologicamente sinérgica para matar as células cancerígenas. O acoplamento dessas duas ferramentas de defesa pode até ser uma terapia mais forte do que a quimioterapia ou a radiação . Além disso, a capacidade dos beta-glucanos de trabalhar em cooperação com complexos de anticorpos não apresenta reações adversas à saúde, como os tratamentos convencionais contra o câncer .
Os beta glucanos estimulam eficazmente uma resposta imunitária de células T, células NK, citocinas interleucina (IL) 1 e 2, bem como macrófagos. A pesquisa apóia a capacidade dos beta-glucanos de reduzir a taxa de crescimento das células cancerosas ao mesmo tempo em que estimula uma resposta imunológica mais forte aos invasores estrangeiros.
Especificamente, as células NK são cruciais para inibir o crescimento do câncer e são as únicas responsáveis pela detecção e controle dos tumores. As células NK procuram e destroem o crescimento do tumor.
Beta Glucans e Desenvolvimento de Células Estaminais Imunes
Além disso, os beta-glucanos estimulam a montagem de células-tronco imunes dentro da medula óssea. Novos imunócitos são liberados no sangue e vários órgãos linfóides. Isso aumentará o trabalho da polícia imunológica contra potenciais invasores e melhora o ataque contra o câncer. Isso pode ser crítico para indivíduos que recebem tratamentos convencionais de câncer, como quimioterapia ou radioterapia. Esses tratamentos tornam o organismo mais suscetível à infecção pela diminuição dos imunocomplexos e imunócitos circulantes.
O beta glucano também estimula várias células do corpo a liberar moléculas anticancerígenas por todo o corpo . Essas moléculas podem incluir interleucinas 1 e 6, peróxido de hidrogênio, interferon gama e fator de necrose tumoral que demonstraram combater o câncer e estimular uma resposta imunológica saudável.
Beta Glucans ajuda a combater a infecção
O Centro Montana de Fisiologia do Trabalho e Metabolismo do Exercício divulgou um relatório mostrando que os beta-glucanos podem mitigar o resfriado comum e controlar o crescimento de células tumorais.
É sabido que os bombeiros enfrentam responsabilidades físicas e emocionais. A pesquisa feita no Centro Montana de Fisiologia do Trabalho e Metabolismo do Exercício mostrou que os bombeiros que receberam betaglucano, em oposição a um placebo, apresentaram uma redução de 23% nas infecções do trato respiratório superior. O diretor do Centro de Montana escreveu que "esses resultados são consistentes com pesquisas clínicas anteriores envolvendo maratonistas, indivíduos com altos níveis de estresse e a população em geral".
Beta Glucan é Potente e Mais Seguro que as Terapias Tradicionais
Um dos fatores mais críticos na prevenção do desenvolvimento de doença inflamatória crônica e infecção é um forte sistema imunológico. O beta glucano exibe efeitos notáveis tanto nas células imunológicas primárias quanto na coordenação de uma resposta imune bem-sucedida.
Mais de 1.000 artigos científicos foram publicados relatando os muitos benefícios biológicos do betaglucano. O beta glucano é também uma das terapias mais seguras disponíveis com propriedades imunoestimuladoras e cancerostáticas. Em comparação com as terapias médicas tradicionais, os beta-glucanos são acessíveis e uma alternativa segura para prevenir e curar o câncer.
Como são colhidos os Beta Glucans?
Como mencionado anteriormente, os beta-glucanos não são sintetizados pelo corpo humano e devem ser consumidos a partir de fontes naturais disponíveis. Os beta-glucanos são encontrados nas paredes celulares das leveduras, que podem ser naturalmente extraídas. Alimentos fermentados e cogumelos medicinais também são excelentes fontes de beta glucanos.
Estudos mostram que um aumento da resposta biológica e imunomodulação é melhor exibido em beta glucana insolúvel em oposição à sua forma solúvel. Beta-glucanos insolúveis são encontrados em saccharomyces boulardii, levedo de cerveja e cogumelos medicinais, incluindo maitake, agaricus blazei murrill e reishi. Fibras solúveis não digeríveis da cevada e aveia contêm beta-glucanos e exibem e efeitos biológicos anti-inflamatórios.
A fim de melhorar a imunomodulação (para a saúde e função ótimas do sistema imunológico) , recomenda-se que os beta-glucanos insolúveis sejam suplementados em sua dieta . Se você teme que sua alergia à levedura possa impedir que você tome suplementos de beta-glucan, você não deve se preocupar. Os isolados encontrados nos suplementos de beta glucana foram separados de todas as proteínas possíveis que podem causar danos.
Para melhores resultados, recomenda-se tomar 500 mg - uma a duas vezes ao dia e sempre fora dos horários das refeições.
Fonte: The Truth About Cancer (Tradução Google)
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário