Você não é a única mulher que enfrenta essa situação, inclusive, várias mulheres já conseguiram atravessar os momentos difíceis e retomaram as suas vidas. Algumas sugestões para lidar com alguns sentimentos esperados nesse momento:
Medo da morte: os avanços científicos têm proporcionado resultados promissores com tratamentos eficazes e cada vez menos ‘agressivos’ (efeitos colaterais menos intensos). Várias mulheres retomam suas vidas e relatam rever seus valores atribuindo novas perspectivas de vida após enfrentarem um câncer. A morte é uma certeza na vida de qualquer ser humano!
Medo de abandono e crises nos relacionamentos conjugais: é natural sentir-se insegura, a mama é um órgão que representa a feminilidade e sensualidade da mulher. Você também pode estar preocupada com o tratamento e alguns efeitos colaterais (queda do cabelo e diminuição do desejo sexual). Converse com seu companheiro sobre seus sentimentos, encontrem juntos, alternativas para enfrentarem a situação. Na vida a dois sempre existiram obstáculos, o importante é buscar alternativas para superá-los.
Medo da recidiva: se você recebeu o diagnóstico recentemente, o momento agora é de concentrar toda sua energia no tratamento. Pense na sua capacidade de superação e fortaleça seu sistema imunológico com otimismo e determinação. Caso já tenha superado o câncer, ame a vida intensamente e cuide-se com atitudes preventivas. Quando o medo aparecer encare-o e reflita sobre o seu presente, o seu estado de saúde atual.
Respeite suas emoções e procure formas de enfrentá-las: converse com familiares, amigos e com mulheres que já tiveram câncer de mama. Se não quer receber visitas ou falar sobre o assunto avise e peça para que respeitem seus sentimentos. Leituras, músicas e filmes são algumas opções interessantes para se distrair.
Atitudes e pensamentos otimistas fortalecem seu sistema imunológico. Pratique o autocontrole e procure respirar lenta e profundamente nos momentos de angústia ou de ansiedade.
Procure ajuda de profissionais da área da saúde, o paciente com diagnóstico de câncer necessita de equipe multidisciplinar: médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, dentistas e fisioterapeutas.
Procure ajuda de profissionais da área da saúde, o paciente com diagnóstico de câncer necessita de equipe multidisciplinar: médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, dentistas e fisioterapeutas.
Fonte: Amigas do Peito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário