Um Prato Cheio Contra o Câncer
Nenhum alimento isoladamente pode diminuir o risco de câncer, mas a combinação correta de alimentos pode, sim, fazer a diferença. Nas refeições, tente balancear seu prato com pelo menos 2/3 de vegetais e não mais de 1/3 de proteína animal. De acordo com especialistas, essa dica é muito importante para combater o câncer. Saiba agora, como escolher as melhores opções para colocar no seu prato.
As Cores Contra o Câncer
Frutas e verduras são ricas em nutrientes que combatem o câncer - e quanto mais colorido, maior a quantidade de nutrientes. Indiretamente, esses alimentos também te ajudam a combater o câncer pois te ajudam a manter um peso saudável. Os quilinhos a mais aumentam o risco de vários tipos de câncer como o câncer de intestino, esôfago e rins. Coma pelo menos cinco porções ao dia, preparadas de forma saudável.
O Café-da-manhã Contra o Câncer
O ácido fólico é um importante tipo de vitamina B capaz de proteger contra o câncer de intestino e de mama. Você o encontra em abundância na mesa de café-da-manhã: cereais matinais e produtos integrais são ótimas fontes de ácido fólico, bem como os sucos de laranja, melão e morango.
Mais Alimentos Ricos em Ácido Fólico
Outras fontes de ácido fólico são os ovos e aspargos. Você também encontra ácido fólico no fígado de frango, feijão, semente de girassol e vegetais verdes folhosos como espinafre e alface romana. De acordo com especialistas, a melhor forma de ingerir ácido fólico não é através de pílulas, e sim através da alimentação (frutas, legumes e produtos enriquecidos).
Tomates Contra o Câncer
Ainda não está claro se é o licopeno ou outra substância, mas alguns estudos relacionaram o consumo de tomates a uma redução no risco de vários tipos de câncer, como por exemplo o câncer de próstata. Os estudos também sugerem que produtos derivados do tomate como molho, polpa ou suco aumentam o potencial de combate ao câncer.
O Potencial Anticâncer do Chá
Embora a evidência ainda não esteja comprovada, o chá (principalmente o chá verde) pode ser um poderoso agente contra o câncer. Em estudos de laboratório, o chá verde retardou ou evitou o desenvolvimento de câncer nas células do cólon, fígado, mamas e próstata. Ele também teve um efeito semelhante no tecido pulmonar e na pele. Em estudos de longo prazo, o chá foi associado a riscos menores de câncer de bexiga, estômago.
Uvas e Câncer
As uvas e o suco de uva, principalmente as uvas roxas e vermelhas, contém resveratrol. O resveratrol tem poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Em estudos de laboratório, ele evitou o tipo de lesão que desencadeia o câncer nas células. Porém, não existe evidência suficiente para provar que comer uvas ou beber suco de uva ou vinho possa evitar ou tratar câncer.
Água e Líquidos Podem Te Proteger
A água não apenas mata sua sede, mas também protege contra o câncer de bexiga. Esse efeito da água se deve ao fato dela diluir a concentração de agentes causadores de câncer na bexiga. Além disso, quanto mais líquidos você bebe, maior é a frequência com que você urina. Isso diminui o tempo em que os agentes cancerígenos ficam em contato com a parede da bexiga.
O Poderoso Feijão
O feijão é tão bom para saúde que não chega a ser surpresa que ele também ajude a combater o câncer. Em geral, todas leguminosas contém potentes fitoquímicos que protegem as células do corpo contra o câncer. Em laboratório, essas substâncias retardaram o crescimento do tumor e evitaram que esses tumores liberassem substâncias tóxicas nas células vizinhas.
A Família Brócolis vs. Câncer
Fazem parte da família (vegetais crucíferos) o brócolis, a couve, a couve-flor, a couve-de-bruxelas, o repolho e o repolho chinês. Todos eles dão um excelente refogado e podem dar um ótimo visual às saladas. Mas o mais importante é que esses vegetais possuem substâncias que ajudam o seu corpo a se defender contra vários tipos de câncer como câncer de intestino, mama, pulmão e colo do útero.
Vegetais Folhosos Verde-Escuros
Vegetais como mostarda, alface, couve, chicória, espinafre e acelga são ricos em fibras, ácido fólico e carotenoides - Nutrientes que protegem contra câncer de boca, laringe, pâncreas, pulmão, pele e estômago.
Proteção Através de Condimentos
A curcumina é o principal ingrediente da cúrcuma, ou açafrão-da-Índia, e é capaz de combater o câncer. Estudos de laboratório mostraram que ela pode evitar a transformação, proliferação e invasão das células cancerosas em vários tipos de câncer
Métodos de Preparar os Alimentos
Você sabia que a forma com que você cozinha a carne pode fazer diferença no risco de câncer? Fritar, assar ou grelhar carnes em altas temperaturas causa a formação de substâncias químicas que podem aumentar o risco de câncer. Outros métodos de cozinhar, como refogar e fazer ao molho ou no vapor, parecem produzir menos dessas substâncias químicas. E quando você for fazer a carne ao molho, lembre-se de colocar também muitos vegetais.
A Família Morango vs. Câncer
Morangos e framboesas possuem um fitoquímico chamado ácido elágico. Esse poderoso antioxidante pode combater o câncer de várias formas, como inativar certas substâncias cancerígenas e retardar o crescimento de células cancerosas.
O (quase) Desconhecido Mirtilo
Os potentes antioxidantes do mirtilo, fruta originária da Europa que já está sendo cultivada no Brasil, são de grande valor para nossa saúde, a começar pelo câncer. Os antioxidantes combatem o câncer através da eliminação de radicais livres nas células do nosso corpo. Experimente consumi-lo junto com granola, cereais matinais, iogurtes e até em saladas para aumentar a sua ingestão de antioxidantes.
Não Exagere no Açúcar
O açúcar não causa câncer por si próprio. Entretanto, ele pode estar tomando o lugar de outros alimentos ricos em nutrientes que podem combater o câncer. Além disso, ele aumenta a ingestão de calorias, o que contribui para o sobrepeso e obesidade, que, aí sim, são fatores de risco do câncer. As frutas são uma alternativa aos doces e suas "embalagens" são ricas em vitaminas.
Não Viva de Suplementos
As vitaminas podem te proteger contra o câncer, mas só quando você as ingere naturalmente dos alimentos. Os especialistas enfatizam que os nutrientes quando obtidos de alimentos como nozes, frutas e vegetais folhosos são imensamente superiores em relação àqueles dos suplementos vitamínicos. O melhor mesmo é ter uma alimentação saudável.
Mantenha Distância da Seção de Frios
De vez em quando um pão com mortadela ou um cachorro-quente no estádio não vai te fazer mal. No entanto, para diminuir o risco de câncer de intestino e de estômago você precisa diminuir os embutidos de carnes como mortadela, presunto e salsichas. Além disso, comer carnes defumadas ou salgadas aumenta sua exposição a agentes causadores de câncer.
Limite o Álcool Para Evitar o Câncer
A ingestão de álcool causa câncer de boca, garganta, laringe, esôfago, fígado e mama. O álcool também pode aumentar o risco de câncer de intestino. Especialistas dizem que mesmo o limite diário sugerido de 2 doses para homens e 1 para mulheres eleva o risco de câncer. As mulheres com maior risco de câncer de mama devem conversar com um médico para saber qual a dose segura (se houver) de álcool para esse fator de risco.
Fonte: MED CLICK.