quinta-feira, 24 de outubro de 2013

As reflexões de uma mãe sobre o câncer infantil

Encontro abençoado

Semana passada tivemos uma nova consulta no GRAACC para fotografar o fundo do olho do meu pequeno. Como sempre, passei os dias anteriores meio ansiosa. Já desisti de controlar a ansiedade e “deixo rolar” – durmo cedo, tento não pensar muito, medito sempre que posso, mas não fico lutando contra a angústia – deixo o tempo passar. Talvez seja mais fácil fazer isso quando já faz muito tempo que a doença está controlada. A angústia está lá, mas dá pra gerenciar… Ela já não toma conta de todo o ar que a gente respira.
Encontro abençoado
Encontro abençoado
Nesta visita a sala de espera do GRAACC até parecia mais colorida de novo (para quem não está entendendo, dá uma lidanesse post). Brinquei muito com as crianças antes do atendimento do meu filho. Meu marido até disse que ficou impressionado de me ver tão relaxada (viva! finalmente…).
Mas a maior surpresa do dia aconteceu quando uma mãe veio falar comigo. Era uma mulher bonita e jovem. Tinha me chamado atenção pelo sorriso bonito e pelo jeito simpático com que falava com todo mundo. Ela chegou devagarzinho e perguntou se eu era a Cris, mãe do Lorenzo. Depois me disse que acompanhava o blog (esse blog!) e que minhas histórias tinham sido muito importantes para ela enquanto enfrentava o retinoblastoma do filho… Preciso dizer o quão emocionada eu fiquei? Emocionada e feliz, muito feliz.
Eu gosto muito de escrever, mas sou meio quieta pessoalmente. Passei o resto do tempo vendo a Vania (esse é o nome da mãe) circulando pela sala enquanto esperava o exame do Davi. Ela irradiava uma luz muito boa. Conversava com as outras mães, recebia as novas mães, parecia se importar com cada pessoa que estava esperando para fazer o exame. Ela acolhia, acalentava, apoiava. Uma energia boa demais. Até que seu filho entrou na sala de exame. Nessa hora pude ver o olhinho dela, sempre tão alegre, se perder por um tempo no infinito. Era aquela parada que mãe dá quando o coração aperta. Sabia que ela devia estar orando pelo Davi. Fechei os olhos e orei também. Nessa hora nada mais importa.
Nós duas recebemos boas notícias. Nossos bebês estão bem e o câncer sob controle. Vania foi embora tranquila e ainda me mandou um tchau aqui no blog. Com essa valeu a pena tudo o que escrevi até aqui. Esse blog já me fez conhecer histórias e pessoas tão maravilhosas. Aprendi muito sobre resiliência, força, compaixão, gratidão, fé e amor. Guardei uma foto que tiramos no momento do encontro. É essa foto aqui do post. Ficou registrado mais um momento daqueles que fazem a vida valer a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário