sábado, 2 de fevereiro de 2019

Exercícios físicos evitariam 10 mil casos de câncer no Brasil


MAIS DE 8 MIL CASOS DE CÂNCER EM MULHERES PODERIAM SER EVITADOS POR ANO COM AUMENTO DA ATIVIDADE FÍSICA (FOTO: AMANDA MILLS/PUBLIC HEALTH IMAGE LIBRARY/CREATIVE COMMONS)

Uma nova pesquisa sugere que realizar atividades físicias poderia evitar cerca de 10 mil casos de câncer no Brasil. Já existem evidências que os exercícios estão associados com a redução do risco de câncer de mama (pós-menopausa) e cólon.
O estudo concluiu que até 8,6 mil casos de câncer em mulheres, e 1,7 mil casos de câncer em homens poderiam ser evitados por ano com aumento de exercícios. Esses valores correspondem a 19% da incidência de câncer de cólon e 12% da incidência do câncer de mama no Brasil.
Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo poderiam ter o maior número de cânceres prevenidos, com 1.244 e 2.587 casos, respectivamente.
Os dados são de uma pesquisa inédita, publicada na revista científica Cancer Epidemiology, e realizado pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e com Universidade de Queensland, na Austrália. 
Na análise, os pesquisadores estimaram a proporção e o número de casos de câncer de mama e cólon que poderiam ser prevenidos no país por meio do aumento de atividade física na população. Eles utilizaram dados da última Pesquisa Nacional de Saúde, conduzida em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
O relatório apontou que cerca de metade dos brasileiros não praticam pelo menos 150 mintuos de exercícios por semana. Esse tempo é o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentro da estatística, 51% das mulheres fazem alguma atividade, contra 43% dos homens.
A partir dessas informações e de dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, os autores estimaram diferentes cenários de prevenção de câncer por meio da atividade física.
A pesquisa ainda indicou que 2.300 casos da doença seriam evitados por ano se a recomendação de exercícios da OMS fosse seguida. Além disso, 500 casos de câncer seriam evitados por ano por meio do aumento do nível de atividade física das mulheres a nível observados nos homens.
Fonte: Galileu
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário