As vitaminas são nutrientes necessários ao corpo, mas que não são ou são fabricadas em quantidades insuficientes pelo nosso organismo. Por isso, saber onde podemos encontra-las e a importância delas dentro do organismo se torna de extrema relevância para a construção de uma dieta equilibrada, garantindo dessa forma, que não falte nenhuma vitamina ao nosso corpo.
As vitaminas estão envolvidas em diferentes papeis no nosso corpo, além de manter o funcionamento do organismo em ordem, elas também pertencem a um grupo de nutrientes orgânicos que proveem o bem-estar físico e mental. Por isso devem ser ingeridas diariamente em porções adequadas.
A quantidade a ser ingerida varia conforme a idade, sexo e grau de atividade da pessoa. As doses de vitaminas devem ser aumentadas e reforçadas em gestantes lactantes e pessoas com a saúde debilitada, explica o nutrólogo Dr. André Veinert.
As vitaminas são classificadas de acordo com as substâncias que as dissolvem. As vitaminas A, D, E são lipossolúveis, ou seja, solúveis em gordura. Se ingeridas em excesso, podem prejudicar o organismo. Já a vitamina C e as do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 8 e 9) são hidrossolúveis (solúveis em água). Elas são excretadas pelos rins e podem ser consumidas diariamente.
Vitamina deve ser consumida na medida certa
A ausência da vitamina pode ocorrer pela falta de alimentos da dieta das pessoas. Essa carência de nutrientes pode causar a famosa “cegueira noturna”, a qual, se não for tratada, pode provocar lesões na córnea e deixar a pessoa cega. Além desta consequência, o sistema imunológico na infância pode ser afetado e assim levar à morte por infecções, já que o combate sem a vitamina A, mostra-se mais difícil.
Mas as vitaminas são importantes na medida certa, tendo a quantidade calculada pela idade e necessidade de cada pessoa. O excesso de vitamina A pode causar pele seca, dores nos ossos e articulações, tontura, queda de cabelo, entre outros.
Saiba quais são as principais vitaminas e suas funções.
Vitamina A
Possui um papel muito importante na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele.
Onde pode ser encontrada: alimentos de origem animal, vegetais folhosos verde-escuros, frutas amarelo alaranjadas.
Vitamina D
É fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando na prevenção de doenças como raquitismo, osteomalácia e osteoporose.
Onde pode ser encontrada: óleo de fígado de peixe, manteiga, nata, gema de ovo e salmão.
Vitamina E
Está relacionada à prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo, tais como envelhecimento, câncer, doença cardiovascular, entre outras.
Onde pode ser encontrada: amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, gema de ovo, nozes e gérmen de trigo.
Vitamina C
Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxilia no processo de absorção do ferro pelo organismo, no combate ao estresse e age como antibiótico natural.
Onde pode ser encontrada: abacaxi, morango, limão, laranja maracujá.
Vitamina K
É importante para uma boa coagulação sanguínea, estando presente na gordura dos alimentos especialmente de origem vegetal.
Onde pode ser encontrada: alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes como couve, brócolis e salsa.
Vitamina B12
Está associada ao funcionamento de todas as células e também do tecido nervoso. Sua ausência pode provocar alterações neurológicas e o desenvolvimento de anemia megaloblástica.
Onde pode ser encontrada: fígado e rim, leite, ovos, peixe, queijos e carnes.
Vitamina B1 (Tiamina)
Mantém o sistema nervoso e circulatório em bom funcionamento e auxilia na formação do sangue e no metabolismo de carboidratos. Previne o envelhecimento, melhora a função cerebral, combate a depressão e fadiga.
Onde pode ser encontrada: vegetais de folhas, berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves.
Vitamina B2 (Riboflavina)
Previne catarata, ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina.
Onde pode ser encontrada: vegetais, grãos integrais, leite e carnes.
Vitamina B3 (Nicotinamida)
Reduz os triglicerídeos e colesterol e auxilia no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico.
Onde pode ser encontrada: levedura, carnes magras de bovinos e de aves, fígado, leite, gema de ovos, cereais integrais, vegetais de folhas, aspargos, cenouras, batata-doce, frutas secas, tomate e abacate.
Vitamina B5 (Ácido pantotênico)
Auxilia na formação de hemácias e na desintoxicação química. Previne degeneração de cartilagens e ajuda na construção de anticorpos.
Onde pode ser encontrada: carnes, ovos, leite, grãos integrais e inteiros, amendoim, levedura, vegetais, algumas frutas, geleia real.
Vitamina B6 (Piridoxina)
Reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico. Além disso, alivia enxaquecas e náuseas.
Onde pode ser encontrada: cereais integrais, semente de girassol, soja, amendoim, feijão, aves, peixes, frutas e vegetais.
Vitamina B7 (Biotina)
Promove o crescimento celular, auxilia na produção de ácidos graxos e redução de açúcar no sangue. A vitamina B7 previne a calvície e também alivia dores musculares.
Onde pode ser encontrada: carne de aves, fígado, rins, gema de ovo, couve-flor, ervilha.
Vitamina B9 (Ácido fólico)
Promove a saúde dos cabelos e da pele. A vitamina B9 fornece nutrientes para garantir a manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso e ajuda no combate ao câncer de mama e cólon.
Vitamina B12 (Cobalamina)
Age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele. Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, deve-se tomar um suplemento alimentar para evitar a anemia e outras complicações.
Onde pode ser encontrada: fígado, rins, carnes, peixes, ovos, leite e queijos.
A melhor forma de obter as vitaminas necessárias ao nosso organismo e em quantidades ideais é seguir uma dieta balanceada e tentar sempre diversificar a sua alimentação, montando sempre um prato colorido. Quer saber mais dicas sobre alimentação, saúde e bem estar? Confira o nosso blog e confira nossas postagens semanais. Boa leitura!
Fonte: Paula Tostes
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário