segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

DEPRESSÃO E MUSICOTERAPIA




Pessoas que têm depressão são diagnosticadas assim por terem uma profunda tristeza e não serem motivadas a agir, geralmente por terem passado por problemas sociais e pessoais. Já que os depressivos possuem uma dificuldade de comunicação verbal, a musicoterapia passou a ser utilizada no tratamento dos mesmos.

Neste tipo de tratamento, o objetivo é de que a pessoa volte a ter uma autoestima positiva, melhorando assim seu canal de comunicação com a sociedade, chegando até a não depender mais (ou pelo menos, diminuindo a dosagem) de antidepressivos e remédios que causam dependência.

Nas sessões, o paciente é estimulado a tocar instrumentos e a explorar a música através do corpo todo, fazendo com que elementos guardados em seu ser se manifestem de forma verbal ou não verbal. 

Em um estudo realizado na Finlândia, os pesquisadores constataram que depois de três meses os participantes tratados com a musicoterapia demonstraram uma melhora superior ao daqueles que receberam somente o tratamento padrão, com psicofármacos. Eles apresentavam significamente menos sintomas de depressão e de ansiedade.



Fonte: Hilaracrestana

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário