terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Como Ter Força de Vontade - Definindo objetivos comportamentais - Parte I

A força de vontade, também conhecida como autodisciplina, autocontrole, ou determinação, é a habilidade de controlar o comportamento, a atenção e as emoções.[1] Ela engloba a capacidade de ignorar pensamentos, sentimentos ou impulsos indesejados, de se autorregular e de resistir aos impulsos e adiar recompensas imediatas para que metas a longo prazo possam ser alcançadas. O nível de força de vontade pode determinar nossa capacidade para economizar e atingir estabilidade financeira, para tomar decisões benéficas relacionadas à saúde física e mental e para evitar o abuso ou uso de substâncias[2].

Você poderá atingir seus objetivos e desenvolver mais força de vontade se tentar renunciar continuamente às recompensas imediatas em favor das gratificações futuras. Essa prática desenvolverá sua habilidade para controlar os próprios impulsos, da mesma forma como o exercício físico permite o desenvolvimento de músculos com o passar do tempo.[3]

Definindo objetivos comportamentais


1
Avalie seus hábitos. Se você quiser aumentar a força de vontade, é provável que o excesso de impulsividade esteja afetando negativamente alguma área da sua vida. Algumas pessoas enfrentam problemas com a força de vontade durante toda a vida, enquanto outras têm apenas alguma "fraqueza" específica relacionada ao assunto. Determine qual área você gostaria de aperfeiçoar. Se houver diversas áreas a serem melhoradas, talvez seja melhor abordar uma de cada vez.
  • Por exemplo, talvez você tenha pouco autocontrole na hora de comer, e isso esteja afetando sua qualidade de vida e saúde geral.
  • Ou talvez tenha dificuldade para controlar gastos, fazendo com que seja difícil economizar para eventos e itens "grandes" ou importantes.

2

Crie uma escala para avaliar sua força de vontade. Você poderia elaborar uma escala de um a dez, na qual um represente uma indulgência completa com o item específico que você estiver tentando evitar e dez, uma adesão estoica às regras rígidas impostas por você mesmo. Você também poderia criar uma escala mais simples, com alguns níveis: "nada, um pouco, além da conta, muito". Essa escala pode ter diferentes formas e oferece uma chance de autoavaliação.
  • Por exemplo, se em uma determinada semana você fizer um estoque de doces e escapar para a lanchonete mais próxima todos os dias, poderia acabar com uma nota um ou dois dentro de uma escala de um a dez.
  • Se comprar produtos dos quais não precisa só porque estavam em liquidação, ou fizer compras online e gastar dinheiro em itens supérfluos apenas para aliviar o tédio, você poderia ficar com a classificação "nada" em uma escala de força de vontade relacionada ao controle dos gastos.


3

Defina uma meta de longo prazo para a mudança. O primeiro passo para melhorar a si mesmo é estabelecer uma meta para a mudança. O objetivo deve ser claro, especifico e atingível. Se a meta for muito vaga ou não puder ser mensurada, será difícil determinar  quaisquer progressos.

  • Por exemplo, um objetivo vago demais relacionado ao impulso alimentar seria "comer de forma saudável". Esse conceito é relativo e será difícil determinar quando o nível "saudável" foi alcançado. Uma meta mais concreta seria "perder 18 quilos através de uma alimentação saudável", "entrar em um vestido novo, tamanho 38", ou até mesmo "acabar com o vício em açúcar".
  • Uma meta muito vaga relacionada aos gastos seria "lidar melhor com o dinheiro". Novamente, essa meta não é clara ou mensurável. Um objetivo melhor seria "economizar 10% de cada salário", "juntar 9.000 reais na poupança" ou "pagar toda a dívida dos cartões de crédito".


4

Defina objetivos secundários de curto prazo. Uma das melhores formas de avançar em direção a um grande objetivo (que talvez até pareça grande demais) é estabelecer metas secundárias de curto prazo ao longo do caminho. As metas de curto prazo também devem ser específicas e mensuráveis e deverão levá-lo em direção ao objetivo final a longo prazo.
  • Por exemplo, se você estiver tentando perder 18 quilos, o primeiro objetivo a curto prazo poderia ser "perder 4,5 quilos", "exercitar-se três vezes por semana" ou "comer sobremesa apenas uma vez por semana".
  • Se estiver tentando economizar 9.000 reais, o primeiro objetivo a curto prazo poderia ser "economizar 1.500 reais", "comer fora apenas duas vezes por semana" ou "assistir a filmes em casa em vez de ir ao cinema".
Fonte: Wikihow

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário