quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Superação: há vida após o câncer

Em tratamento contra o câncer desde outubro de 2015, ela vive uma fase de descobertas e de mudança de prioridades. Muito além dos cabelos longos, que já não possui, Talita é, hoje, uma nova mulher.


O nome de batismo é Talita Consorte Dalpra, mas agora poderia ser vários outros. Simpatia, Vitória ou Guerreira lhe cairiam muito bem. Em tratamento contra o câncer desde outubro de 2015, ela vive uma fase de descobertas e de mudança de prioridades. Muito além dos cabelos longos, que já não possui, Talita é, hoje, uma nova mulher.

Casada há 10 anos com Claudemir Oliveira, a quem tem a sorte de chamar de companheiro de toda a vida, e mãe da pequena Taila Vitória Dalpra Oliveira, de apenas 3 anos, o seu pequeno-grande tesouro, ela está na fase final do tratamento, mas foi para sempre tocada por um sentimento de fraternidade que a move a trabalhar em prol das que ainda estão em guerra contra a doença.

Levantando a bandeira do autoexame das mamas e da fé nos propósitos da Lei Divina, ela topou contar ao Tudo para Mulher a sua história com o câncer. Por e-mail, direto da cidade onde mora, em Toledo, no Paraná, ela relata, com o desprendimento de quem visa fazer o bem ao próximo, o modo como a doença transformou a sua vida.

Se você está enfrentando essa mesma batalha ou conhece alguém que está nessa luta, vale muito à pena continuar essa leitura. Bem além do Outubro Rosa, que está chegando ao fim, a atenção aos sinais do corpo valem para o ano todo.

tudoparamulher.net - Como você tomou conhecimento da doença?
Talita Dalpra - Em dezembro de 2014 senti um pequeno nódulo na mama esquerda ao fazer o auto exame no momento do banho. Sendo assim procurei um ginecologista e fiz uma ultrassonografia, mas resultado foi "glândulas mamárias normais". Fui acompanhando este nódulo e, em 23 outubro 2015, senti que tinha aumentando. Ao fazer autoexame, expremi a minha mama. Saiu uma secreção amarela. Procurei novamente o ginecologista e fiz outro ultrassom. Em seguida, fiz uma biópsia. O diagnóstico foi câncer maligno de mama.

tudoparamulher.net - Como você reagiu à notícia?
Talita Dalpra - No primeiro momento, a minha reação foi de desespero. Chorava muito diante do médico, da minha mãe e do meu esposo. Eu pensava na minha filha de 3 anos, não queria morrer e deixá-la tão pequena. Foi o pior dia da minha vida. Uma dor que não cabia no meu peito tomou conta de mim. A palavra câncer me assustava muito, pois eu não tinha conhecimento de que a medicina de hoje é super avançada.

tudoparamulher.net - Como estava a sua vida no momento da descoberta?
Talita Dalpra - Eu trabalhava fora, saia de manhã e voltava no final da tarde para casa. Quase não tinha tempo suficiente para a minha família. Achava que era normal esta correria.

tudoparamulher.net - Como você conseguiu "digerir" o fato?
Talita Dalpra - No segundo dia do diagnóstico, já iniciei o tratamento no hospital Ceonc, em Cascavel, no Paraná. Cheguei naquele local e observei tantas pessoas com problemas maiores do que o meu, naquele momento eu ganhei forças. Ergui a minha cabeça e falei para mim mesma: agora eu vou lutar e vou vencer esta doença que veio atrapalhar o meu caminho.

tudoparamulher.net - Como foi a reação da sua família?
Talita Dalpra - Eu tive apoio do meu esposo, que é o meu companheiro da minha vida toda. Minha mãe que estava sempre comigo, nos ajudando, principalmente, nos dias de quimioterapia. A minha família me deu suporte em todos os momentos do tratamento. Os meus amigos me ajudaram financeiramente e com muitas palavras de apoio. A minha filha, em particular, me dava força no dia a dia para continuar esta caminhada. Eu sempre digo que eu lutei, mas este anjinho foi e está sendo uma guerreirinha do meu lado.


tudoparamulher.net - Como passou a ser a sua rotina?
Talita Dalpra - Após a quimioterapia eu ficava uns dias ruins, com as reações esperadas. Mas depois que passava eu seguia em frente. Sempre passeando, conversando com os meus amigos, aproveitando os momentos em família, curtindo a minha filhota amada, que está em uma fase maravilhosa de desenvolvimento.

tudoparamulher.net - Você demonstra que não se deixou abater pela doença. De onde vem a sua força?
Talita Dalpra - Sempre procurei estar bem, colocava um sorriso nos lábios mesmo com o coração doendo. Até porque, se as pessoas me vissem mal, ficariam mal também, principalmente minha filha e meu esposo, que estavam do meu lado 24 hs. Por isso, não me deixei abater. Quando eu estava muito triste, eu me ajoelhava e pedia a Deus mais força para continuar lutando e que alimentasse ainda mais a minha fé. Ele sempre me atendia e isso era maravilhoso.


tudoparamulher.net - O que mudou na sua forma de viver?
Talita Dalpra - A doença me trouxe muito aprendizado. Eu mudei muito a minha forma de viver. Agora eu aproveito muito mais o meu tempo com a minha família e com os meus amigos. Minha alimentação, minha saúde está em primeiro lugar. Diante de tudo o que eu passei, aprendi a ter mais cuidado comigo mesma.

tudoparamulher.net - Como é a sua rotina hoje?
Talita Dalpra - Eu acabei as quimioterapias em agosto e as radioterapias em outubro deste ano 2016, mas ainda continuo tomando herceptin por mais algum tempo devido ao meu câncer de mama ser agressivo, do tipo her positivo. Ainda não voltei ao trabalho, mas tenho consciência de que agora, por ter feito mastectomia parcial da mama e esvaziamento da axila, os cuidados serão maiores. Hoje coloco a minha saúde em primeiro lugar, pois é claro para mim agora que, na falta dela, não consigo fazer nada.

tudoparamulher.net - Você tem se dedicado a inspirar outras mulheres que passam pelo problema. Acredita que seja uma missão que você tem pela frente?
Talita Dalpra - Eu procuro sempre estar em contato com as guerreiras que estão enfrentando esta doença. Ganhei um grande aprendizado ao passar por isso e é um prazer enorme incentivá-las a seguir nesta luta, sem desistir. Até porque Deus jamais desiste de nós. Temos que ter fé e nos entregarmos a ele com todo o nosso coração.

tudoparamulher.net - Quais os seus planos agora?
Talita Dalpra - Não tenho mais o câncer, tenho certeza. Em breve, farei o exame de petscan para me certificar disso, mas confio no nosso Deus. Sei que ele fez um milagre em minha vida. Então, eu sempre vou estar ajudando a outras guerreiras, com palavras, orações, apoio, enfim, ajudar em tudo o que eu puder fazer. Assim que eu tiver alta pelo médico oncologista, voltarei ao meu trabalho com uma grande lição de vida.

tudoparamulher.net - O que você faria diferente hoje se tivesse a chance de voltar no tempo?
Talita Dalpra - Se eu pudesse voltar no tempo eu estaria muito mais perto da minha filha e do meu esposo. Eu administraria melhor o meu tempo. Porque ele é o resultado de tudo nesta vida. Às vezes, deixamos coisas importantes para trás e notamos como faz falta lá na frente.


tudoparamulher.net - O que a doença te ensinou até aqui?
Talita Dalpra - Esta doença me trouxe algo muito importante na minha vida que se chama oração. Busquei, juntamente com a minha família, Deus para me sustentar nesta tempestade. Ela ainda me mostrou o valor da vida, das pessoas, o valor de mim mesma. O quanto devemos ser gratos a Deus por estarmos vivos, ao lado das pessoas que amamos.

tudoparamulher.net - Você pensa na morte? Se sim, como lida com essa certeza que todos temos?
Talita Dalpra - É certo de que todos nós vamos morrer um dia. Nas minhas orações eu me entrego a Deus e falo que seja feita sempre a vontade Dele na minha vida. Mas eu peço a Deus que me deixe neste mundo até que a minha filha esteja formada, preparada para seguir um caminho certo.

tudoparamulher.net - Que recado você daria para as mulheres?
Talita Dalpra - Para estas guerreiras que estão enfrentando o câncer, colocar Deus na frente de todo o tratamento, pois Ele faz milagres. Devemos apenas ter fé e acreditar, pois a vitória é certa. Deus escolhe os seus melhores guerreiros para uma grande batalha. E confia em nós. Então, lutar sempre, desistir jamais. E lembrar a todas às mulheres que a nossa saúde deve estar em primeiro lugar. Façam sempre o autoexame para a prevenção do câncer de mama. Um diagnóstico precoce é muito mais positivo para a cura. Quero sempre lembrar que quando o nosso corpo não está bem, ele apresenta sintomas de alguma forma, por isso, temos que estar atentas a isso. Se cuidem, se amem, se toquem. Sintam os seus corpos. Pensem primeiramente em vocês.

tudoparamulher.net - Quais foram os momentos mais difíceis?
Talita Dalpra - O momento mais difícil para mim, além do diagnóstico do câncer de mama, foi quando caíram os meus cabelos. Minha filha ficou chocada quando me viu careca. Ela chorava muito e dizia que não era para eu ter feito aquilo com os meus cabelos. Eu tive que engolir o meu desespero naquela hora e explicar a uma criança de três aninhos o que estava acontecendo comigo.

tudoparamulher.net - Seu conceito de beleza mudou?
Talita Dalpra - Para não andar com cara de doente, no período das quimioterapias, comecei a ver os vídeos de maquiagem e comecei a me maquiar. Mesmo com 10 kg a mais que o tratamento me trouxe eu me acho bonita. Minha mama esquerda ficou menor e com uma cicatriz, mas quando eu olho para ela me lembro da minha caminhada e do quanto fui forte para chegar até aqui. Não tenho vergonha, me sinto sim uma guerreira de Deus.

tudoparamulher.net - Que tipo de ser humano você acredita ter se tornado?
Talita Dalpra - Tornei-me uma pessoa muito melhor e com uma vontade ainda maior de viver e de ajudar as pessoas. Tenho certeza de que agora sou uma mãe e esposa muito mais presente. Isso me deixa muito feliz.

Sobre a autora: Carioca radicada na charmosa capital sergipana há mais de 20 anos Alessandra Franco é jornalista e editora-chefe do Portal Tudo Para Mulher

Fonte:  Lagartense




Nenhum comentário:

Postar um comentário