quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Cirurgia científica: 'Com que rapidez os tumores se desenvolvem?'

Post:  Science Surgery: ‘How quickly do tumours develop?’

 

Células de câncer de pulmão sob um microscópio. Crédito: Unidade LRI EM

Nossa série de cirurgia científica responde às suas perguntas sobre ciência do câncer.

Kathryn perguntou: “Com que rapidez os tumores se desenvolvem?”

A resposta curta é que varia de tumor para tumor. Mas, no geral, é mais lento do que você imagina.

De acordo com o professor Trevor Graham, um especialista em evolução do câncer financiado pela Cancer Research UK, a melhor evidência para o fato de que a maioria dos cânceres cresce lentamente vem do rastreamento. Os programas de rastreamento que temos no Reino Unido funcionam “porque há um longo período em que um tumor pode começar a se desenvolver, mas ainda não se tornou perigoso”, diz ele.

Veja o exame de intestino, por exemplo. Para cada câncer detectado durante o rastreamento do câncer de intestino, quatro tumores iniciais chamados adenomas são detectados . Embora a maioria nunca venha a se tornar câncer, alguns o farão.

“Parece que o crescimento do tumor começa em muitas pessoas, mas nunca chega ao estágio do câncer”, diz Graham. “Isso realmente indica que o crescimento costuma ser lento”.

E isso não se aplica apenas ao câncer de intestino. Tendências semelhantes são vistas no câncer de mama, em que 1 em cada 4 cânceres de mama detectados durante o rastreamento nunca teriam causado problemas , o que indica que têm crescimento lento.

E mesmo com cânceres que muitas vezes parecem ter crescimento rápido e agressivo, como o câncer de pâncreas, Graham diz que isso pode ser apenas o ponto em que são detectados.

“Achamos que os cânceres de pâncreas costumam ser detectados bem tarde, por isso estão crescendo e evoluindo há algum tempo. Pode haver uma fase de desenvolvimento longa e bastante lenta, mas a primeira parte é invisível para nós ”, diz ele.

Mas, como todas as boas regras práticas, existem exceções. Graham trabalha com pessoas com doenças inflamatórias do intestino, que têm um risco maior de câncer de intestino e que recebem exames intestinais mais regulares. Isso dá aos pesquisadores uma ideia melhor de quando os tumores começaram a crescer.

“ Cerca de 1 em cada 6 cânceres se desenvolve nos 3 anos entre as telas ”, diz ele. “Eles não estarão lá na primeira vez que testarmos, mas irão se desenvolver antes da segunda vez. Então, eles se desenvolveram de forma relativamente rápida. ”

A questão então é: o que decide com que rapidez um tumor se desenvolve?

Voltando no tempo

Há um conjunto crucial de ingredientes necessários para que uma célula se torne cancerosa, sobre o qual já escrevemos .

Uma célula acumula erros em seu DNA, o que faz com que um gene ou um conjunto de genes dê errado. E como as células têm mecanismos de segurança que funcionam para impedir o crescimento e a divisão das células mais do que deveriam, várias falhas precisam aparecer antes que uma célula ultrapasse a borda e se torne cancerosa.

A rapidez com que essas falhas aparecem, e quais tipos de falhas aparecem, pode ajudar a determinar a velocidade de desenvolvimento de um tumor.

Cientistas financiados pela Cancer Research UK descobriram que o câncer renal geralmente se enquadra em uma das 3 categorias , com base na quantidade, tipo e variedade de danos genéticos que as células cancerosas têm. E isso está ligado à forma como os cânceres se comportam.

Alguns cânceres renais não têm muitos danos genéticos, produzindo tumores de crescimento lento que dificilmente se espalharão. Na outra extremidade do espectro estavam os tumores agressivos e de crescimento rápido, que normalmente têm muitas mudanças genéticas dentro das células que os levam a crescer rapidamente e se espalhar no início de seu desenvolvimento.

Ler o DNA de um câncer pode nos ajudar a entender quando ele começou a se desenvolver.

o ler o DNA de um câncer, os cientistas podem fazer o relógio voltar ao seu início.

“Os cientistas podem estimar a idade do câncer usando algo chamado 'relógio molecular'”, disse Graham. “Eles podem estimar a frequência com que as falhas aleatórias de DNA ocorrem e então comparar com quantas falhas são encontradas em um tumor específico - e isso pode dar a eles uma estimativa da idade do tumor.”

Os cientistas descobriram que, para a maioria dos cânceres de mama e intestino, os tumores começam a crescer cerca de dez anos antes de serem detectados . E para o câncer de próstata, os tumores podem ter muitas décadas.

“Eles estimam que um tumor tinha 40 anos. Às vezes, o crescimento pode ser muito lento ”, diz Graham.

Então, o que podemos fazer com essas informações?

Conhecimento é poder

Para Graham, estudar os relógios do câncer pode ajudar a diagnosticar mais tumores mais cedo.

“Se soubermos quanto tempo um tumor leva para se desenvolver e quando é provável que comece, saberemos quando começar a procurar nas pessoas os primeiros sinais de câncer. Isso pode nos ajudar a criar melhores programas de triagem. ”

Esse tipo de pesquisa também pode ajudar a personalizar o tratamento. Usar o código de DNA de um câncer para prever como ele poderia se comportar daria aos médicos a oportunidade de ajustar o tratamento de cada pessoa. E também decida quando o tratamento não é necessário.

Ainda não chegamos lá, mas a equipe de Graham está trabalhando para fazer previsões como essa realidade .

“Isso nos ajudaria a obter o diagnóstico e o tratamento corretos e a reduzir o número de pessoas cujos cânceres não são tratados de maneira agressiva. Mas, igualmente importante, reduziria o número de pessoas que são diagnosticadas e tratadas em excesso por um câncer de crescimento lento que nunca causaria dano. ”

Katie

Gostaríamos de agradecer a Kathryn por fazer essa pergunta. Se quiser nos perguntar algo, poste um comentário abaixo ou envie um e-mail para  sciencesurgery@cancer.org.uk com sua pergunta e nome. 

Fonte: CRUK

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário