quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Remédios para fortalecer o sistema imunológico podem combater câncer

Pesquisadores apostam em medicamentos que reforçam o sistema imunológico dos pacientes e atuam contra as células cancerígenas.


Nos Estados Unidos, pesquisadores apostam em uma nova técnica de combate ao câncer. São remédios para fortalecer o sistema imunológico.
Os novos medicamentos mudam completamente a maneira como o câncer é tratado hoje. Eles estão sendo desenvolvidos para reforçar o sistema imunológico do paciente.
Os remédios atacam duas proteínas que inibem a ação do sistema de defesa do organismo contra as células cancerígenas. Sem essas barreiras, o próprio corpo pode combater o tumor.
Uma técnica parecida chegou a ser testada no fim do século XIX, mas acabou sendo deixada de lado, com  o surgimento da radioterapia, usada até hoje.
Para os defensores da imunoterapia, a maior vantagem é que ela não afeta células saudáveis, como acontece na quimioterapia.
O brasileiro Daniel Morgensztern, professor de medicina na Universidade de Yale, está liderando os testes de um medicamento que usa a imunoterapia para o tratamento de câncer no pulmão.
“Com certeza os resultados são inesperados de tão bons que nós vimos. Eu acredito que vai funcionar para algumas pessoas, mas não para todo mundo", declara o oncologista da Universidade de Yale.
O doutor Daniel explica que um dos medicamentos está em fase avançada de estudo e pode ser aprovado pelo governo americano no ano que vem.
Outras drogas que estimulam o sistema imunológico estão sendo testadas em universidades americanas.
Os resultados desses estudos tiveram impacto até na Bolsa de Valores de Nova York. As ações de duas grandes empresas farmacêuticas que estão desenvolvendo os novos medicamentos subiram 3%. Mas, os pesquisadores estão cautelosos, eles não querem dar falsas esperanças.
Os médicos lembram que, para uma parte dos pacientes, a nova terapia pode ter efeitos colaterais graves. E ainda serão necessários muitos anos de estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário