A única certeza que temos sobre a vida é que ela chega ao fim, e a nossa consciência da mortalidade pode ser assustadora. Quando crianças, chegamos a pensar que a vida pode durar para sempre, mas há certas desventuras ao longo do caminho que nos fazem perceber que somos, de fato, mortais
.
Perder um amigo ou ente querido, ou simplesmente o passar do tempo nos fazem entender que a morte é real. Para a maioria de nós, a morte é algo assustador, e isso acontece porque há muitas coisas que queremos fazer na vida antes do fim. Além disso, temos em mente que é um salto para o desconhecido, o que geralmente causa medo
.
Pode ser que alguns de nós tenhamos filosofias ou opiniões pessoais sobre o que acontece depois que morremos, enquanto outras pessoas não. Independentemente do que pensemos sobre a morte como indivíduos, há uma mudança significativa em relação a isso – a passagem de uma vida a um estado desconhecido. Tenho certeza de que você já sabe, mas mudanças na vida podem ser associadas a elementos de dor e perda, mesmo se elas forem positivas ou negativas.
A realidade da vida nos dá a opção de uma dura escolha. Podemos viver nossos dias sob um estado constante de medo do inevitável, ou podemos decidir viver sem nos preocupar com isso, que, no fim das contas, não temos a menor possibilidade de controlar.
Ao contrário da ficção científica, máquinas do tempo não existem, portanto não há absolutamente nada que possamos fazer a fim de mudar o que aconteceu no passado. Da mesma forma, apesar de podermos moldar nosso futuro a um determinado grau usando o poder de nossos pensamentos, há também muitas variáveis que estão fora de controle, então não vale a pena se preocupar.
Pense no futuro como se fosse uma viagem de carro que não saiu exatamente como o planejado. Talvez você tenha precisado parar para abastecer, trocar um pneu furado ou pegar um desvio. Apesar de todos esses fatores terem mudado sua hora de chegada, você conseguiu chegar ao seu destino, embora mais tarde que o esperado. Seu futuro é a jornada com o carro, e as coisas que deram errado ao longo do caminho são simplesmente obstáculos que a vida te impõe.
É incrivelmente triste pensar que tanta gente deixa de desfrutar de toda uma vida porque não aproveita o presente – a única coisa que temos um mínimo de controle – porque está presa ao passado, ou se preocupando demais com o que ainda está por vir. Mantenha o presente à frente de sua mente, porque você só pode dar o seu melhor agora. Viva esse momento da forma que você achar melhor, em vez de adicioná-lo a sua lista de arrependimentos (não que você precise se arrepender de alguma coisa em momento algum...).Aproveite ao máximo o presente momento
Em poucas palavras, para aproveitar ao máximo o presente momento, você precisa fazer questão de estar nele. Um fantástico exemplo é sua ida ao trabalho. Pense em quantas vezes você chega ao seu local de trabalho sem nenhuma memória consciente do itinerário que acabou de completar. Isso acontece porque você está propenso a pensar em mil outras tarefas a terminar em determinado dia.
As incessantes tentativas de multitarefas e pensar somente no futuro estão, na verdade, acelerando a morte de pessoas - muitos acidentes acontecem porque um motorista estava distraído em vez de focar somente em dirigir!
Usando o exemplo anteriormente mencionado, fazer questão de estar no presente momento lhe permitirá perceber o cenário atual, mudanças nos negócios e até mesmo casas que você nunca notou, além de muitos outros detalhes que poderiam passar despercebidos.
ConclusãoApesar da ênfase em viver o presente para dispersar os medos da morte, certamente há momentos em que precisamos olhar nosso passado ou planejar o futuro. O segredo é não se sobrecarregar de arrependimentos ou se preocupar em demasia com o que está por vir, pois isso te levará à estaca zero. Mantenha em mente que todos somos seres mortais, mas também saiba que a vida é curta demais para se aterrorizar com isso, que é algo que não temos o menor controle! E por último, mas não menos importante, lembre-se de ser grato pela oportunidade de ter uma vida, acima de tudo. Fotos: Deposit Photos
Fonte: Tudo por email.
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não
devem substituir consultas com médicos especialistas
Nenhum comentário:
Postar um comentário