Com os nove sinais a seguir, você pode identificar quando as pessoas - seus parentes, amigos ou familiares - estão tentando esconder a depressão, e é importante que você reconheça, pois só assim pode fornecer a ajuda que precisam.
9 Sinais de que uma pessoa está escondendo a depressão
1. Tendem a falar "filosoficamente"
Pessoas que sofrem de depressão e a reprimem, tendem a falar muito sobre questões filosóficas e começam a falar por meio de frases abstratas, de uma forma que não era comum em relação a elas. De repente, cada pequena conversa com elas pode se tornar um grande discurso sobre o significado da vida. Elas falam frases que não são totalmente claras e tendem para a "autoflagelação", falando de um modo diferente e mais dramático do que o habitual. Assuntos como a vida e a morte, o fardo da vida e o fardo que carregam são uma bandeira de alerta, mostrando que a pessoa está de fato deprimida.
2. Distanciam-se e inventam desculpas o tempo todo
Pessoas que desenvolvem depressão oculta tendem a procurar desculpas para esconder a tristeza e seus verdadeiros sentimentos, e colocam uma “máscara” de felicidade para que os outros não percebam a sua dor. Na maioria dos casos, quanto mais tempo você passa com uma pessoa que está escondendo a depressão, mais claro ficará que ela tem a doença. Por isso, para que ninguém veja, elas tendem a se distanciar e a passar menos tempo com outras pessoas, além de inventar desculpas diferentes para evitar eventos sociais.
3. Transtornos psicossomáticos
Pessoas que desenvolvem depressão tendem a se queixar de dor no peito, pressão nas pernas e nas mãos, dificuldade para respirar, dores de cabeça, nos dentes e outros sintomas clínicos. Normalmente, quando essas pessoas são examinadas, sua condição física e de saúde é considerada perfeitamente normal. Essa sensibilidade inexplicável e esses sentimentos de dor indicam um estado interno instável e o desenvolvimento de distúrbios psicossomáticos, que são causados por fatores mentais. Há um ciclo bastante vicioso de depressão que leva a dores físicas que pioram até se tornarem mais evidentes, revelando que apessoa está deprimida.
4. Aparência descuidada
Um estado de humor depressivo tende a afetar a aparência de uma pessoa, quer ela queira ou não. Se você perceber que uma pessoa próxima a você parar repentinamente com a higiene pessoal básica, ela pode estar deprimida. Além disso, uma pessoa com depressão oculta também não mantém a casa limpa, usa qualquer tipo de roupas e, geralmente, a aparência é grosseiramente descuidada, mesmo que o comportamento em geral não seja indicativo de depressão.
5. Têm dificuldade em controlar emoções e não reagem adequadamente às situações
As pessoas que disfarçam sua depressão estão mais sensíveis e expostas a influências emocionais em seu comportamento normal, e isso certamente se reflete na conduta diária. Por exemplo, você pode perceber que uma pessoa que normalmente não chora em filmes começa a chorar por qualquer coisa, ou, por outro lado, alguém que usualmente é calmo começa a se irritar com tudo, como ao dirigir, por exemplo. As coisas também podem ir para o outro lado: o deprimido pode tornar-se apático, parar de expressar suas opiniões e desejos, de repente concordar com tudo que lhes foi dito, não responder a insultos e assim por diante. Todos esses comportamentos são uma bandeira vermelha.
6. Demonstração de felicidade em excesso
Outro sinal de depressão oculta que está relacionado à incapacidade de responder apropriadamente a situações do dia a dia é a tentativa das pessoas de esconder seu verdadeiro sentimento por trás de uma máscara de positividade, às vezes até exagerada. Como regra geral, aqueles que se esforçam para esconder a depressão tendem a parecer felizes e despreocupados, mas o fazem de tal maneira que é fácil ver que as coisas não estão tão boas, e na verdade estão escondendo sentimentos ruins.
7. Eles muitas vezes "mastigam a ruminação mental"
Quando as pessoas estão deprimidas, tendem a ficar obcecadas com certas coisas. Por exemplo, na busca de soluções para sua situação, elas começam a ter pensamentos obsessivo-compulsivos, criando a ilusão de que, dessa forma, vão encontrar uma resposta. Nesse caso, não é difícil ver que a pessoa está "ruminando" esses pensamentos, pois costumam ponderar em voz alta, geralmente sobre o mesmo problema, mas não conseguem agir para encontrar uma solução, já que a mente está confusa.
8. Uma contínua sensação de exaustão
Um dos sintomas mais comuns da depressão é uma prolongada sensação de exaustão. Quando alguém tenta esconder que está deprimido, acaba exacerbando isso. Nem todos passam por isso, mas grande parte das pessoas que estão com depressão sentem esse imenso cansaço, mas de alguma forma tentam esconder. Caso perceba que alguém próximo a você está com dificuldade de lidar com tarefas rotineiras, esquece informações e se cansa facilmente, mesmo que durma bem à noite, é preciso saber se há algo mais profundo acontecendo.
9. Desenvolve hábitos alimentares irregulares
Uma pessoa deprimida desenvolve hábitos alimentares irregulares por duas razões principais: como uma forma de lidar com o problema, ou como um efeito colateral associado à falta de se cuidar, conforme sintomas do tópico número 4. Deixar de comer ou comer demais são sintomas óbvios de depressão que devem ser notados. Comer em excesso muitas vezes está ligado à sensação de vazio, como se a pessoa quisesse preenchê-lo e se sentir melhor com isso, enquanto não comer pode indicar sentimentos como falta de desejo e interesse pela vida.
Como ajudar uma pessoa com depressão oculta
Caso perceba que um dos seus entes queridos ou alguém próximo a você está com um ou mais dos sintomas aqui mencionados, a melhor solução é conversar e oferecer ajuda, para tentar falar sobre as coisas que a estão incomodando. Nessa conversa, é importante não tentar minimizar o valor dos problemas da pessoa ou brincar com isso para facilitar a situação. Isso deve ser levado a sério. Essas pessoas devem ser genuinamente apoiadas. Evite o uso de expressões como "anime-se", "deixe isso para lá", "relaxa" ou "pare com isso", pois a depressão é uma doença que pode se agravar. Em qualquer caso, se a pessoa se recusa a falar, não tente forçá-las, mas fique de olho em seu comportamento e esteja sempre atento. Deixe essa pessoa saber que você está ao lado dela, disposta para ajudar.
Fonte: Tudoporemail
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário