quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sol reduz risco de câncer de mama

Além de um belo bronzeado, tomar sol faz bem a saúde. Os raios UV ajudam a fixar no corpo a vitamina D, que auxilia na proteção contra o câncer de mama. Um estudo publicado no American Journal of Epidemiology mostrou que as mulheres que se expuseram ao sol por pelo menos três horas por dia têm 29% menos chances de contrair a doença do que as participantes com apenas uma hora de banho solar.

O estudo em laboratório revelou que as células mamárias transformam a vitamina D em um hormônio com propriedades anticancerígenas. Também foi feito um levantamento com 3101 vítimas de câncer de mama e com 3471 mulheres saudáveis.

Elas responderam a um questionário sobre o tempo em ficaram sob o sol em quatro fases da vida: adolescência, entre os 20 e os 30 anos, entre os 40 e 50 anos e depois dos 60. Entre as que se expuseram ao sol por pelo menos 21 horas semanais entre os 40 e 50 anos, os riscos caíram 26%. As mulheres com mais de 60 anos que mantiveram a média derrubaram 50% as chances de ter câncer.

Os homens também podem se beneficiar do sol: aqueles que conseguem a quantidade recomendada de vitamina D por dia têm menos probabilidade de sofrer ataques cardíacos ou derrames cerebrais, de acordo com um estudo realizado pela Harvard School of Public Health.

Atenção: Os especialistas alertam que não podemos nos esquecer dos riscos da exposição ao sol e do câncer de pele. Por isso use muito protetor solar e horários adequados, ou pela manhã ou no fim da tarde.

Veja também postagem publicada em 20 de abril de 2011,sobre "PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA EVITA 25% DOS CASOS DE CÂNCER DE MAMA E DE CÓLON".


Fonte: o-cancer-de-mama.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário