terça-feira, 8 de outubro de 2013

A triatleta Kalima Trento e seu exemplo de superação

Depois de uma dura batalha contra o câncer de mama, a empresária e triatleta curitibana radicada em São Paulo, Kalima Trento, está de volta aos treinos, cheia de disposição e com muita coisa a ensinar. Em maio de 2012, aos 28 anos de idade, ela foi diagnosticada com a doença já em processo de metástase, e teve de se afastar dos treinos para o tratamento. Mas, mesmo com o inevitável baque inicial, a atleta não se deixou abalar.
Durante o tratamento, Kalima permaneceu tão ativa quanto possível e muito otimista; venceu o câncer e agora leva uma bela lição de superação a todas as mulheres, com um objetivo principal: conscientizá-las da importância do Dia Rosa, o dia dos exames periódicos.
“O mais importante nessa história é o diagnóstico precoce. Hoje, felizmente, o câncer de mama já não é o ‘bicho de sete cabeças’ de até pouco tempo atrás. Se descoberto cedo, as chances de cura chegam a 95%”, revelou Kalima, que hoje é convidada para fazer palestras sobre a sua história, a importância damamografia e de todos os demais exames periódicos.
Ela também fala sobre a importância do equilíbrio emocional e o apoio da família e dos amigos para a pessoa diagnosticada com câncer, e ressalta que, durante o tratamento, a vida deve continuar da forma mais natural possível.
“O choque é absurdo, o susto foi enorme, mas em momento nenhum eu tive dúvida. Eu sempre tive a certeza de que a cura era certa e de que isso dependia, além do apoio médico é claro, de mim e da forma como eu lidaria com o tratamento. E eu tenho certeza absoluta que se manter bem emocionalmente e psicologicamente faz toda a diferença”.
“Assim que eu tive o diagnóstico e se iniciou o tratamento, eu fiz questão de me manter o mais ativa possível, porque isso me mantinha bem emocionalmente. Eu não parei de trabalhar, continuei saindo com minhas amigas, com meu namorado, enfim, eu fiz questão de manter a minha vida o mais normal possível, porque isso faz muita diferença”.
Por medo de descobrir um câncer, muitas mulheres simplesmente fecham os olhos, como se uma coisa não fosse existir pelo simples fato de não ser vista. Esta é a pior das posturas e um dos principais motivos da doença ainda fazer tantas vítimas. Toda mulher tem o direito e a necessidade de reservar ao menos um dia no ano para seus exames.
“O que eu gostaria que todas as mulheres entendessem é que o diagnóstico precoce vale MUITO, MUITO, MUITO a pena mesmo. E que, depois, não podemos nos entregar à doença, deixar de se divertir e de fazer o que gostamos. O essencial é seguir a vida”, disse a triatleta, que também fez questão de agradecer a todos que a acompanharam neste momento.
“Agradeço ao Hospital São José e toda a equipe médica e de enfermagem, que são excepcionais. Toda a minha família que esteve sempre presente apesar da distância. Meus amigos e a família, que me recebeu de braços abertos.”
Kalima Trento é um verdadeiro exemplo de superação a ser seguido. Uma jovem que não teve medo de enfrentar a realidade e o fez da melhor forma possível: com otimismo e esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário