A resposta: Um inequívoco sim. Aqui está como.
Não é por acaso que muitos CEOs de sucesso mantêm diários de gratidão . A gratidão é o correlato mais poderoso da felicidade . Quando nos sentimos gratos, nosso corpo se acalma e nos sentimos em paz em todos os reinos de nossas vidas. É impossível sentir-se grato e estressado ao mesmo tempo. Este é um princípio básico da psicologia chamado "Inibição Recíproca"; não podemos sentir dois estados contraditórios ao mesmo tempo. E a melhor parte da gratidão é que é fácil acessar em pouco tempo.
Experimente este breve experimento mental do aplicativo de atenção plena do Dr. Sam Harris, Waking Up. Imagine como seria perder tudo e ter morrido ontem. Quero dizer tudo, desde relacionamentos à sua identidade até bens materiais, sua educação , status etc.
Deixe isso afundar por alguns momentos. Quão desesperado você estaria? Do que você sentiria mais falta? Depois de alguns momentos, considere como seria restaurar totalmente tudo o que você tem agora (depois de ter perdido tudo) e o momento exato em que está agora. O que isso mudaria nesse momento atual? Quanto mais você saborearia esse momento?
Na pesquisa de gratidão, eles são chamados contrafatuais - atendendo propositadamente ao que poderia ter dado errado, mas não deu, e como as coisas poderiam ter sido e podem ser piores. Atender intencionalmente aos contrafatuais pode nos tornar significativamente mais felizes. Por outro lado, quando nos concentramos no que poderia ter sido melhor (infelizmente, o que a maioria de nós costuma fazer), geralmente causa tristeza, inveja , ressentimento e sentimentos relacionados à baixa auto-estima . Felizmente, você pode religar sua mente à gratidão.
Se você está lendo esta postagem agora, tem uma sorte única. Como Sam Harris menciona sua lição de gratidão em seu aplicativo, agora, provavelmente há mais de um bilhão de pessoas que considerariam suas orações respondidas se pudessem trocar de lugar com você, se tivessem sua vida. Refiro-me aos milhões de pessoas que foram deslocadas por causa de guerra, política , pobreza e / ou razões religiosas. Refiro-me também a pessoas que sofrem com as mudanças climáticas (perda de suas casas ou comunidades queimadas por incêndios), perda, acidentes, luto agudo e crimes violentos. Ter pessoas que se importam com você e com quem você cuida, sua saúde, mesmo que parcialmente, os interesses e a capacidade de persegui-los, mesmo esporadicamente, é ter sorte. Tome um momento para absorver isso, realmente absorva isso.
O que você está dando como certo recentemente? Passe alguns momentos para anotá-los e deixá-los cheirar. Sério. Esta é a única vida que você tem. Que bênçãos você tem negligenciado? Não perca mais nenhum momento para dizer às pessoas que você ama o quão especial e preciosa elas são para você.
Seu relógio está sempre correndo; você simplesmente não pode ver. Nós nunca podemos realmente saber quando vamos morrer. Portanto, não podemos nos dar ao luxo de não nos sentir gratos por tudo o que temos; a vida é muito curta e preciosa. Que momento melhor existe para saborear sua vida do que agora? Agora é tudo o que temos.
É difícil exagerar como essa consciência pode transformar a qualidade de sua vida. A vida não vai esperar; agora é sua chance. As práticas de atenção plena, enfatizando a gratidão, podem nos ajudar a manter contato com tudo pelo que temos que agradecer. E eles são eficazes, mesmo se você tiver apenas alguns minutos para praticar.
Para acessar imediatamente um sentimento de gratidão : Feche delicadamente os olhos ou mantenha o olhar no chão. Depois, gradualmente, lembre-se de alguém que você ama - seu parceiro, filho ou bom amigo - no mais absoluto mais feliz, sorrindo e rindo . Imagine-os recebendo exatamente o que querem. Como isso afeta sua mente e corpo? Deixe colorir sua mente e corpo. Você pode ver seu sorriso? Encontre-se repleto de alegria. Observe isso. Fique com ele por alguns momentos.
Não demorou muito para perceber um efeito positivo, não é? A gratidão é sempre acessível, mesmo nos momentos mais difíceis da vida; você só precisa alcançá-lo.
Jason Linder, MA, LMFT, é um terapeuta licenciado bilíngue (de língua espanhola) e candidato a doutorado (PsyD) na Escola de Psicologia Profissional da Califórnia, em San Diego.
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.