domingo, 11 de dezembro de 2016

O poder de escrever num diário


Um câncer em 2013, aos 31 anos, foi o gatilho que me fez querer viver a vida como protagonista. Seja qual for o seu desafio, saiba que ele é possível!

Vânia Castanheira

Escrever, tal como outras técnicas de auto-expressão é um caminho para a cura. uma cura de dentro para fora. E pode ser catártico. Você pode se surpreender com o que você se apercebe sobre você. Muitas vezes é mais eficaz do que pensar ou falar.

Escolha um diário ou um caderno e abra o seu coração.

Escreva sobre seus anseios, seus medos mais profundos, expresse a sua raiva (se a tiver) ou frustração, apenas ventile.

Nada do que você escrever vai voltar para voce em forma de julgamento. É apenas uma forma de você se expressar e se livrar de energias negativas que esteja guardando dentro de você. O que você está pensando e sentindo? Repare nas emoções que vêm ao de cima. Não as julgue, apenas repare nelas e escreva.

Você está levando a vida que queria ou está se deixando levar por ela? O seu emprego é alinhado com os seus valores? Os seus relacionamentos são como você gostaria que fossem? Existe algo que sempre gostou de fazer e que não esteja fazendo? O que mais gosta na sua vida? O que gostaria de mudar? Quem é você?

Não analise nada nem faça planos de ação. Apenas registre, ventile, desabafe. O diário/caderno é o seu melhor amigo. E ele não vai julgar você. Este processo de escrita vai lhe trazer clareza, sabedoria, insights,…que você pode não perceber que estão dentro de você. Você não sabe o que está lá até que você comece a explorar.

Se permita auto-descobrir.




Uso para diversas situações com as minhas clientes e os resultados, as auto-descobertas, os momentos “aha!”/ “eureka” são reveladores e mudam até a perspectiva sobre a vida delas.

Quando estamos passando por uma crise de saúde, enfrentando uma doença, escrever também é ótimo, como tirar um peso de dentro do peito. Estar frente a frente com o nosso momento mais frágil pode trazer ao de cima muita fúria (uma raiva em desequilíbrio), falta de entendimento sobre o que está acontecendo e porque está acontecendo.

Escrever uma “carta de raiva” para a nossa doença (ou para algo ou alguém que esteja provocando essa fúria) é, na maioria das vezes, terapêutico e um momento de cura. (vou escrever num outro post sobre como escrever uma “Carta de Raiva”)
.
Escreva uma carta para o seu “eu atual” de você mesma daqui a 10 anos (o seu futuro vai escrever para você).  A partir desta perspectiva, você pode imaginar o caminho que vai seguir através de seus desafios atuais. Não é apenas uma ilusão você ganha clareza sobre o que você está criando para sua vida.

Tem um sonho mas está confusa sobre como ele é exatamente? Escreva sobre o que você sabe.

O seu coração sabe tudo e vai ajudar a trazer ao de cima o que você realmente quer. Algo especial
aconteceu na sua vida? Escreva com detalhes as emoções e sentimentos que isso provocou em você, enquanto tudo está fresquinho. Você está em conflito ou num dilema, escreva os prós e os contras ou mesmo o dialogo entre você e a outra parte, até a clareza emergir.

Sempre que você precisar se amar mais (ter auto-compaixão) ou de ter uma visão geral, do todo (“The big picture”) escreva. Você vai descobrir como este exercício é um poderoso remédio para a alma.

Boa escrita :*





Nenhum comentário:

Postar um comentário