Por que você precisa de enzimas para uma boa digestão e saúde (+ 8 sinais que você pode ter uma deficiência de enzimas)
Uma das funções críticas do corpo humano é converter os alimentos que ingerimos em substâncias menores que servem como blocos de construção metabólicos para regenerar o sangue, reparar células, construir tecido muscular e eliminar o desperdício , entre outras tarefas. Toda vez que colocamos até mesmo um pequeno bocado de comida em nossas bocas, nossos corpos iniciam uma complexa série de reações químicas que facilitam sua quebra e assimilação. A ausência desse processo que resultaria em nossa morte rápida e decadente - nossos corpos passariam fome basicamente devido à desnutrição.
Muitas vezes, quando falamos sobre como o processo funciona do ponto de vista digestivo, o ácido estomacal e as bactérias probióticas obtêm a maior parte dos holofotes . Mas há outra, talvez ainda mais importante, peça do quebra-cabeça que merece pelo menos igual atenção: enzimas.
Enzimas são os catalisadores que colocam todo o ciclo de vida em movimento, não apenas no trato digestivo, mas em todo o corpo . As enzimas são responsáveis por regular todos os sistemas do corpo e, sem elas, a vida simplesmente não poderia existir. Como resultado, uma deficiência enzimática pode ter sérias consequências para a sua saúde e bem-estar.
O que são enzimas?
Por definição, as enzimas são moléculas biológicas - principalmente proteínas e aminoácidos - que ativamente estimulam todas as várias reações químicas necessárias à vida. Tudo, desde a função de nossos sentidos e órgãos vitais até o estado de nossas mentes, hormônios e até emoções, é uma função da expressão enzimática saudável.
Não existe um único sistema do corpo que, de fato, não exija enzimas para fazer seu trabalho - é assim que as enzimas são importantes para a vida.
Acredita-se que existam 70.000 tipos diferentes de enzimas produzidas pelo organismo, cada uma delas equipada de maneira única para desempenhar seu próprio papel especial no processo metabólico . Pode ser uma surpresa, mas apenas uma porcentagem muito pequena dessas enzimas (provavelmente menos de 1%) tem algo a ver com a digestão, embora muitas delas ainda possam oferecer benefícios a esse respeito quando tomadas como suplemento alimentar.
As enzimas basicamente tornam mais fácil para o corpo realizar trabalhos que de outra forma levaria muito tempo sem eles . Eles fornecem caminhos alternativos para ocorrerem reações químicas que exigem muito menos energia. As enzimas também facilitam certos processos vitais críticos que podem nem sequer ocorrer, se não fossem capazes de superar variáveis internas de outra forma limitantes, como níveis de oxigênio, equilíbrio de pH e temperatura.
Seu Sistema Imunológico Precisa de Enzimas
Um componente crítico do sistema imunológico, as enzimas também são equipadas de forma única para lidar com bactérias, vírus e células cancerosas, devido à sua capacidade generalizada de direcionar e desvendar moléculas de proteína até o nível de aminoácidos.
Proteínas, no caso de você não estar ciente, estão na raiz de quase todas as principais condições de saúde. Eles são o próprio ofensor, como no caso de alergias alimentares, ou protegem o agressor.
Danos no DNA, inflamações crônicas, tumores cancerígenos e infecções patogênicas são exemplos de doenças que surgem devido a proteínas nocivas .
Assim, por um lado, as enzimas trabalham para melhorar a eficiência do metabolismo celular, utilizando energia de modo a facilitar um ciclo de vida de alto nível do que seria impossível sem elas.Eles também erradicam e desengatam as proteínas nocivas que contribuem e causam doenças , tornando-as uma força sistêmica tanto para a cura quanto para a regeneração.
Enzimas Digestivas vs. Enzimas Proteolíticas Sistêmicas
Você pode já estar familiarizado com enzimas digestivas, como amilase, lipase e tripsina, que ajudam a pré-digerir os alimentos antes que eles passem para o estômago e o intestino delgado, imitando as enzimas produzidas naturalmente pelo pâncreas.
Alimentos processados são alimentos mortos
As enzimas digestivas são inerentes aos alimentos crus e vivos , ajudando a aliviar o imenso fardo digestivo colocado em nossos órgãos vitais a cada vez que comemos. Esta é uma das principais razões pelas quais o consumo de alimentos altamente processados é tão problemático para a digestão e a saúde geral para pessoas e animais . Os alimentos processados são enzimaticamente "mortos" e muito difíceis de digerir e assimilar.
Enzimas Proteolíticas São Curandeiros Sistêmicos
Além da digestão, nossos corpos também dependem de enzimas que trabalham no nível sistêmico para limpar e rejuvenescer o suprimento de sangue de forma adaptativa e curar os tecidos moles por todo o corpo . Essa classe única de enzimas proteolíticas, que inclui nomes como serrapeptase, nattoquinase e Seaprose S (também conhecida como Protease S), demonstrou, cientificamente, funcionar mais em capacidade antioxidante, ajudando a:
- Manter a inflamação sob controle, destruindo fatores inflamatórios
- Melhorar a função circulatória prevenindo e dissolvendo coágulos sanguíneos
- Dissolver a placa arterial e oral
- Aumentar a imunidade
- Melhorar a capacidade de exercício e o tempo de recuperação
Como eles executam tudo isso e muito mais pode ser explicado pela sua natureza altamente adaptável. Enzimas proteolíticas são curandeiros sistêmicos que governam a totalidade da função metabólica, incluindo a expressão gênica.
E, novamente, enquanto o corpo faz essas enzimas naturalmente, muitas vezes não faça isso com eficiência suficiente para manter todos os sistemas do corpo sob controle , daí a razão pela qual muitas pessoas desenvolvem problemas crônicos de saúde: são deficientes em enzimas.
Sinais de que você pode ter uma deficiência de enzimas
É uma questão um pouco circular que destaca por que as enzimas são talvez a classe de nutrientes mais subestimada para a saúde e o bem-estar . Seu corpo exige muitos deles, tanto das variedades digestivas quanto proteolíticas, para funcionar como deveria.
Algumas dessas enzimas são fabricadas diretamente pelo organismo, enquanto outras provêm de alimentos enzimaticamente ativos - o resultado final de ter níveis ótimos de ambos são um sistema metabólico que funciona bem .
Uma dieta saudável é rica em enzimas
A única maneira de o seu corpo ter a capacidade de produzir enzimas próprias o suficiente para complementar as que vêm da comida é através da adesão estrita a uma dieta saudável.
E, no entanto, uma dieta saudável é tão benéfica quanto o seu conteúdo enzimático , uma vez que as enzimas digestivas são o que, em última análise, facilita a extração e entrega dos nutrientes alimentares que seu corpo precisa para ativar seus sistemas de produção de enzimas.
Em outras palavras, tudo começa com uma digestão saudável , que por si só depende da ingestão saudável de enzimas. Um sinal de que você provavelmente não está recebendo enzimas suficientes é a má digestão .Sintomas como indigestão e refluxo ácido são sinais quase seguros de que algo está errado na quebra enzimática e no movimento de sua comida.
Outros sinais de possível e provável deficiência enzimática incluem:
- Falta de energia e motivação
- Cérebro persistente "nevoeiro"
- Desequilíbrio hormonal
- Fadiga adrenal
- Inflamação crônica
- Sistema imunológico fraco
- Supercrescimento de levedura (ou seja, candida)
- Irregularidades intestinais (por exemplo, síndrome do intestino irritável)
Essencialmente, se você se sentir persistentemente lento, cronicamente doente de alguma forma, ou se seu corpo não estiver funcionando bem, é provável que você não esteja recebendo enzimas suficientes . Eles são muitas vezes o elo perdido por trás de condições de saúde “misteriosas” que não parecem ter uma causa, pelo menos pelos padrões convencionais, mas que persistem e persistem, não importa o que seus portadores façam para tentar superá-los.
Se isso soa como você, talvez seja hora de olhar para complementar sua dieta com mais enzimas - eles podem ser apenas o remédio que seu corpo está implorando para encontrar.
Resumo do artigo
- Enzimas são responsáveis por regular todos os sistemas do corpo. Sem eles, a vida não poderia existir.
- As enzimas são um componente crítico do sistema imunológico, devido à sua capacidade de direcionar e desvendar moléculas de proteína até o nível de aminoácidos. As proteínas estão na raiz de quase todas as principais condições de saúde.
- Enzimas digestivas são encontradas em alimentos crus e vivos. Os alimentos processados são enzimaticamente "mortos" e muito difíceis de digerir e assimilar.
- Nossos corpos também dependem de enzimas proteolíticas que trabalham no nível sistêmico para limpar e rejuvenescer o suprimento de sangue e curar os tecidos moles por todo o corpo.
- Seu corpo requer muitas enzimas digestivas e proteolíticas para funcionar adequadamente. Se você se sentir persistentemente lento, cronicamente doente de alguma forma, ou se seu corpo não estiver funcionando bem, é provável que você não esteja recebendo enzimas suficientes.
- A única maneira que seu corpo tem a capacidade de produzir o suficiente de suas próprias enzimas é através de uma dieta saudável e digestão.
- Problemas digestivos são um sinal comum de uma deficiência enzimática. Suplementar com uma fórmula enzimática de alta qualidadepode ser benéfico.
Fonte: Organixx / Tradução Google
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário