terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

A superação do câncer de mama em meio a descoberta de uma gravidez marcou



Natural de Alagoinhas, formada em odontologia, Daniela sentiu o chão lhe faltar ao ter o diagnóstico de um carcinoma mamário, após ter descoberto um nódulo em um autoexame na mama.

Em 12 de janeiro de 2010 a renomada dentista Daniella Barreto com 35 anos na época , descobriu que estava grávida de seis semanas do seu segundo filho. Alegria da gestação desejada e planejada que permeou seu ser, se desfez rapidamente após a constatação de que o nódulo que sentiu através de um autoexame na mama, era um câncer no seio esquerdo.
 A descoberta da doença, segundo a dentista, trouxe muitos questionamentos: “faltaram pernas, parecia que flutuava e que não era verdade, pensei logo: porque eu? Momentos difíceis assim, se tornam mais amenos pela presença de pessoas que nos amam: familiares e amigos… Mas a sensação de solidão vem a sua mente, por que a luta é sua! Só quem passa por isso consegue entender o que estou dizendo, sem falar na vida sendo gerada em meu corpo.”
Diante do agravamento da doença, o médico teve que  apresentar  duas opções para Daniela: a retirada de um quarto da mama com interrupção da gravidez; ou a mastectomia, que é a retirada  total do seio, mantendo a gestação. “Optei pela mastectomia!Não me importava com estética, com cabelo caindo com  nada, a única coisa que sempre quis foi meu filho vivo e saudável.”


A cirurgia foi realizada em 03/02/2010 com oito semanas de gestação. Aguardei por ordens médicas as quinze semanas de gestação para iniciar a quimioterapia. Foram seis sessões de 21 em 21 dias, finalizando a última sessão em 28/06/2010.

Graças à Deus meu filho nasceu em 27 de agosto de2010, seu nome é Leonardo, uma criança linda, saudável e perfeita, hoje com 6 anos de idade, junto com meu mais velho Gabriel(14).

 

Durante todo este período de luta, a dentista conta que sempre se manteve confiante no sucesso do tratamento. Ela considera que :“ é muito importante não perder o equilíbrio, confiar em Deus, ter fé e afastar pensamentosnegativos que podem contribuir para o sucesso do tratamento de um câncer, que junto com o do colo do útero, ainda causa morte de muitas mulheres no Brasil.”

Hoje a Odontológa dá entrevista em rádios e emissoras de TV, levando sua história para maior quantidade possível de mulheres, destacando a importância do diagnóstico precoce ao primeiro sinal de alteração mamária, que segundo dados do CICAN(Centro Estadual de Oncologia), quando o câncer é identificado no inicio, tem 95% de chance de cura.
“Vale a pena lutar e acreditar na cura desta doença tão temida. Aprendi muito com tudo isso que passei… Foi uma grande lição de vida! Hoje, procuro ser uma pessoa melhor, mais feliz, com menos stress, priorizando uma alimentação mais saudável e a prática de exercícios físicos. Agradeço à Deus pelo meu marido, filhos e família, que estiveram todo tempo ao meu lado, me dando forças para prosseguir”.

  
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário