quinta-feira, 28 de novembro de 2019

O poder de praticar a gratidão

Post: The Power Of Practicing Gratitude     -    By Anne Iversen





Celebramos o Dia Mundial da Saúde Mental no início de outubro. Este dia é dedicado a trazer à luz a importância da saúde mental. É uma questão que chamou a atenção do mundo dos negócios.
Para ser proativo nessa área, algumas organizações estão agindo, buscando construir mais resiliência pessoal e mentalidades positivas em sua força de trabalho. Para fazer isso, muitos estão agora praticando gratidão em reuniões de negócios, e alguns até estabeleceram uma prática de afirmação positiva no trabalho.
O que descobri com minha própria experiência e com outras pessoas no mundo dos negócios que oferecem esses tipos de iniciativas de habilidades para a vida é que esses programas existem para treinar os funcionários a ter mais consciência e empoderamento pessoais. Como líderes empresariais, nós nos esforçamos para inspirar e treinar nosso pessoal para transformar seu pensamento instintivo de ser negativo em uma perspectiva muito mais consciente, curiosa e inovadora. Isso pode levar a mais sustentabilidade organizacional e felicidade pessoal. Por exemplo, uma empresa pode começar suas reuniões de negócios fazendo com que os participantes anotem e compartilhem o que agradecem como membros da equipe.
Também sabemos do livro de Rhonda Byrne, The Power, que através de nossas crenças, podemos atrair o que desejamos na vida. Em outras palavras, se praticarmos gratidão, podemos receber gratidão. Essa nova ênfase no local de trabalho está se tornando um foco emergente para as empresas, porque uma maneira de ajudar a prevenir e combater o medo e a baixa saúde mental é com gratidão, pensamento positivo e gerenciamento de pensamentos. Também foi dito que desenvolver uma mentalidade de gratidão ajuda a melhorar sua saúde geral, perspectivas, auto-estima e relacionamentos.
E quando você pratica a gratidão e a usa como um método para ajudar a remover a bagagem mental no local de trabalho, descobri que você pode acabar fortalecendo sua capacidade de se concentrar, raciocinar e cuidar dos outros. Construir uma estrutura mental para demonstrar gratidão também pode ajudá-lo a desenvolver um maior senso de satisfação no trabalho e uma visão mais otimista em geral. Essa é uma habilidade essencial da vida, pois está bem documentado que, ao praticar a mudança de hábito e a repetição, você pode alterar as vias neurais do seu cérebro e melhorar sua neuroplasticidade ou capacidade de mudar. Fazer isso leva a modificar sua saúde e bem-estar mental.
Com a gratidão nos proporcionando tantos benefícios, por que todos nós não praticamos ser mais gratos? Acredito que os motivos podem variar para profissionais ocupados. Por exemplo:
• Muitos de nós estão ocupados vivendo em um mundo acelerado, por isso nem sempre temos tempo para dar um passo atrás e pensar sobre o que somos gratos no trabalho e em casa.
• Podemos, inadvertidamente, considerar relacionamentos e pertences como garantidos. Esperamos que a bondade venha de outras pessoas com quem trabalhamos.
• Alguns de nós também lutam para viver o presente. Vivemos no passado ou nos preocupamos com o futuro, em vez de apreciar os frutos do nosso sucesso que atualmente estão à nossa frente.
• Podemos não ter tempo para praticar ser positivo e agradecido, para que isso se torne um hábito.
• Podemos ficar desconfortáveis ​​em demonstrar gratidão aos outros se isso não acontecer naturalmente.
• Os adultos costumam pensar com um viés negativo , o que significa que estamos pré-programados para procurar ameaças em nossas vidas e usar informações negativas para nos guiar, em vez de informações positivas. A boa notícia é que podemos nos reprogramar para pensar mais positivamente e ter fé em nosso futuro.
Com o entendimento de todas as vantagens de ser uma pessoa mais agradecida, vamos considerar como podemos praticar a gratidão para atrair e manifestar o que queremos em nossas vidas profissionais, em vez de permanecer no modo de contra-manifestação com pouca energia. O que se segue é um programa para ajudar você a começar:
1. Estabeleça uma prática matinal. Passe alguns minutos todas as manhãs antes de trabalhar, dizendo a si mesmo pelo que é grato e pelo que espera durante o dia. Visualize o sucesso em suas próximas atividades diárias. Pense em maneiras de mostrar gratidão a colegas de trabalho, amigos e familiares.
2. Reforce a gratidão. Pratique ser grato até pelos itens mais pequenos da sua vida e local de trabalho, como acordar de manhã, tomar café da manhã, ir ao trabalho e visitar sua família. Descobri que ter uma perspectiva positiva cheia de gratidão pode lhe dar um impulso de energia que iniciará um efeito cascata ao seu redor e ajudará a criar os resultados desejados e uma sensação de sucesso e felicidade. Comece um diário de gratidão e anote os itens pelos quais está agradecido. Você ficará surpreso ao estabelecer uma rotina de escrever seus pensamentos para ajudá-lo a refleti-los e reforçá-los, levando a uma mentalidade de gratidão mais natural.
3. Seja consciente dos seus pensamentos. Estamos programados para encontrar erros e o que há de errado em nossas vidas. Sim, ser crítico pode nos ajudar a melhorar várias coisas no trabalho, mas acredito que também pode nos levar a atrair erros e más ações. O que você nutrir é o que crescerá; portanto, concentre-se na gratidão para atrair mais daquilo que você deseja e agradece em sua organização.
4. Substitua a desordem por positividade. Durante sua sessão diária de atenção plena, visualize o que você agradece e o que deseja mais na vida e no trabalho. Remova a desordem mental cheia de pensamentos negativos e substitua a desordem por impressões mentais positivas.
Quanto mais sabemos sobre a prática da gratidão, mais entendemos que é um divisor de águas para todos nós. Reconhecer e apreciar o poder da gratidão oferece recompensas infinitas. Ao nos condicionarmos a ser mais gratos com a prática e a repetição, podemos realmente alcançar novas alturas no trabalho e em nossas vidas em geral.
Fonte: Forbes


As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário