Você pode ter ouvido falar de "fitonutrientes" e como eles são bons para a saúde geral. Mas o que exatamente são os fitonutrientes e por que eles são absolutamente vitais para prevenir doenças e manter a saúde vital neste mundo moderno?
Por que precisamos de fitonutrientes hoje
Os fitonutrientes dão às plantas a sua cor, bem como o seu sabor e cheiro distintos.Eles também podem ser pensados como parte do "sistema imunológico" da planta; eles ajudam a proteger a planta de predadores como insetos e fungos.
Felizmente, os fitonutrientes nas plantas são projetados para ajudar os seres humanos também . Como antioxidantes, eles nos protegem dos danos oxidativos causados por poluentes ambientais em nosso ar, água e alimentos, bem como escolhas de estilo de vida estressantes. Em geral, os especialistas concordam que a melhor maneira de obter antioxidantes suficientes é consumi-los em alimentos integrais, em vez de obtê-los em forma de suplemento sintético.
De acordo com uma análise de 2014 publicada no Journal of Complimentary and Integrative Medicine:
Os fitonutrientes são os nutrientes das plantas com atividades biológicas específicas que apoiam a saúde humana ... Eles [têm] efeitos farmacológicos específicos na saúde humana, como anti-microbianos, anti-oxidantes, anti-inflamatórios, antialérgicos, anti-espasmódicos, anti-câncer, anti- Envelhecimento, hepatoprotectores, hipolipemiantes, neuroprotectores, hipotensivos, diabetes, osteoporose, estimulante do SNC, analgésico, proteção contra carcinogênese induzida por UVB, imuno-modulador e carminativo.
Não há dúvida de que mais toxinas no ar, na alimentação e na água, bem como pelo enorme esgotamento global do solo, deixaram nossos corpos famintos por substâncias naturais como estas que podem nos ajudar a desintoxicar e curar . Uma meta-análise realizada pela Universidade do Texas estudou 43 legumes e frutas comuns cultivadas nos EUA entre 1950 e 1999. Eles descobriram "declínios confiáveis" em nutrientes de todos os tipos, desde o milho até as cenouras. De acordo com alguns especialistas em nutrição, agora leva mais de 25 xícaras de espinafre de hoje para igualar a densidade de nutrientes de um copo a partir de 1950.
Para obter os produtos mais nutrientes e densos para a sua mesa de jantar, certifique-se sempre de que as frutas e vegetais que você compra são orgânicos e não-OGM. Se você tem um mercado de fazendeiros em sua região, considere fazer uma visita. Fale com o representante da fazenda e pergunte sobre suas práticas crescentes antes de comprar. E sempre que possível, vá para variedades de produção de herança como cenouras, milho e abóbora; Estudos mostraram que a densidade de nutrientes das variedades de herança produzida localmente é significativamente maior que os tipos mais típicos, mesmo que sejam orgânicos.
As muitas faces dos fitonutrientes
Acredite ou não, a medicina convencional não considera os fitonutrientes como essenciais para a saúde humana - mesmo que haja mais de 13.000 estudos registrados com os Institutos Nacionais de Saúde que tenham que ver com seus benefícios para a saúde (incluindo 2.500 estudos sobre câncer!). Além disso, aproximadamente 40% dos medicamentos convencionais atualmente em uso são baseados em substâncias vegetais.
VOCÊ não precisa ser enganado pelo pensamento de trás do modelo médico alopático, no entanto. Os fitonutrientes são vitais para a saúde em geral, e podem até prevenir e curar condições específicas. Abaixo está uma listagem dos tipos mais comuns, onde eles podem ser encontrados, e quais os seus benefícios para a saúde.
Carotenóides . O tipo de carotenóide mais reconhecido é o beta-caroteno.Cenouras e couves estão entre as plantas com as maiores quantidades de beta-caroteno. O betacaroteno foi encontrado para reduzir o risco de certos tipos de câncer, especialmente o câncer de pulmão , e também pode ser benéfico para a saúde dos olhos.
Outro benefício importante do beta-caroteno é que ele finalmente se converte em vitamina A, o que desempenha um papel importante na saúde reprodutiva, cerebral e do sistema imunológico. A evidência mais recente disso apareceu em um estudo de maio de 2017 realizado pela Universidade Johns Hopkins, Bangladesh, que descobriu que a suplementação de vitamina A aumentou significativamente a realização escolar em escolares.
Fitoestrógenos . Ao contrário da opinião popular, não tem nada a temer de fontes naturais saudáveis de estrogênio leve - e isso vale para os efeitos leves de "imitação de estrogênio" encontrados nos fitoestrógenos também. Isso ocorre porque os fitoestrógenos baseados em plantas ajudam a liberar Xenoestrógenos , estrogênios altamente agressivos que são criados no organismo por toxinas estrangeiras. Os fitoestrógenos povoam os locais receptores de estrogênio com a forma mais suave de estrogênio (principalmente estriol). Sem lugar para ir, os Xenoestrógenos são liberados do corpo. Os fitoestrógenos baseados em plantas são encontrados em linho e leguminosas, entre outras plantas.
Flavonóides . Existem mais de 6.000 tipos de flavonóides identificados nas plantas, incluindo quercetina, kaempferol e catequinas. Todos os flavonóides contêm a capacidade de eliminar os radicais livres do corpo de forma muito eficaz.Eles também são conhecidos por seus efeitos anti-inflamatórios. A quercetina, em particular, tem sido conectada à inflamação mais baixa, a redução das alergias, saúde cardíaca, prevenção do câncer e alívio da dor em vários estudos.
Resveratrol . Resveratrol é um antioxidante super-alto que pode ser encontrado em frutas e vegetais de cores vivas, especialmente em bagas e uvas. Resveratrol tem muitos benefícios para a saúde , incluindo ajudar com a saúde cardiovascular.Talvez o benefício mais significativo, no entanto, seja suas propriedades protetoras contra o câncer, em particular o efeito que parece ter nas células-tronco cancerígenas. As células-tronco são como "ardósias em branco" que podem lançar as bases para muitos tipos diferentes de cânceres. Eles desempenham um papel importante na metástase do câncer e, infelizmente, os tratamentos tradicionais contra o câncer não têm efeito neles. Pesquisa realizada em 2011 na Southern Illinois University School of Medicine descobriu que o resveratrol foi capaz de induzir câncer de morte de células-tronco através da síntese lipídica.
Terpenes . Terpenos são o que produzem aromas em frutas e vegetais. Muitos destes aromáticos, que são os principais ingredientes nos óleos essenciais, também possuem potentes propriedades imunitárias, de equilíbrio hormonal e antiinflamatórios. E alguns, como limoneno e pinene, foram mostrados em estudos de pesquisa para promover a "morte celular de câncer". Existem dezenas de terpenos encontrados em plantas aromáticas, como limões, coentro, incenso e cannabis (mais sobre isso abaixo).
Um dos mais importantes ainda pouco conhecidos terpenos para a saúde é myrcene. Myrcene é encontrado na cannabis, bem como em mangas, kumquats, eucaliptos e citrinos . Um estudo de 2012 realizado na Universidade Texas A & M encontrou o myrceno, juntamente com limoneno e outros terpenos, em kumquats instigados "apoptose" (isto é, morte celular de câncer) e também reduziram os marcadores inflamatórios. O Myrcene também é útil para dor e insônia e ajuda a reduzir a resistência à barreira hematoencefálica, o que permite que outras substâncias de cura, como outros fitonutrientes, sejam absorvidas de forma mais eficaz.
Glucosinolatos . Os glucosinolatos são poderosos anti-oxidantes e os estudos se concentraram particularmente na sua capacidade de lutar tanto contra os cânceres reprodutivos (como a mama e a próstata), bem como os desequilíbrios do sistema endócrino que podem levar à doença da tireóide e ao câncer. Glucosinolatos são comumente encontrados em vegetais cruciferantes como brócolis, couve-flor e repolho. O sulforafano nos brotos de broccolisprovou ser especialmente preventivo contra o câncer, graças aos muitos estudos realizados desde meados da década de 1990 pelo Dr. Paul Talalay da Universidade Johns Hopkins. O sulforafano mostrou-se alvo de células-tronco cancerígenas. Além disso, ensaios clínicos de Fase 1 interessantes que estudaram seu efeito na doença falciforme começaram na universidade de Duke em 2016.
Ácidos graxos ômega-3 . Omega-3s também são conhecidos como "ácidos graxos poliinsaturados essenciais", ou PUFAs. Eles são necessários para a digestão saudável, bem como para o desenvolvimento muscular e atividade, mantendo boa visão, saúde neurológica (como boa memória), coagulação do sangue e uma série de outras funções no corpo. Fontes baseadas em plantas de ácidos graxos ômega-3 incluem nozes, linhaça e folhas verdes. Note-se que, embora os ômega-3 à base de plantas contenham ácido alfa-linolênico (ALA), eles não contêm DHA e EPA. Estes são encontrados apenas em peixes de água fria.
Probióticos . Os probióticos são as bactérias "boas" que seu trato digestivo, sistema imunológico e todo o corpo precisam para manter a saúde ideal e prevenir a doença. Os desequilíbrios no "microbioma intestinal" foram conectados a respostas auto-imunes e inflamação aguda. Os probióticos podem até contribuir para prevenir o câncer.Um estudo em animais de 2016 descobriu que a introdução de probióticos antes da inoculação de células cancerosas resultou em uma redução de 40% no crescimento tumoral quando comparado ao grupo controle.
A melhor maneira de receber o benefício dos probióticos baseados em plantas é ingerir vegetais "cultivados" ou fermentados, incluindo kimchi cru, chucrute, picles azedos e azeitonas. A espirulina mostrou aumentar o crescimento de probióticos saudáveis, como L. acidophilus e pode ser um grande contra-efeito dos efeitos colaterais dos antibióticos.
Cannabis é um "super-curador" de quem chegou o tempo?
A planta de cannabis certamente está gerando muito debate no momento nas arenas políticas e de saúde. No entanto, aqui estão alguns fatos a considerar:
- Os antigos profissionais da medicina chinesa começaram a usá-lo há milhares de anos.
- Contém muitos dos tipos de fitonutrientes mencionados acima, incluindo fitoestrógenos, carotenóides, flavonóides e terpenos-chave como myrceno, limoneno e pineno.
- Tem sido o tema de centenas de estudos globais revisados por pares confirmando sua eficácia para tudo, desde degeneração macular e PMS até câncer.
- Contém 8 aminoácidos, tornando-se uma fonte completa de proteína.
- Contém minerais essenciais essenciais como magnésio, ácido fólico, ferro, potássio, riboflavina, niacina e tiamina.
- Quando ingerido como um alimento vegetal inteiro, é uma ótima fonte de fibra.
Quando nossas instituições de saúde irão despertar o poder dos fitonutrientes em geral, e aqueles que se encontram nesta planta de cura em particular?
A boa notícia é que o conhecimento do consumidor está crescendo. De acordo com um estudo realizado pelo National Institutes for Health, em 2007 cerca de 40% dos adultos usaram algum tipo de " medicina complementar ou alternativa"(CAM). Entre os pacientes com câncer, a média foi de 31%, com porcentagens em alguns países como Alto como 64%, de acordo com uma Universidade de São Jorge, estudo de Londres nesse mesmo ano. Muitas das modalidades naturais utilizadas na CAM envolvem mudanças na dieta para incluir mais substâncias vegetais ricas em fitonitrientes.
Fonte: The truth about cancer (tradução google)
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas
e não devem substituir consultas com médicos especialistas
Required by the FDA
e não devem substituir consultas com médicos especialistas
Required by the FDA
This
website is for educational purposes only. It is not intended as a
substitute for the diagnosis, treatment, and advice of a qualified
licensed professional. This site offers people medical information and
tells them their alternative medical options, but in no way should
anyone consider that this site represents the practice of medicine. This
site assumes no responsibility for how this material is used. Also note
that this website frequently updates its contents, due to a variety of
reasons, therefore, some information may be out of date. The statements
regarding alternative treatments for cancer have not
been evaluated by the Food and Drug Administration.
Nenhum comentário:
Postar um comentário