sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Mais... Alimentos que combatem o câncer

Um Prato Cheio Contra o Câncer

Nenhum alimento isoladamente pode diminuir o risco de câncer, mas a combinação correta de alimentos pode, sim, fazer a diferença. Nas refeições, tente balancear seu prato com pelo menos 2/3 de vegetais e não mais de 1/3 de proteína animal. De acordo com especialistas, essa dica é muito importante para combater o câncer. Saiba agora, como escolher as melhores opções para colocar no seu prato.

alimentos saudáveis

As Cores Contra o Câncer

Frutas e verduras são ricas em nutrientes que combatem o câncer - e quanto mais colorido, maior a quantidade de nutrientes. Indiretamente, esses alimentos também te ajudam a combater o câncer pois te ajudam a manter um peso saudável. Os quilinhos a mais aumentam o risco de vários tipos de câncer como o câncer de intestino, esôfago e rins. Coma pelo menos cinco porções ao dia, preparadas de forma saudável.

alimentos saudáveis

O Café-da-manhã Contra o Câncer

O ácido fólico é um importante tipo de vitamina B capaz de proteger contra o câncer de intestino e de mama.  Você o encontra em abundância na mesa de café-da-manhã: cereais matinais e produtos integrais são ótimas fontes de ácido fólico, bem como os sucos de laranja, melão e morango.

café-da-manhã

Mais Alimentos Ricos em Ácido Fólico

Outras fontes de ácido fólico são os ovos e aspargos. Você também encontra ácido fólico no fígado de frango, feijão, semente de girassol e vegetais verdes folhosos como espinafre e alface romana. De acordo com especialistas, a melhor forma de ingerir ácido fólico não é através de pílulas, e sim através da alimentação (frutas, legumes e produtos enriquecidos).

aspargos

Tomates Contra o Câncer

Ainda não está claro se é o licopeno ou outra substância, mas alguns estudos relacionaram o consumo de tomates a uma redução no risco de vários tipos de câncer, como por exemplo o câncer de próstata. Os estudos também sugerem que produtos derivados do tomate como molho, polpa ou suco aumentam o potencial de combate ao câncer.
tomate

O Potencial Anticâncer do Chá

Embora a evidência ainda não esteja comprovada, o chá (principalmente o chá verde) pode ser um poderoso agente contra o câncer. Em estudos de laboratório, o chá verde retardou ou evitou o desenvolvimento de câncer nas células do cólon, fígado, mamas e próstata. Ele também teve um efeito semelhante no tecido pulmonar e na pele. Em estudos de longo prazo, o chá foi associado a riscos menores de câncer de bexiga, estômago.

chá verde

Uvas e Câncer

As uvas e o suco de uva, principalmente as uvas roxas e vermelhas, contém resveratrol. O resveratrol tem poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Em estudos de laboratório, ele evitou o tipo de lesão que desencadeia o câncer nas células. Porém, não existe evidência suficiente para provar que comer uvas ou beber suco de uva ou vinho possa evitar ou tratar câncer.

uva

Água e Líquidos Podem Te Proteger

A água não apenas mata sua sede, mas também protege contra o câncer de bexiga. Esse efeito da água se deve ao fato dela diluir a concentração de agentes causadores de câncer na bexiga. Além disso, quanto mais líquidos você bebe, maior é a frequência com que você urina. Isso diminui o tempo em que os agentes cancerígenos ficam em contato com a parede da bexiga.

água

O Poderoso Feijão

O feijão é tão bom para saúde que não chega a ser surpresa que ele também ajude a combater o câncer.  Em geral, todas leguminosas contém potentes fitoquímicos que protegem as células do corpo contra o câncer. Em laboratório, essas substâncias retardaram o crescimento do tumor e evitaram que esses tumores liberassem substâncias tóxicas nas células vizinhas.

feijão

A Família Brócolis vs. Câncer

Fazem parte da família (vegetais crucíferos) o brócolis, a couve, a couve-flor, a couve-de-bruxelas, o repolho e o repolho chinês. Todos eles dão um excelente refogado e podem dar um ótimo visual às saladas. Mas o mais importante é que esses vegetais possuem substâncias que ajudam o seu corpo a se defender contra vários tipos de câncer como câncer de intestino, mama, pulmão e colo do útero.

vegetais crucíferos

Vegetais Folhosos Verde-Escuros

Vegetais como mostarda, alface, couve, chicória, espinafre e acelga são ricos em fibras, ácido fólico e carotenoides - Nutrientes que protegem contra câncer de boca, laringe, pâncreas, pulmão, pele e estômago.

espinafre

Proteção Através de Condimentos

A curcumina é o principal ingrediente da cúrcuma, ou açafrão-da-Índia, e é capaz de combater o câncer. Estudos de laboratório mostraram que ela pode evitar a transformação, proliferação e invasão das células cancerosas em vários tipos de câncer

açafrão

Métodos de Preparar os Alimentos

Você sabia que a forma com que você cozinha a carne pode fazer diferença no risco de câncer? Fritar, assar ou grelhar carnes em altas temperaturas causa a formação de substâncias químicas que podem aumentar o risco de câncer. Outros métodos de cozinhar, como refogar e fazer ao molho ou no vapor, parecem produzir menos dessas substâncias químicas. E quando você for fazer a carne ao molho, lembre-se de colocar também muitos vegetais.

ensopado

A Família Morango vs. Câncer

Morangos e framboesas possuem um fitoquímico chamado ácido elágico. Esse poderoso antioxidante pode combater o câncer de várias formas, como inativar certas substâncias cancerígenas e retardar o crescimento de células cancerosas.

morango

O (quase) Desconhecido Mirtilo

Os potentes antioxidantes do mirtilo, fruta originária da Europa que já está sendo cultivada no Brasil, são de grande valor para nossa saúde, a começar pelo câncer. Os antioxidantes combatem o câncer através da eliminação de radicais livres nas células do nosso corpo. Experimente consumi-lo junto com granola, cereais matinais, iogurtes e até em saladas para aumentar a sua ingestão de antioxidantes.

mirtilo

Não Exagere no Açúcar

O açúcar não causa câncer por si próprio. Entretanto, ele pode estar tomando o lugar de outros alimentos ricos em nutrientes que podem combater o câncer. Além disso, ele aumenta a ingestão de calorias, o que contribui para o sobrepeso e obesidade, que, aí sim, são fatores de risco do câncer. As frutas são uma alternativa aos doces e suas "embalagens" são ricas em vitaminas.

donut

Não Viva de Suplementos

As vitaminas podem te proteger contra o câncer, mas só quando você as ingere naturalmente dos alimentos. Os especialistas enfatizam que os nutrientes quando obtidos de alimentos como nozes, frutas e vegetais folhosos são imensamente superiores em relação àqueles dos suplementos vitamínicos. O melhor mesmo é ter uma alimentação saudável.

suplementos vitamínicos

Mantenha Distância da Seção de Frios

De vez em quando um pão com mortadela ou um cachorro-quente no estádio não vai te fazer mal. No entanto, para diminuir o risco de câncer de intestino e de estômago você precisa diminuir os embutidos de carnes como mortadela, presunto e salsichas. Além disso, comer carnes defumadas ou salgadas aumenta sua exposição a agentes causadores de câncer.

carne defumada

Limite o Álcool Para Evitar o Câncer

A ingestão de álcool causa câncer de boca, garganta, laringe, esôfago, fígado e mama. O álcool também pode aumentar o risco de câncer de intestino. Especialistas dizem que mesmo o limite diário sugerido de 2 doses para homens e 1 para mulheres eleva o risco de câncer. As mulheres com maior risco de câncer de mama devem conversar com um médico para saber qual a dose segura (se houver) de álcool para esse fator de risco.

vinho

Fonte: MED CLICK.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Açaí, pode ser eficaz na prevenção do câncer de mama.

O minúsculo fruto da Amazônia ganha cada vez mais crédito entre nutricionistas renomados. Novas pesquisas sinalizam que o açaí ajuda a prevenir contra o câncer e traz benefícios cardiovasculares


Como o açaí já é muito calórico, fique atento aos acompanhamentos que você adiciona.
Foto: Getty Images
Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro descobriram que o açaí pode ser eficaz na prevenção do câncer de mama. Eles suspeitam que a substância responsável pelo feito é a antocianina, que dá a coloração roxa à fruta e também é encontrada na uva, mas em quantidades menores. Embora as pesquisas sejam promissoras, não é possível garantir com 100% de certeza a eficácia da fruta contra o câncer, já que ainda não foram realizados testes em humanos.
Outros benefícios do açaí, como a proteção cardiovascular, têm sido estudados por pesquisadores da Universidade Federal do Pará, que já comprovaram seu potencial antioxidante e anti-inflamatório. Essas características explicam por que o consumo da fruta pode proteger as artérias, aumentando os níveis de colesterol bom (HDL) e mantendo estáveis os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.

Leia a íntegra da reportagem abaixo.
 

O investimento parece perfeito: em mínimos 2 centímetros de diâmetro, um exemplar de açaí já começa a oferecer lucros ao organismo. Se você apostar na tigela ou em um copo de suco, então... Não bastasse proteger as artérias e o cérebro de moléculas nocivas às células, cientistas estão confirmando agora seu papel na prevenção do câncer. É o caso de um trabalho da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, que despertou o interesse de especialistas no último Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Ele coloca em evidência o potencial das substâncias da fruta diante de tumores de mama, os mais comuns entre as mulheres.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores cariocas submeteram células cancerosas do tecido mamário feminino a um extrato feito do açaí. Os resultados foram bem positivos. "Houve uma redução na proliferação dessas células e um aumento na ocorrência da apoptose, a morte programada das unidades que formam o tumor", conta Anderson Teodoro, professor do Laboratório de Bioquímica Nutricional da universidade. Embora sua equipe ainda não tenha identificado com precisão quais as substâncias por trás do fenômeno, há uma suspeita de que a antocianina, responsável pela coloração roxa do açaí, se destaque.

"Esse tipo de antioxidante vem sendo associado a um menor risco de câncer e de doenças cardiovasculares", ressalta a nutricionista Renata Cintra, professora do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu, no interior de São Paulo. "A antocianina também está presente em outras frutas, como a uva, mas os teores no açaí são mais significativos", completa. Na ponta do lápis, o fruto do açaizeiro leva mesmo vantagem. "Um litro do suco possui 33 vezes mais antocianina que a mesma quantidade de vinho tinto", compara o cardiologista Eduardo Costa, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará.

Mas não é só esse pigmento que entra na jogada: experimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo coordenados pela professora Maricê Nogueira de Oliveira indicam que as propriedades anticâncer também são resultado dos ácidos graxos do fruto - caso do CLA, o ácido linoleico conjugado. Os testes foram feitos com uma mistura de açaí e iogurte dotado de probióticos. "Essa combinação apresentou maior teor de CLA", conta Maricê.

Antes de se jogar em um balde de açaí, cabe lembrar que a maior parte das pesquisas sobre seus efeitos contra o câncer foi feita em laboratório e carece de avaliação em seres humanos para confirmar 100% os resultados. Mas isso não tira o mérito do protagonista da reportagem, que, aliás, se gaba cada vez mais de sua capacidade anti-inflamatória. Essa ação recai em outro tipo de gordura abundante na tigela roxa, os ácidos graxos insaturados.

"O ácido oleico, o mesmo do azeite, tem um efeito positivo sobre as paredes das células, auxiliando a passagem dos lipídios através das membranas celulares", explica Mariana Simões Larraz Ferreira, professora da Escola de Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Com as membranas flexíveis, os hormônios e seus receptores, por exemplo, funcionam de maneira mais adequada. "Isso ajuda a prevenir processos inflamatórios, que aceleram o próprio envelhecimento celular", esclarece. Há indícios de que, ao brecar inflamações, somamos pontos na blindagem contra o câncer. E também a favor do coração...

Investimento para os vasos

O potencial antioxidante e anti-inflamatório da frutinha é um dos fatores que ajudam a entender também seus benefícios cardiovasculares. SAÚDE obteve os dados de uma pesquisa da Universidade Federal do Pará, que mensurou essa habilidade de resguardar as artérias. Os cientistas acompanharam 346 homens acima dos 35 anos: desses, 277 tomavam suco de açaí todos os dias, enquanto os outros 69 não consumiam a bebida. No primeiro grupo, as taxas de HDL, o colesterol bom, foram muito maiores do que no segundo. Já o LDL, o tipo da gordura que desencadeia placas nos vasos, se manteve em níveis normais. Entre aqueles que não incluíram o açaí na dieta, o resultado foi o oposto.

O cardiologista Eduardo Costa, um dos autores, elucida: "Quando há lesões na parede interna das artérias, provocadas por tabagismo, hipertensão, entre outras causas, o LDL colesterol penetra na lesão e se oxida. A antocianina do açaí impediria essa oxidação, diminuindo o risco de problemas ali". Isso não significa que o alimento faz o milagre de compensar hábitos que comprometem a saúde. Mas, incluído dentro de uma rotina equilibrada, representa, sim, uma aplicação segura.

Claudine Feio, também cardiologista da Universidade Federal do Pará, engrossa o caldo em defesa do açaí. Só lembra que, por ele ser calórico, vale ficar atento aos acompanhamentos e usá-lo, se possível, após a atividade física. "Não é necessário adicionar granola, xarope de guaraná, muito menos açúcar", avisa Claudine. Feitas as ressalvas, está liberada a inclusão da fruta no seu cardápio. Ela vale, sim, o investimento.

Contraindicado?

O açaí não seria bem-vindo para quem já está em tratamento contra o câncer, sugere uma pesquisa feita com ratos pela professora Marília Seelaender, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. "A quimio e a radioterapia fazem com que, entre outras coisas, o tumor seja reduzido por meio de um estresse oxidativo", explica Marília. E o açaí tem justamente um efeito antioxidante. Assim, poderia sabotar o plano terapêutico para exterminar as células cancerosas.

O que você encontra em 100 gramas de polpa de açaí

Energia (kcal) - 58

Proteínas (g) - 0,8

Lipídios (g) - 3,9

Gordura saturada (g) - 0,7

Gordura monoinsaturada (g) - 2

Gordura poli-insaturada (g) - 0,4

Carboidrato (g)- 6,2

Fibra (g) - 2,6

O quê, como e quanto?

Seus atributos

"O açaí tem em sua composição carboidratos, proteínas, fibras, cálcio, manganês, fósforo, magnésio, ferro, potássio, cobre, zinco e vitaminas B2 e B6", lista a nutricionista Tatiana Eto, de São Paulo.

No prato ou no copo

Prefira a maneira mais simples: na tigela ou no suco feito com polpa e água. "Ela ainda pode ser substituída pela água de coco", sugere Mariana Thomaz, nutricionista do Hospital Paulistano.

Na rotina

Para usufruir de todos os benefícios, é preciso criar o hábito de consumi-lo quase todos os dias. Experts indicam um copo de 200 ml do suco, por exemplo. 

Prevenção e Detecção » Fatores de Risco » Hábitos Alimentares

Muitos componentes da alimentação têm sido associados com o processo de desenvolvimento do câncer, principalmente câncer de mama, cólon (intestino grosso) reto, próstata, esôfago e estômago.Alimentação de risco

Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar. Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação. Neste grupo estão incluídos os alimentos ricos em gorduras, tais como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, lingüiças, mortadelas, dentre outros.

Existem também os alimentos que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos. Por exemplo, os nitritos e nitratos usados para conservar alguns tipos de alimentos, como picles, salsichas e outros embutidos e alguns tipos de enlatados, se transformam em nitrosaminas no estômago. As nitrosaminas, que têm ação carcinogênica potente, são responsáveis pelos altos índices de câncer de estômago observados em populações que consomem alimentos com estas características de forma abundante e freqüente. Já os defumados e churrascos são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica conhecida.

Os alimentos preservados em sal, como carne-de-sol, charque e peixes salgados, também estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de estômago em regiões onde é comum o consumo desses alimentos. Antes de comprar alimentos, compare a quantidade de sódio nas tabelas nutricionais dos produtos.


Cuidados ao preparar os alimentos

O tipo de preparo do alimento também influencia no risco de câncer. Tente adicionar menos sal na hora de fazer a comida, aumentando o uso de temperos como azeite, alho, cebola e salsa. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de até 5 g de sal ou 2 g de sódio por dia, ou seja, o equivalente a uma tampa de caneta cheia. Ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas, podem ser criados compostos que aumentam o risco de câncer de estômago e coloretal. Por isso, métodos de cozimento que usam baixas temperaturas são escolhas mais saudáveis, como vapor, fervura, pochê, ensopado, guisado, cozido ou assado.
AlimentaçãoFibras x gordura

Estudos demonstram que uma alimentação pobre em fibras, com altos teores de gorduras e altos níveis calóricos (hambúrguer, batata frita, bacon etc.), está relacionada a um maior risco para o desenvolvimento de câncer de cólon e de reto, possivelmente porque, sem a ingestão de fibras, o ritmo intestinal desacelera, favorecendo uma exposição mais demorada da mucosa aos agentes cancerígenos encontrados no conteúdo intestinal. Em relação a cânceres de mama e próstata, a ingestão de gordura pode alterar os níveis de hormônio no sangue, aumentando o risco da doença.

Há vários estudos epidemiológicos que sugerem a associação de dieta rica em gordura, principalmente a saturada, com um maior risco de se desenvolver esses tipos de câncer em regiões desenvolvidas, principalmente em países do Ocidente, onde o consumo de alimentos ricos em gordura é alto. Já os cânceres de estômago e de esôfago ocorrem mais freqüentemente em alguns países do Oriente e em regiões pobres onde não há meios adequados de conservação dos alimentos (geladeira), o que torna comum o uso de picles, defumados e alimentos preservados em sal.

Atenção especial deve ser dada aos grãos e cereais. Se armazenados em locais inadequados e úmidos, esses alimentos podem ser contaminados pelo fungo Aspergillus flavus, o qual produz a aflatoxina, substância cancerígena. Essa toxina está relacionada ao desenvolvimento de câncer de fígado.

Como prevenir-se


Algumas mudanças nos nossos hábitos alimentares podem nos ajudar a reduzir os riscos de desenvolvermos câncer. A adoção de
 uma alimentação saudável contribui não só para a prevenção do câncer, mas também de doenças cardíacas, obesidade e outras enfermidades crônicas como diabetes.
Desde a infância até a idade adulta, o ganho de peso e aumentos na circunferência da cintura devem ser evitados. O índice de massa corporal (IMC) do adulto (20 a 60 anos) deve estar entre 18,5 e 24,9 kg/m2. O IMC entre 25 e 29,9 indica sobrepeso. Com IMC acima de 30 a pessoa é considerada obesa. O IMC é calculado dividindo-se o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em m). Veja a fórmula.

pesoIMC = ------------------(altura x altura)



Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm nutrientes, tais como vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruírem os carcinógenos antes que eles causem sérios danos às células. Esses tipos de alimentos também podem bloquear ou reverter os estágios iniciais do processo de carcinogênese e, portanto, devem ser consumidos com freqüência.

Hoje já está estabelecido que uma alimentação rica nesses alimentos ajuda a diminuir o risco de câncer de pulmãocólon e retoestômagoboca, faringe e esôfago. Provavelmente, reduzem também o risco de câncer de mamabexigalaringe e pâncreas, e possivelmente o de ovário, endométrio, colo do útero, tireoide, fígadopróstata e rim.

As fibras, apesar de não serem digeridas pelo organismo, ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, reduzindo o tempo de contato de substâncias cancerígenas com a parede do intestino grosso.

A tendência cada vez maior da ingestão de vitaminas em comprimidos não substitui uma boa alimentação. Os nutrientes protetores só funcionam quando consumidos através dos alimentos, o uso de vitaminas e outros nutrientes isolados na forma de suplementos não é recomendável para prevenção do câncer.

Vale a pena frisar que a alimentação saudável somente funcionará como fator protetor, quando adotada constantemente, no decorrer da vida. Neste aspecto devem ser valorizados e incentivados antigos hábitos alimentares do brasileiro, como o uso do arroz com feijão.


Como se alimenta o brasileiro

No Brasil, observa-se que os tipos de câncer que se relacionam aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade por câncer. O perfil de consumo de alimentos que contêm fatores de proteção está abaixo do recomendado em diversas regiões do país. De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, que em 2010 entrevistou 54.367 pessoas, o padrão alimentar no país mudou para pior.
Apesar de consumir mais frutas e verduras, o brasileiro continua a comer muita carne gordurosa (1 em cada 3 entrevistados) e tem optado por alimentos práticos, como comidas semiprontas, que são menos nutritivas. A ingestão de fibras também é baixa, onde se observa coincidentemente, uma significativa freqüência de câncer de cólon e reto. O feijão, alimento rico em ferro e fibras, que tradicionalmente fazia o famoso par com o arroz, perdeu espaço na mesa dos brasileiros. Para agravar o quadro, eles também tem se exercitado menos. Em 2006, 71,9% da população revelava comer o grão ao menos cinco vezes na semana. Em 2010, a média caiu para 65,8%. No estado do Rio, a média de consumo do feijão ainda é alta: 71,7%. A queda na média nacional pode ser atribuída às mudanças na dinâmica da família brasileira, que tem tido cada vez menos tempo de preparar comida em casa e o feijão tem preparo demorado. O consumo de gorduras é mais elevado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde ocorrem as maiores incidências de câncer de mama no país.
AlimentaçãoOutro dado negativo é que os refrigerantes e sucos artificiais - que têm alta concentração de açúcar - têm ganhado espaço na preferência dos brasileiros. Ao todo, 76% dos adultos bebem esses produtos pelo menos uma vez por semana e 27,9%, cinco vezes ou mais na semana. O consumo quase que diário aumentou 13,4% em um ano. Entre os jovens de 18 a 24 anos, a popularidade dos refrigerantes é ainda maior: 42,1% tomam refrigerantes quase todos os dias. Apesar de o mercado oferecer cada vez mais versões com menos açúcar, como os diet e os light , somente 15% dos brasileiros optam por eles. Os jovens também preferem alimentos como hambúrguer, cachorro-quente, batata frita que incluem a maioria dos fatores de risco alimentares acima relacionados e que praticamente não apresentam nenhum fator protetor. Essa tendência se observa não só nos hábitos alimentares das classes sociais mais abastadas, mas também nas menos favorecidas. O consumo de alimentos ricos em fatores de proteção, tais como frutas, verduras, legumes e cereais, tem aumentado, mas ainda é baixo. Segundo o levantamento do Ministério da Saúde, 30,4% da população com mais de 18 anos comem frutas e hortaliças cinco ou mais vezes na semana. Entre os entrevistados, 18,9% disseram consumir cinco porções diárias (cerca de 400 gramas) desses alimentos, mais do que o dobro do percentual registrado em 2006.

Alimentos que combatem o câncer

Os alimentos que combatem o câncer são principalmente frutas, vegetais e cereais integrais porque têm substâncias específicas como os antioxidantes que protegem as células do organismo ajudando a combater e a evitar o aparecimento de câncer.
Alguns exemplos de alimentos que combatem o câncer são:
  • frutas e verduras verde-escuras, amarelas e cor-de-laranja como tomate, acerola, romã, chicória, cebola vermelha, cenoura, uvas vermelhas;
  • vegetais crucíferos como brócolis;
  • azeite, óleo de canola;
  • alho;
  • leguminosas;
  • cereais integrais;
  • soja.
Um prato bem colorido com alimentos saudáveis e não industrializados é a melhor solução para combater e prevenir as diversas formas de câncer.

Alimentos que devem ser evitados no câncer

Os alimentos ricos em gordura, açúcares e carboidratos como pães, bolachas e carnes vermelhas gordurosas são responsáveis por tornar o sangue mais ácido, inflamam as células e desequilibram a insulina e o colesterol, e por isso devem ser evitados.

Dicas de alimentação durante o tratamento do câncer

As dicas de alimentação durante o tratamento são sugestões práticas para lidar com os efeitos colaterais do tratamento para o câncer. De acordo com o efeito colateral a dica de alimentação vai variar:
  • Perda de apetite - experimentar receitas novas e comer com frequência durante o dia, mesmo na hora de dormir. Ter sempre um lanche sadio à mão. Se de hora em hora se der umas mordiscadas no alimento correto ou uns goles no líquido apropriado, pode-se obter proteínas e calorias com mais facilidade.
  • Dor na boca ou na garganta - dar preferência a alimentos fáceis de mastigar e engolir como banana, purê de frutas e legumes ou ovos mexidos, por exemplo e evitar alimentos como frutas cítricas, alimentos muito condimentados e salgados ou com texturas duras, por exemplo.
  • Mudança nas sensações de olfato e paladar - melhorar o aroma da carne ou peixe deixando-a de molho em sucos doces de frutas, vinho doce, molho de vinagre ou agridoce e tentar usar pequena quantidade de ervas aromatizantes como manjericão, orégano ou alecrim.
  • Secura da boca - usar molhos de vários tipos para umedecer os alimentos e facilitar a deglutição assim como tomar um gole de água de tempos em tempos para facilitar a deglutição e a conversação.
  • Náusea - comer pequenas quantidades, com frequência e devagar. Evitar comer em locais abafados, quentes ou que tenham cheiros de cozinha que possam ser repugnantes. Se a náusea se manifestar durante a manhã, pode se tentar comer torrada seca ou biscoitos de água e sal antes de levantar.
  • Vômito - uma vez controlado o vômito, tente beber pequena quantidade de líquido começando com uma colher de chá a cada dez minutos, passar para uma colher de sopa a cada vinte minutos e, finalmente, para duas colheres de sopa a cada trinta minutos. Quando se for capaz de manter no estômago os líquidos, experimente fazer uma dieta leve continuando a tomar pequenas porções à medida que vai conseguindo manter o líquido no estômago. quando se sentir bem com a dieta leve, passar gradualmente para o regime alimentar normal.
  • Diarreia - beber muito líquido durante o dia pode-se fazer caldos de carne e sopas. Diminuir a quantidade de alimentos e bebidas que contenham cafeína, como o café, o chá preto, alguns refrigerantes e chocolate.
  • Constipação - beber muito líquido: pelo menos oito copos de 240 ml por dia que ajuda a manter a consistência apropriada das fezes. Comer alimentos fibrosos, como pão e e cereais integral; frutas frescas com casca e verduras.
  • Retenção de líquidos - diminuir a ingestão de sal.
  • Cáries - diminuir a ingestão de açúcar e evitar ingerir alimentos que grudem nos dentes, tais como caramelo ou balas puxa-puxa.
Estes efeitos colaterais podem surgir dos diferentes métodos de tratamento para o câncer como cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou imunoterapia que são utilizados adequadamente no tratamento dos diversos tipos de câncer como câncer de pele, intestino, mama e pulmão, por exemplo.
Fonte: Tua Saúde (Nutricionista)

Conheça seis alimentos que ajudam a combater câncer



Rico em licopeno, tomate é um aliado contra o câncer Foto: Getty Images
Rico em licopeno, tomate é um aliado contra o câncer
Foto: Getty Images

Uma boa alimentação tem o poder de reduzir o risco de câncer. E os alimentos de origem vegetal são os grandes benfeitores. O siteHealth recomenda de cinco a nove porções diárias de frutas e hortaliças, e lista seis grandes anticancerígenos. Vale acrescentar que algumas iguarias podem aumentar a chance de desenvolver a doença. Entre elas estão bebida alcoólica em excesso e embutidos. Confira a lista abaixo:
1 - Brócolis
Todos os vegetais crucíferos (couve-flor, repolho, couve) contêm propriedades anticancerígenas, mas o brócolis é o único com quantidade considerável de sulforafano, um composto que estimula as enzimas protetoras do corpo e elimina substâncias cancerígenas. Um estudo em ratos da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriu que o sulforafano também tem como alvo as células-tronco do câncer, que ajudam no crescimento do tumor. O alimento ajuda a combater câncer de mama, fígado, pulmão, próstata, pele, estômago e bexiga. Portanto, inclua-o no cardápio.
2 - Frutas vermelhas
As frutas vermelhas contêm fitonutrientes anticancerígenos. As framboesas pretas, em particular, apresentam altas concentrações de fitoquímicos chamados antocianinas, que retardam o crescimento de células pré-malignas e retém a formação de novos vasos sanguíneos (que podem alimentar um tumor canceroso), de acordo com Gary D. Stoner, professor da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos. Ajudam a combater câncer oral, de cólon, esôfago, e pele. Stoner recomenda meia xícara de frutas vermelhas por dia.
3 - Tomate
É fonte de licopeno, carotenoide que dá a cor vermelha ao alimento e que pode parar o crescimento de células de câncer do endométrio, segundo estudos. Também ajuda a combater câncer de pulmão, próstata e estômago. Os maiores benefícios vêm dos tomates cozidos, porque o processo de aquecimento aumenta a quantidade de licopeno que o corpo é capaz de absorver.
4 - Nozes
Os fitoesteróis das nozes bloqueiam os receptores de estrógeno em células de câncer de mama e, possivelmente, desaceleram o crescimento dessas células, segundo Elaine Hardman, professora da Escola de Medicina da Universidade Marshall, dos Estados Unidos. Também ajuda a combater câncer de próstata. Hardman sugere 28g diárias da iguaria.
5 - Alho
Fitoquímicos do alho podem deter a formação de nitrosaminas, substâncias cancerígenas formadas no estômago (e no intestino, em certas condições), quando se consome nitratos, conservantes comuns de alimentos. Um estudo realizado em Iowa, nos Estados Unidos, mostrou que as mulheres que consomem maior quantidade de alho apresentam um risco 50% mais baixo de desenvolver certos cânceres do cólon em comparação com as que comem menos. Além do câncer de cólon, ajuda a combater o de mama, esôfago e estômago. Que tal esmagar (o que ajuda a liberar enzimas benéficas) um dente de alho fresco e acrescentar ao molho de tomate rico em licopeno?
6 - Feijão
Um estudo da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, descobriu que feijão preto e branco reduz significativamente a incidência de câncer de cólon em ratos, em parte porque uma dieta rica em leguminosas aumenta os níveis do butirato, que, em altas concentrações, tem efeito protetor contra o crescimento do câncer. Outra pesquisa, divulgada na revista Crop Science, constatou que o feijão é eficaz na prevenção do câncer de mama em ratos. Invista em meia xícara da leguminosa algumas vezes por semana.
Fonte: Terra Saúde / Patrícia Zwipp

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Médico italiano descobre algo que considera a causa do câncer

Tratamento Alternativo:


Tumores de pulmão, próstata e intestino desapareciam como num passe de mágica, junto com as Aftas.




O médico Tullio Simoncini observou que todo paciente de câncer tem aftas. Foto: Divulgação
O médico Tullio Simoncini observou que todo paciente de câncer tem aftas. Foto: Divulgação

Inicialmente banido da comunidade médica italiana, foi aplaudido de pé na Associação Americana contra o Câncer quando apresentou sua terapia. O médico romano Tullio Simoncini observou que todo paciente de câncer tem aftas.
Isso já era sabido da comunidade médica, mas sempre foi tratada como uma infecção oportunista por fungos - Candida albicans. Esse médico achou muito estranho que todos os tipo de câncer tivessem essa característica, ou seja, vários são os tipos de tumores mas têm em comum o aparecimento das famosas aftas no paciente.

Então, pode estar ocorrendo o contrário, pensou ele. A causa do câncer pode ser o fungo.
E, para tratar esse fungo, usa-se o medicamento mais simples que a humanidade conhece:bicarbonato de sódio. Assim ele começou a tratar seus pacientes com bicarbonato de sódio, não apenas ingerível, mas metodicamente controlado sobre os tumores. Resultados surpreendentes começaram a acontecer.
Tumores de pulmão, próstata e intestino desapareciam como num passe de mágica, junto com as Aftas.
Desta forma, muitíssimos pacientes de câncer foram curados e hoje comprovam com seus exames os resultados altamente positivos do tratamento. Para quem se interessar mais pelo assunto, siga o link (em inglês):não deixem de ver o vídeo, no link abaixo. O medico fala em italiano, mas tem legenda em português . http://www.curenaturalicancro.com/
Lá estão os métodos utilizados para aplicação do bicarbonato de sódio sobre os tumores.
Bem que o livro de homeopatia recomenda tratar tumores com bórax, que é o remédio homeopático para aftas. E os macrobióticos consideram o câncer uma manifestação natural do meio ácido.

Tumores de pulmão, próstata e intestino desapareciam como num passe de mágica, junto com as Aftas. Foto: Divulgação
Tumores de pulmão, próstata e intestino desapareciam como num passe de mágica, junto com as Aftas. Foto: Divulgação

 Fonte: OJornaldeHOJE.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

DEPOIS DE ANOS DIZENDO ÀS PESSOAS QUE QUIMIOTERAPIA É A ÚNICA MANEIRA DE TENTAR E ELIMINAR O CÂNCER, O HOSPITAL JOHN HOPKINS ESTÁ FINALMENTE COMEÇANDO A DIZER QUE HÁ UMA MANEIRA ALTERNATIVA...

Examiner.Com -> Happy New Year, everyone! I found this article recently and felt it important to share at the beginning of this Year of 2014, a year of ongoing Change and Transitions. It's said to be a hoax, or "urban legend", but I wanted you to consider the facts - that you know - and make your own decisions. After all, it is said that Johns Hopkins - and many mainstream hospitals in the U.S. - are dependent on their funding from BIG PHARMA.
Versão em Português.
DEPOIS DE ANOS DIZENDO ÀS PESSOAS QUE QUIMIOTERAPIA É A ÚNICA MANEIRA DE TENTAR E ELIMINAR O CÂNCER, O HOSPITAL JOHN HOPKINS ESTÁ FINALMENTE COMEÇANDO A DIZER QUE HÁ UMA MANEIRA ALTERNATIVA...

1. Toda pessoa tem células cancerosas no corpo. Estas células cancerosas não aparecem nos testes padrão até que eles se multiplicaram para alguns bilhões. Quando os médicos dizem a pacientes com câncer que não há mais nenhuma célula cancerosa em seus corpos após o tratamento, significa apenas que os testes são incapazes de detectar as células cancerosas, porque eles não atingiram o tamanho detectável.

2. Células cancerígenas ocorrem entre 6 a mais de 10 vezes na vida de uma pessoa.

3. Quando o sistema imunológico da pessoa é forte as células cancerosas serão destruídas e impedidas de se multiplicar e formar tumores.

4. Quando uma pessoa tem câncer indica que a pessoa tem múltiplas deficiências nutricionais. Isto pode ser devido a fatores genéticos, ambientais, hábitos alimentares e estilo de vida.

5. Para superar as múltiplas deficiências nutricionais, uma mudança de dieta, incluindo suplementos fortalecerão o sistema imunológico.

6. Quimioterapia envolve o envenenamento as células cancerosas de rápido crescimento, mas também destrói rápido o crescimento saudável das células na medula óssea, do trato gastro-intestinal etc e pode causar danos nos órgãos, como fígado, rins, coração, pulmões etc.

7. A radiação enquanto vai destruindo as células cancerosas, também queima, cauteriza e danifica os órgãos, tecidos e células saudáveis.

8. Um tratamento inicial com quimioterapia e radiação frequentemente reduzirá o tamanho do tumor. No entanto, o uso prolongado da quimioterapia e radioterapia não resultará em mais destruição do tumor.

9. Quando o corpo tem muita carga tóxica da quimioterapia e radiação, o sistema imunológico está comprometido ou destruído, portanto, a pessoa pode sucumbir a vários tipos de infecções e complicações.

10. Quimioterapia e radiação podem provocar células cancerosas a sofrer mutação e tornarem-se resistente e difíceis de destruir. Cirurgia também pode espalhar células de câncer para outras partes do organismo.

11. Uma maneira eficaz combater o câncer é matar de fome as células cancerosas, não as alimentando com alimentos que elas precisam para  se multiplicar.
O que alimenta células cancerosas :

a) açúcar é um alimentador de câncer. Cortando açúcar corta-se um importante fornecedor de alimento para as células cancerosas. Nota: O açúcares substitutos como NutraSweet, Equal, Spoonful, etc são feitos com Aspartame e é prejudicial. Um substituto natural melhor seria mel Manuka ou melado, mas apenas em quantidades muito pequenas. Sal de mesa tem um produto químico adicionado para torná-lo na cor branca. Melhor alternativa é aminos Bragg ou sal marinho.

b) leite faz o corpo produzir muco, especialmente no trato gastro-intestinal. Câncer se alimenta de muco. Cortando o leite e substituindo por leite de soja sem açúcar, as células cancerosas morrerão de fome.

c) células de câncer  prosperam em um ambiente ácido. Uma dieta à base de carne é ácida e é melhor comer peixe e um pouco de frango em vez de carne de porco. Carne também contém antibióticos de gado, hormônios do crescimento e parasitas, que são muito prejudiciais, especialmente para pessoas com câncer.

d) uma dieta feita de 80% legumes frescos e suco, cereais integrais, sementes, nozes e algumas frutas ajuda a colocar o corpo em um ambiente alcalino. Cerca de 20% podem ser de alimentos cozidos inclusive feijões. Sucos de vegetais frescos fornecem enzimas ao vivo que são facilmente absorvidas e alcançam níveis celulares dentro de 15 minutos para nutrir e aumentar o crescimento de células saudáveis.

Para obter enzimas vivas para a construção de células saudáveis, experimente  beber suco vegetal fresco (a maioria dos vegetais inclusive brotos de feijão) e comer alguns vegetais crus 2 ou 3 vezes por dia. Enzimas são destruídas a temperaturas de 104 graus Fahrenheit (40 graus C).

e) Evite café, chá e chocolate, que têm alta cafeína. Chá verde é uma alternativa melhor e tem propriedades anticancerígenas. É melhor beber água purificada, ou filtrada, para evitar toxinas conhecidas e metais pesados da água da torneira. Água destilada é ácida, evite-a.

12. Carne é proteína difícil de digerir e requer muitas enzimas digestivas. Carne não digerida sobra nos intestinos e se tornará putrificada, levando ao acúmulo de mais toxinas.

13. As paredes das células cancerosas têm uma cobertura de proteína dura. Abstendo-se ou comendo menos carne, libera-se mais enzimas para atacar as paredes de proteína das células cancerosas e permite que as células matadoras do corpo destruam as células cancerosas.

14. Alguns suplementos construem o sistema imunológico (IP6, Flor-ssence, Essiac, anti-oxidantes, vitaminas, minerais, EFAs etc) para permitir que as células matadoras do próprio corpo destruam as células cancerosas. Outros suplementos como vitamina E são conhecidos por causar apoptose, ou programar a morte de células, método normal do corpo de eliminação de células danificadas, indesejadas ou desnecessárias.

15. Câncer é uma doença da mente, corpo e espírito. Um espírito pró-ativo e positivo ajudará o combatente do câncer a ser um sobrevivente.
Raiva, mágoa e amargura colocam o corpo em um ambiente estressante e ácido. Aprenda a ter um espírito amoroso e perdoador. Aprenda a relaxar e aproveitar a vida.

16. Células cancerosas não podem prosperar num ambiente oxigenado. Exercício diário e profunda respiração ajuda a obter mais oxigênio até o nível celular. Oxigênioterapia é outro meio empregado para destruir células cancerosas.
____________________________________________________________________
Artigo original.
After years of telling people CHEMOTHERAPY is the only way to try and eliminate cancer, Johns Hopkins is FINALLY STARTING TO TELL YOU THERE IS AN ALTERNATIVE WAY …
1. Every person has cancer cells in the body. These cancer cells do not show up in the standard tests until they have multiplied to a few billion. When doctors tell cancer patients that there are no more cancer cells in their bodies after treatment, it just means the tests are unable to detect the cancer cells because they have not reached the detectable size.
2. Cancer cells occur between 6 to more than 10 times in a person’s lifetime.
3. When the person’s immune system is strong the cancer cells will be destroyed and prevented from multiplying and forming tumors.
4. When a person has cancer it indicates the person has multiple nutritional deficiencies. These could be due to genetic, environmental, food and lifestyle factors.
5. To overcome the multiple nutritional deficiencies, changing diet and including supplements will strengthen the immune system.
6. Chemotherapy involves poisoning the rapidly-growing cancer cells and also destroys rapidly-growing healthy cells in the bone marrow, gastro-intestinal tract etc, and can cause organ damage, like liver, kidneys, heart, lungs etc.
7. Radiation while destroying cancer cells also burns, scars and damages healthy cells, tissues and organs.
8. Initial treatment with chemotherapy and radiation will often reduce tumor size. However prolonged use of chemotherapy and radiation do not result in more tumor destruction.
9. When the body has too much toxic burden from chemotherapy and radiation the immune system is either compromised or destroyed, hence the person can succumb to various kinds of infections and complications.
10. Chemotherapy and radiation can cause cancer cells to mutate and become resistant and difficult to destroy. Surgery can also cause cancer cells to spread to other sites.
11. An effective way to battle cancer is to STARVE the cancer cells by not feeding it with foods it needs to multiple.
What cancer cells feed on:
a. Sugar is a cancer-feeder. By cutting off sugar it cuts off one important food supply to the cancer cells. NOTE: Sugar substitutes like NutraSweet, Equal, Spoonful, etc are made with Aspartame and it is harmful. A better natural substitute would be Manuka honey or molasses but only in very small amounts. Table salt has a chemical added to make it white in color. Better alternative is Bragg’s aminos or sea salt.
b. Milk causes the body to produce mucus, especially in the gastro-intestinal tract. Cancer feeds on mucus. By cutting off milk and substituting with unsweetened soy milk, cancer cells will starved. (I have heard through Dr. Lodi of the Oasis of Healing that milk has some kind of "poison" for humans in it, too - best to avoid!)
c. Cancer cells thrive in an acid environment. A meat-based diet is acidic and it is best to eat fish, and a little chicken rather than beef or pork. Meat also contains livestock antibiotics, growth hormones and parasites, which are all harmful, especially to people with cancer.
d. A diet made of 80% fresh vegetables and juice, whole grains, seeds, nuts and a little fruits help put the body into an alkaline environment. About 20% can be from cooked food including beans. Fresh vegetable juices provide live enzymes that are easily absorbed and reach down to cellular levels within 15 minutes t o nourish and enhance growth of healthy cells. To obtain live enzymes for building healthy cells try and drink fresh vegetable juice (most vegetables including bean sprouts) and eat some raw vegetables 2 or 3 times a day. Enzymes are destroyed at temperatures of 104 degrees F (40 degrees C).
e. Avoid coffee, tea, and chocolate, which have high caffeine. Green tea is a better alternative and has cancer-fighting properties. Water–best to drink purified water, or filtered, to avoid known toxins and heavy metals in tap water. Distilled water is acidic, avoid it.
12. Meat protein is difficult to digest and requires a lot of digestive enzymes. Undigested meat remaining in the intestines will become putrified and leads to more toxic buildup.
13. Cancer cell walls have a tough protein covering. By refraining from or eating less meat it frees more enzymes to attack the protein walls of cancer cells and allows the body’s killer cells to destroy the cancer cells.
14. Some supplements build up the immune system (IP6, Flor-ssence, Essiac, anti-oxidants, vitamins, minerals, EFAs etc.) to enable the body’s own killer cells to destroy cancer cells. Other supplements like vitamin E are known to cause apoptosis, or programmed cell death, the body’s normal method of disposing of damaged, unwanted, or unneeded cells.
15. Cancer is a disease of the mind, body, and spirit. A proactive and positive spirit will help the cancer warrior be a survivor. Anger, unforgiving and bitterness put the body into a stressful and acidic environment. Learn to have a loving and forgiving spirit. Learn to relax and enjoy life. (Consider having an Energy Healing with Maria! She will help you remove old, stagnant emotions and beliefs and help you toward Release and Healing. See: this link for more.)
16. Cancer cells cannot thrive in an oxygenated environment. Exercising daily, and deep breathing will help to get more oxygen down to the cellular level. Oxygen therapy is another means employed to destroy cancer cells.
HAPPY 2014! May all of our Dreams come true in this year, as we raise our vibrations and move into higher consciousness! Do not fear; do not give up... keep Courage, Hope, and Confidence as your trusted friends and guides.
Fonte: Examiner.