quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Madre Tereza de Calcutá - Pensamentos

"A força mais potente do universo é a fé."
 
"O primeiro passo para conseguir algo é desejá-lo."
 
"A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração." 
 
"O dever é uma coisa muito pessoal; decorre da necessidade de se entrar em ação, e não da necessidade de insistir com os outros para que façam qualquer coisa."

"VIVA - (Inspirado no texto de Madre Teresa de Calcutá)
 Enquanto estiver vivo, viva o melhor que puder.
Viva de tudo um pouco, para sair da vida com o máximo
de aproveitamento.
Ame como o amor se apresenta e não duvide dele.
Não exija dos outros aquilo que nem mesmo você pode ser.
Não despreze nenhuma forma de carinho.
Não ignore nenhum tipo de atenção.
Um dia pode ser tudo o que você gostaria para sentir-se bem.
Se sentir saudades saiba o que fazer a respeito.
Mas faça algo e não permaneça imóvel diante dela.
Não viva de momentos passados, fotografias amareladas ou projetos futuros, você sequer tem garantias sobre o amanhã.
Nunca pare. Não se detenha. Insista um pouco mais.
Continue, mesmo quando todos esperam que desista.
Não se acomode por medo ou por sentir-se confortável.
Não deixe que enferruje o ferro que existe em você.
Tenha sempre algo pelo que lutar. E lute com todas as forças.
Faça com que em vez de pena, tenham respeito por você.
Faça com que o vejam como um vencedor em tudo.
Conquiste e se deixe conquistar, prove o sabor de pertencer.
Deixe que sintam o seu cuidado e bem querer.
Não desmereça sentimentos, por julga-los menores.
Não economize emoções, por achar que elas não valem a pena.
Um dia podem ser tudo o que você precise para sentir-se feliz!"

San Liscofré

"NÃO SE DETENHA
Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo.
Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo.
Não viva de fotografias amareladas...
Continue, quando todos esperam que desistas.
Não deixe que enferruje o ferro que existe em você.
Faça com que em vez de pena, tenham respeito por você.
Quando não conseguir correr através dos anos, trote.
Quando não conseguir trotar, caminhe.
Quando não conseguir caminhar, use uma bengala.
Mas nunca se detenha"


"O dia mais belo: hoje
A coisa mais fácil: errar
O maior obstáculo: o medo
O maior erro: o abandono
A raiz de todos os males: o egoísmo
A distração mais bela: o trabalho
A pior derrota: o desânimo
Os melhores professores: as crianças
A primeira necessidade: comunicar-se
O que traz felicidade: ser útil aos demais
O pior defeito: o mau humor
A pessoa mais perigosa: a mentirosa
O pior sentimento: o rancor
O presente mais belo: o perdão
o mais imprescindível: o lar
A rota mais rápida: o caminho certo
A sensação mais agradável: a paz interior
A maior proteção efetiva: o sorriso
O maior remédio: o otimismo
A maior satisfação: o dever cumprido
A força mais potente do mundo: a fé
As pessoas mais necessárias: os pais
A mais bela de todas as coisas: O AMOR."


"É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado."

"Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiracão, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação."

"ASSIM MESMO
Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas.
Perdoe-as assim mesmo.
Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta,

interesseiro. Seja gentil, assim mesmo.
Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros. Vença assim mesmo.
Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo.
Seja honesto assim mesmo.
O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra. Construa assim mesmo.
Se você tem Paz e é Feliz, as pessoas podem sentir inveja.
Seja Feliz assim mesmo.
Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo.
Veja que, no final das contas, é entre você e DEUS.
Nunca foi entre você e as outras pessoas."

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

T-DM1: qualidade de vida a pacientes com câncer de mama


O tratamento do câncer de mama está prestes ganhar um novo aliado: o medicamento T-DM1, que está em fase final de testes e tem apresentado resultados animadores para a classe médica. A droga tem como foco retardar a evolução da doença, ou seja, a metástase, e oferecer mais sobrevida e menos efeitos colaterais à paciente, comuns na quimioterapia. A expectativa é que o novo medicamento seja usado de forma isolada ou associado a outros tratamentos.

O T-DM1 foi destaque nos simpósios American Society of Clinical Oncology (ASCO), em junho do ano passado, e San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS), em dezembro, ambos nos Estados Unidos. O mastologista e oncologista Márcio Mimessi, de Rio Preto, conta que, anteriormente, a medicação Trastuzumab (Herceptin) já vinha proporcionando melhora significativa dos pacientes quando associada à quimioterapia. Mesmo hoje, a droga é indicada para tratamentos de casos não metastáticos, mas com a superexpressão da proteína Her-2 positiva (uma característica que torna o câncer mais agressivo).

“A Roche e outros dois laboratórios de biotecnologia apresentaram uma evolução dessa medicação, o Trastuzumab – Emantisine (T-DM1), que mostrou sua segurança em fase 2.” Ainda segundo ele, em outro trabalho, o T-DM1 associado ao anticorpo monoclonal Pertuzumab demonstrou resultados em que mantinha a doença estável e com menos efeitos colaterais, em comparação ao tratamento usual aplicado em casos metastáticos.

A comemoração pelo ingresso de mais um medicamento como arma para o combate do câncer de mama é ainda mais importante. É uma esperança a mais nos tratamentos de casos malignos, considerados avançados ou até incuráveis. “Há cerca de uma década, em 30% dos pacientes com a presença da proteína Her-2 positiva e metástase, os resultados quimioterápicos eram muito precários.

Os oncologistas estão muito entusiasmados com essa medicação, ainda experimental, mas em fase adiantada de aprovação, para usá-la como droga isolada ou associada a outras”, destaca Mimessi. A aprovação pela Food and Drug Administration (FDA), órgão americano que regula alimentos e medicamentos, está em fase avançada. No Brasil, a medicação tem chegada prevista até 2015, porque ainda depende de regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O custo, no entanto, deve ser alto, considerando os grandes investimentos em pesquisas.

Proteção

No ano passado, as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) eram de que o Brasil teria 52.680 novos casos de câncer de mama. Segundo o órgão brasileiro, a doença é o segundo tipo mais comum no mundo e o mais frequente em mulheres.

Infelizmente, as taxas de mortalidade ainda são altas no País, pois o diagnóstico costuma ser feito tardiamente, o que favorece o avanço do cancro. Segundo o mastologista e oncologista, Márcio Mimessi, a desinformação ainda é a principal vilã.

“Em nossa cidade e região, o acesso à mamografia de qualidade é bastante frequente e relativamente rápido. No entanto, os casos mais avançados ainda são encontrados no serviço público e causados, mais frequentemente, por problemas culturais de informação do que por dificuldades de se fazer o exame”, afirma.

A mastectomia, situação em que é necessária a retirada parcial ou integral da mama, por exemplo, corresponde à metade dos atendimentos no serviço privado, em comparação ao público. “A frequência de mastectomias no serviço privado é de menos de 20%, enquanto no público é de cerca de 40%, por atraso de diagnóstico”, diz o profissional. É justamente nesses pacientes que o medicamento T-DM1 irá atuar para evitá-la.

Diagnóstico precoce é importante

A disponibilidade do T-DM1 para auxiliar no tratamento de câncer de mama avançado não representa, no entanto, uma solução concreta para eliminar a doença. O medicamento apresentou resultados animadores durante os estudos, mas não definitivos para a cura. A descoberta precoce é ainda a melhor solução de aumentar as chances de sobrevida.

“Quanto mais precoce for diagnóstico e o tratamento, mais altas são as chances de cura. A sobrevida depende do tamanho e do tipo histológico do tumor. Cada um tem comportamento diferente, mas, em média, com tumores menores que dois centímetros, a sobrevida em cinco anos é de mais de 94%”, destaca a ginecologista e obstetra Jucimara Benfatti Coimbra Sternieri.

O diagnóstico precoce oferece opções de tratamento, sendo a mais usual a cirurgia conservadora, com menor mutilação da mama, seguida de cirurgia plástica reparadora. Ou seja, a descoberta da doença em fase inicial pode evitar a retirada total da glândula mamária.

O mastologista e oncologista Márcio Mimessi explica que, se for necessária uma mastectomia radical, é realizada uma reparação plástica, na mesma operação. Essa possibilidade não só garante a estética da mama, mas também devolve à mulher um dos símbolos de sua feminilidade.
Há ainda o tratamento clínico por quimioterapia, por hormonioterapia ou por radioterapia, indicados de acordo com as características do câncer.

Mamografia versus autoexame

O mastologista e oncologista Márcio Mimessi conta que o método mais eficaz para detectar e confirmar a doença ainda é a mamografia digital, associada ou não a um ultrassom mamário. Se houver indicação, outras opções de exames são a tomossíntese mamária e a ressonância magnética. O autoexame recomendado às mulheres para a descoberta de possíveis caroços, contudo, não pode ser considerado uma técnica efetiva e isolada para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Há casos em que o tumor não pode ser percebido ao toque, principalmente no início da doença.

O próprio Instituto Nacional de Câncer (Inca) apoia-se em evidências científicas que sugerem que o autoexame pode trazer consequências negativas para a mulher, como a necessidade de biópsias de nódulos benignos e insegurança psicológica. A ginecologista e obstetra Jucimara Benfatti Coimbra Sternieri destaca que o autoexame serve como auxílio no diagnóstico. “A mulher que o realiza regularmente passa a conhecer a estrutura da própria mama e, nos casos de variações, pode fornecer ao médico informações que podem levar a uma antecipação no diagnóstico”, explica.


Fonte: Diário Web.