sábado, 31 de dezembro de 2016

Histórias inspiradoras: Combatendo o câncer de mama



Minha História…

Olá Guerreiras, meu nome é Ivani Maria Tessaro Balsan resido em Chapecó e tenho 49 anos. Há  quatro anos descobri o que possuía um nódulo na mama. Notei esse nódulo durante uma palpação no banho, confesso que demorei um pouco a procurar ajuda pois a gente nunca imagina que esse tipo de coisa pode acontecer conosco, e eu admito que fiquei 2 anos sem realizar as mamografias de rotina, mesmo assim, o medo que tomou conta da minha mente não foi maior que a coragem em ir a frente para iniciar a luta pela vida. Após consulta com a ginecologista, logo foi solicitado os exames necessários, fui amparada por profissionais bastante competentes, foi um período de muitas consultas revisões e repetições de exames até o pedido da biópsia.  A torcida para que o nódulo fosse benigno era grande, mas infelizmente o resultado chegou maligno. De imediato a tristeza tomou conta, o desespero bateu, porém algo internamente sempre me mostrava que nada disso poderia ser maior que a minha fé, pois Deus nunca nos abandona, e agora não seria diferente.

Como superei…

 

Fui a prova viva disso, sempre em minha cabeça eu procurei manter um pensamento que já estava curada, mas precisava de tratamento e acompanhamento para que a medicina e a fé pudessem andar juntas. Depois de todo o tratamento que passei, pude concluir que a luta depende de três fatores:   Deus, os profissionais e  principalmente de mim,  somando forças e unindo pensamentos positivos  podemos alcançar a cura. Em nossas vidas vivemos diferentes fases, e essa foi apenas mais uma fase de desafio que precisei enfrentar. Desde a primeira cirurgia até as sessões de quimioterapia, eu tinha em mente que não seria fácil, porém mais difícil seria se não existisse esse tratamento então eu pensava: vou agradecer e encarar com naturalidade, sempre vencendo e superando com tranquilidade.

Com a ajuda da minha família, amigos, parentes e desconhecidos e com as orações sempre presentes não tinha como ser diferente, a força que eu recebi e os pensamentos a mim direcionados,  irradiaram  energias positivas durante todo meu tratamento. Quando me perguntavam: Como vc esta Iva? Minha resposta sempre foi : estou muito bem, e realmente era como eu estava no momento, minha mente sempre esteve bem, se eu senti algum desconforto eram manifestações físicas do tratamento, e isso a gente supera. Eu evitava compartilhar algumas reclamações rotineiras que o tratamento proporciona como dores, enjoos, ficar sem paladar,  não enxergar direito, entre outros… mas isso não quer dizer que não senti todas essas sensações, porém, meu jeito de superar esses obstáculos foi passar sem expressá-los em forma de palavras, pois acredito muito no poder da palavra então  quanto menos eu falasse a respeito mais rápido seria o esquecimento. Minha fé estava  sempre presente e quando falava algo relacionado a doença utilizava o verbo no passado: eu TINHA câncer de mama, acredito que tudo que você fala e crê é canalizado para o nosso interior e realmente acontece. Nas nossas vidas não temos o poder de adivinhar o que vai nos acontecer com o tempo, depois de passar por esse desafio só posso dizer que devemos sempre estar dispostos a lutar com todas as nossas forças seja qual for o  obstáculo encontrado, sempre com muita humildade e sabendo procurar ajuda se necessário.

Dicas e condutas que procurei seguir durante o tratamento…

 

Como uma dica gostaria de compartilhar que durante o tratamento o que me ajudou muito para  diminuir as reações adversas das quimioterapias  foi ingerir muita água e sucos em jejum ( mais precisamente de laranja do céu e limão), alimentos  integrais, muitos verdes como, saladas, couves e sempre evitar alimentos gordurosos. Mas não podemos esquecer de manter a saúde mental,  o que me ajudou nesse sentido foi a minha fé voltada ao pensamento positivo e lembrar o mínimo possível das coisas negativas ou difíceis que estavam se passando, simplesmente enfrentava e pronto, amanhã é outro dia, já se esquecia do sofrimento e só me passava coisas boas, isso foi  essencial para que eu enfrentasse tudo sem me abater. Outro fator muito importante foi meu trabalho, felizmente eu consegui manter minhas atividades e isso mantinha minha mente ocupada, sei que muitas pessoas não conseguem manter um ritmo profissional quando passam por um tratamento como este, porém o esforço para manter a cabeça ocupada faz toda diferença, não importa como e nem aonde, apenas não deixe que o tratamento vire sua rotina, torne ele parte dela, e enfrente como um objetivo que possui uma causa a ser alcançada. Para finalizar gostaria de deixar um trecho de uma música que considero um resumo sobre o que penso da vida…

“Ando devagar porque já tive pressa
Levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe?
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Ou nada sei.
Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou
Estrada eu sou.
Todo mundo ama um dia todo mundo chora,
Um dia a gente chega, no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
De ser feliz.”

Setembro 2016…Beijo com amor!!!

Fonte: Uma vida cor de rosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário