sábado, 13 de fevereiro de 2021

Tai Chi vs Yoga - o que é melhor para melhorar a saúde e o condicionamento físico

Post:  Health & Fitness

By Penny Cooper


Portanto, o assunto de hoje é tai chi vs ioga. Essas práticas antigas compartilham muitas semelhanças, mas não tanto quanto você pode pensar. Portanto, vamos decompô-lo para ajudar a descobrir qual deles se adapta melhor a você.

Você não precisa bufar para ficar em forma e saudável. Se você não está ansioso para iniciar regimes de exercícios vigorosos e intensos, as atividades de baixo impacto são uma ótima alternativa.

Embora existam dezenas de atividades diferentes de baixo impacto, falarei sobre dois métodos que usam uma abordagem mente-corpo para ajudá-lo a melhorar sua aptidão física e mental.

O que é Tai Chi?

Tai chi é uma antiga arte marcial chinesa. Está intimamente relacionado com a filosofia taiji (Yin & Yang) , daí a parte meditativa. No entanto, ele evoluiu para uma forma suave de exercício para melhorar a saúde.

Como a ioga, o tai chi é facilmente reconhecível - ele se desdobra em uma série de posturas e movimentos elegantes. Pode-se descrevê-lo como uma meditação em câmera (lenta). Existem várias formas diferentes, mas todas compartilham os mesmos princípios essenciais. É tudo uma questão de respiração controlada e movimento relaxado de uma postura para outra.

Benefícios para a saúde do Tai Chi

Tai chi parece ser tão fácil, não é? Isso faz você se perguntar se há outros benefícios para a saúde além do relaxamento e uma aparência elegante. As aparências enganam, como você descobrirá em breve.

Dezenas de estudos, como o Relatório Especial de Saúde da Harvard Medical School, mostraram vários benefícios do tai chi.

O movimento lento pode ser desafiador e aumenta a força e a resistência musculares. Não é como levantamento de peso ou corrida de longa distância, mas você sentirá e verá melhorias.

Movimentos e alongamentos dançantes e fluidos aumentarão sua mobilidade e equilíbrio.

Técnicas adequadas de respiração, concentração e uma abordagem relaxada ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.

Pode ajudar com artrite e pressão alta. Embora o tai chi não seja uma cura para essas doenças, não fará mal e pode aliviar o problema.

O tai chi é seguro para qualquer idade ou nível de condicionamento físico. Você pode escolher seu próprio ritmo e nível de dificuldade.

Prós

  • É fácil aprender
  • Além disso, melhora a força e o equilíbrio.
  • Você precisa de muito pouco equipamento (eu gosto do meu travesseiro de ioga ).
  • Maior flexibilidade e agilidade.
  • Além disso, melhora o humor e diminui o estresse.
  • Ele fornece benefícios aeróbicos.
  • Movimentos artísticos e graciosos.
  • Você pode começar em qualquer idade.

Contras

  • Pode ser difícil encontrar um bom professor por perto.
  • Algumas formas causam estresse excessivo nas articulações.

O que é ioga?

Yoga é uma prática para a mente e o corpo que remonta à Índia antiga há cerca de 5.000 anos. As práticas modernas variam muito, pois existem mais de 100 escolas e estilos diferentes.

Hatha ioga é o estilo mais comum no Ocidente. Ele se concentra em posturas e posturas chamadas asanas.

Como o tai chi, é um exercício para o corpo e a mente. No entanto, a execução é diferente. Enquanto o tai chi se concentra no movimento, a ioga é mais estática. Normalmente, envolve alongamento, segurando posturas, exercícios respiratórios e meditação.

E, como o Tai Chi, muitas pessoas adoram fazer isso ao ar livre.

Benefícios do Yoga para a saúde

Você pode encontrar milhares de artigos e testemunhos sobre os benefícios do ioga em toda a Internet. Algumas pessoas até afirmam que se você praticar ioga, conseguirá mais encontros! Embora isso possa ser um exagero, é óbvio que a ioga goza de uma grande reputação quando se trata de benefícios para a saúde.

Eu gosto de me ater a evidências sólidas e há muitas delas também. Sua flexibilidade e equilíbrio devem melhorar tremendamente se você praticar ioga. Também fortalecerá os músculos e o núcleo do corpo.

Uma combinação de exercícios, técnicas de respiração e meditação é um poderoso apaziguador do estresse.

Às vezes, a ioga pode aliviar a dor crônica. Além disso, há evidências crescentes de que a ioga pode ser um tratamento eficaz para a dor lombar .

Prós

  • Além disso, melhora a flexibilidade, equilíbrio e força muscular.
  • Necessita de pouco equipamento - uma almofada de ioga é útil.
  • Alivia o estresse.
  • Grande variedade de estilos para atender às necessidades de qualquer pessoa.
  • Ajuda com dores lombares.
  • Proteção contra ferimentos.
  • Melhoria da respiração e função pulmonar.
  • Bom para todas as idades .

Contras

  • O alongamento excessivo pode causar lesões.

Tai Chi vs Yoga, o Showdown

Embora ofereçam benefícios semelhantes, o tai chi e a ioga usam técnicas diferentes para atingir seus objetivos. Vamos mergulhar nos detalhes para ver como eles se saem em cada segmento.

Fitness e força

Embora ambas as práticas melhorem o condicionamento físico e a força, elas o fazem de maneira diferente. O tai chi é dinâmico, há um movimento constante com menos ou nenhuma retenção e pausa. Por outro lado, a ioga utiliza posturas, alongamento e menos movimento.

Os níveis iniciais de tai chi e ioga são muito fáceis, mas o ioga é um pouco mais exigente. Portanto, como um iniciante, você provavelmente melhorará seu condicionamento físico mais rapidamente se escolher a ioga. No entanto, os níveis de intensidade mais altos do tai chi incluem alguns exercícios com o parceiro e a técnica de empurrar as mãos. Essas práticas têm como alvo o coração e os pulmões, bem como grandes grupos de músculos. Portanto, estilos intensivos de tai chi podem exceder o treinamento intensivo de ioga quando se trata de preparação física.

É quase o mesmo com força. O ioga vai melhorar sua força muito rapidamente. Quanto ao tai chi, suas pernas ficarão mais fortes mais rápido do que o resto do corpo. Mais uma vez, as técnicas avançadas de tai chi desafiarão todo o corpo.

No geral, os dois métodos são decentes para um aprimoramento moderado de aptidão e força.

Flexibilidade e equilíbrio 

Movimentos suaves do tai chi o ajudarão a desenvolver a flexibilidade por meio da flexão, extensão e rotação. Seus ombros e articulações do quadril serão os mais beneficiados.

Embora o tai chi seja bom para sua flexibilidade, a ioga realmente brilha neste departamento. Uma grande variedade de alongamentos o ajudará a atingir níveis incríveis de flexibilidade. Apenas certifique-se de dar um passo de cada vez para evitar riscos de lesões.

Quanto ao equilíbrio, ambas as disciplinas são excelentes e é difícil escolher um vencedor claro.

O tai chi é uma arte dinâmica. Posturas e movimentos precisos irão desenvolver seu equilíbrio, bem como sua coordenação olho-mão.

Por outro lado, a ioga se concentra em posturas estáticas. Requer alinhamentos precisos enquanto você faz poses desafiadoras. Obviamente, seu equilíbrio estático melhorará imensamente.

Talvez, apenas talvez, eu daria uma pequena vantagem ao tai chi devido à natureza dinâmica do exercício. No entanto, ambas as artes são excelentes para melhorar o equilíbrio.

Menos estresse

O tai chi o incentiva a ficar calmo e equilibrado. Quando você combina movimentos harmoniosos com respiração e exercícios físicos adequados, é impossível não sentir alívio. Portanto, a redução do estresse e a paz de espírito vêm naturalmente. Um dos principais objetivos do tai chi é alcançar a “quietude por meio do movimento”.

A ioga leva o bem-estar emocional a outro nível. Ele utiliza técnicas de respiração e orientação para ajudá-lo a alcançar a tranquilidade máxima. Meditação e autorreflexão são partes integrantes da ioga.

Além disso, a ioga visa o alívio do estresse mais diretamente.

No final do dia, qualquer tipo de exercício é útil para reduzir o estresse e a ansiedade. Tanto o tai chi quanto a ioga são métodos excepcionais para melhorar sua saúde mental e emocional.

Na minha opinião, não há um vencedor claro aqui. Depende principalmente de suas preferências.

Tai Chi vs Yoga, as diferenças e características

A esta altura, é óbvio que o tai chi e a ioga compartilham muitas semelhanças. Vamos ver onde eles diferem significativamente.

Espaço. Normalmente, ao fazer ioga, você não precisa se afastar do tapete de ioga. Ao contrário da ioga, o tai chi requer mais espaço.

O tai chi é mais parecido com uma dança lenta, enquanto a ioga é mais sobre poses marcantes. Esteja você de pé, sentado ou deitado, você fará alongamentos e posturas de figura que não exigem movimentação no espaço.

O tai chi é uma arte marcial. Embora a maioria das aulas foque em exercícios, calma e respiração, em sua essência o tai chi ainda é uma arte marcial. Os cursos avançados geralmente incluem a aplicação de autodefesa do tai chi.

Fluxo vs quietude. Essa é outra diferença fundamental. Embora muitas formas de ioga incluam o fluxo de uma postura para a outra, elas sempre incluem longas pausas (meditativas) e posições de sustentação.

No tai chi, as pausas são poucas e espaçadas. Um movimento flui para o próximo de maneira suave e contínua.

Espiritualidade e abordagem filosófica. Não irei longe neste caminho, pois precisaria de muito mais do que um artigo para chegar ao fundo dele.

A diferença entre o tai chi e a espiritualidade do ioga é sutil, mas profunda. Yoga é mais uma prática mental e espiritual que utiliza exercícios físicos para atingir o objetivo.

Por outro lado, o tai chi é uma arte marcial que utiliza meditação e espiritualidade para gerar energia interna e equilíbrio.

Perguntas e Respostas

Tai Chi vs Yoga O que é mais fácil de aprender?

É muito fácil dominar os níveis de entrada de ambas as artes. E então, há upgrades e upgrades ...

No geral, eu diria que a ioga é um pouco mais fácil de aprender no início. É mais fácil lembrar de posturas distintas do que movimentos contínuos e ininterruptos. Então, novamente, também depende do seu nível de condicionamento físico e capacidade de concentração.

Qual é o melhor para aprender?

Depende totalmente de você. O tai chi e a ioga oferecem benefícios semelhantes à saúde e ao condicionamento físico. Tudo se resume a estilos e diferenças nos regimes de treinamento.

O tai chi / ioga é ruim para os joelhos / articulações?

Não, eles são bons para joelhos e articulações. Ambas as artes melhoram a força muscular e a flexibilidade, que por sua vez fornecem proteção extra para joelhos e articulações.

Verdade seja dita, algumas variedades de alta intensidade podem causar tensão nas articulações, mas se você construir sua força gradualmente, você ficará bem.

Até mesmo pessoas com artrite e alguns ferimentos podem praticar tai chi e ioga. Eles precisariam de um regime modificado para evitar posições ou movimentos estressantes.

Tai Chi ou Yoga são bons para perda de peso?

Bem, sim e não. O tai chi e a ioga promovem uma alimentação saudável e queimam algumas calorias. No entanto, eles não estão no topo da lista de exercícios para queimar calorias.

Então, eu não contaria com eles para perder peso, mas eles podem complementar sua dieta para conseguir alguns resultados.

Você pode fazer os dois?

Sim você pode. Na verdade, é uma ótima ideia se você não consegue se decidir. Ioga e tai chi combinam muito bem. Eles são diferentes o suficiente para evitar a prática excessiva e semelhantes o suficiente para evitar o risco de lesões.

A combinação de regimes de treino estático e dinâmico reforçará os benefícios de ambas as disciplinas.

Bom para iniciantes?

O tai chi e a ioga são versáteis o suficiente para envolver pessoas com qualquer habilidade ou nível de condicionamento físico. Portanto, eles são muito amigáveis ​​para iniciantes e a diversão começa imediatamente.

E quanto aos idosos?

Mais uma vez, a versatilidade e os diferentes níveis de intensidade tornam essas artes apropriadas para idosos. Além disso, o tai chi e a ioga têm excelentes registros de segurança. Eles abrangem regimes suaves para atender a praticantes de todas as idades.

Muitas unidades de saúde estão incluindo ioga ou tai chi em seus processos de recuperação. Eu acho que você conseguiu. Eles não são apenas seguros, mas úteis para os idosos.

Tai Chi vs Yoga, a Conclusão

Por alguma razão, a cultura do Leste e do Sul da Ásia sempre atraiu e hipnotizou as pessoas do mundo ocidental. De chá chinês e têxteis indianos a artes marciais e sistemas filosóficos. Tai chi e ioga não são exceções.

No entanto, escolher entre eles pode ser difícil. Eles promovem valores e benefícios semelhantes, então, eventualmente, tudo se resume às preferências pessoais.

Yoga é uma escolha melhor se:

  • Você prefere um treinamento contemplativo que alterne entre meditação, respiração e exercícios físicos.
  • Você deseja obter o máximo de flexibilidade, equilíbrio estático e força.
  • Você não gosta de ficar em pé o tempo todo.

É muito provável que existam estúdios de ioga na sua vizinhança. Você também pode usar aplicativos, DVDs ou cursos online, mas ainda assim recomendo aulas ao vivo com um instrutor treinado.

O tai chi é uma escolha melhor se:

  • Você prefere artes marciais.
  • Você gosta de movimentos dinâmicos e dançantes.
  • Você deseja melhorar o equilíbrio dinâmico e a coordenação.

Cadastre-se e você não se arrependerá. Mais uma vez, a melhor maneira de aprender é com um instrutor.

Claro, se você achar os dois estilos igualmente atraentes, poderá gostar de fazer os dois. Eles não vão ficar no caminho um do outro.

Se por algum motivo você não pode ou não quer praticar ioga ou tai chi, existem várias alternativas valiosas. Você pode optar por aulas de barra, qigong, pilates e muitos outros exercícios de baixo impacto.

Em última análise, qualquer exercício é melhor do que nenhum. Contanto que você faça isso corretamente e não exagere.

Com tantas opções disponíveis, tenho certeza de que há pelo menos uma que combina muito com você.

Fonte: MidLifeHacks

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário