É uma antiga filosofia de vida, originada na Índia há mais de 5000 anos, que envolve a mente e o corpo, unindo trabalho físico, mental e espiritual. Apesar de a yoga estar ligada às tradições hindu, não discrimina raça, religião ou qualquer outra categoria e figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente.
A palavra yoga vem do sânscrito e significa união. Sob um aspecto mais profundo, significa a união do ser humano com sua origem criadora. A prática da yoga está relacionada à força, poder e energia. A yoga cultiva o corpo e os sentidos, refina a mente e civiliza a inteligência.
Juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade, a yoga induz a um profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior.
A yoga em seu aspecto mais comum é a sabedoria na ação ou na arte de viver com harmonia e moderação em meio às atividades. O que ocorre com a prática dos exercícios respiratórios, relaxamento, alongamentos suaves, exercícios psicofísicos, pré-concentração, memorização, concentração até meditação. A yoga é um estado constante de auto-observação, integração e união com tudo que o rodeia e consigo mesmo.
A prática da yoga requer alguns princípios e normas, boa vontade, dedicação e disciplina. Existem diversas modalidades, sendo mais comuns aquelas que trabalham o físico por meio de determinadas posturas com o controle da respiração, além de trabalhar o equilíbrio do corpo, das emoções e da mente, além de tratar diversos problemas de saúde.
As técnicas de yoga mais utilizadas são:
Ásanas - Exercícios físicos que fortalecem o corpo aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas. Os ásanas desbloqueiam áreas tensas que impedem o fluxo da energia vital.
Yoganidra - Nessa técnica aprende-se a descontrair conscientemente cada músculo e cada parte do corpo, o que permite que se saia da agitação do cotidiano e perceber outras formas de viver com mais tranquilidade.
A yoga atua em todos os níveis do nosso ser, e o que a torna única é o fato de não apenas alongar todas as partes do corpo, mas também massagear os órgãos internos e as glândulas. Os efeitos do yoga são muitos: desenvolve o tônus muscular, alonga a musculatura devolvendo agilidade ao corpo, amplia a capacidade pulmonar, fortalece o sistema cardiovascular, reduz o estresse, aperfeiçoa a postura, melhora a circulação, aumenta a resistência física, o equilíbrio e a consciência corporal.
A movimentação, postura, exercícios respiratórios, atitude mental, dão e darão uma dimensão diferente, mais iluminada, mais alegre, mais feliz. Embora esses efeitos levem alguns meses para se manifestarem são benefícios para toda a vida.
Em particular a prática do yoga traz um grande trabalho de encontro do ser humano com o seu interior, uma vez que, na vida agitada do nosso século, a chamada pausa na corrida diária é inexistente. E é nessa pausa que surgem descobertas maravilhosas: a capacidade de melhor convivência com o próximo, mais tolerância, maior paz e amor com tudo e todos.
A yoga terapia representa a integração de técnicas e concepções do yoga tradicional com o conhecimento médico e psicológico. Desta forma, associa a compreensão do ser humano como um sistema integrado (mente e corpo), que pode funcionar otimamente de acordo com a melhoria do equilíbrio dinâmico situacional.
A prática da yoga envolve uma sequência de movimentos com diferentes finalidades: aquecimento, alongamento, posturas de torção e equilíbrio, saudação, posição invertida e relaxamento, que fazem exigências crescentes ao corpo, mas, trabalhando desta forma, evitam que ele se ressinta.
Os exercícios de aquecimento preparam e liberam cada músculo para as posturas. Estas, por sua vez, exigem profunda atenção e concentração, principalmente as de torção e equilíbrio. Assim, o corpo e a mente são trabalhados e desenvolvidos juntos, num processo de união.
A yoga pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, sem qualquer restrição, apesar de alguns exercícios serem fortes, eles respeitam os limites corporais do praticante.
Fonte: Oncoguia
Fonte: Oncoguia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário