O câncer de mama e exercício tem uma estreita relação. O câncer é uma doença que trás medo, pois é associado à um futuro de dor, sofrimento e morte. Por muito tempo foi tabu, hoje com todo o conhecimento disponível a maioria dos cânceres podem ser curados, quando tratados de forma adequada em sua fase inicial..
Câncer de mama e exercício
O exercício físico tem papel fundamental tanto na prevenção quanto no tratamento do câncer de mama, sendo inclusive indispensável para a plena recuperação no pós operatório.
A prática de atividades físicas e exercícios tem efeito positivo na prevenção do câncer de mama a medida que mulheres obesas estão mais sujeitas à desenvolvê-lo. De acordo com o coordenador do Centro de Mastologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, José Roberto Filassi, em declaração dada à revista Veja, na matéria sobre a campanha de incentivo ao exercício como forma de combater o câncer de mama, a gordura possui uma enzima capaz de transformar estrogênio outros hormônios do corpo. Este por sua vez estimula a produção de células no organismo feminino o que aumenta a probabilidade do surgimento de células cancerígenas.
No pós operatório o exercício é que garante a recuperação dos movimentos, a melhora da mobilidade e da força dos membros superiores, ele deve ser feito com a orientação de um fisioterapeuta e pelo resto da vida pois também previnem o lifedema, que pode aparecer a qualquer momento.
Além disso a prática de exercícios pode:
- Melhorar a qualidade de vida, ajudando a retornar a rotina normal;
- Resgatar a autoestima;
- Dar mais disposição para o trabalho e tarefas diárias em função da produção de serotonina e endorfina;
- Diminuir as dores no braço, já que os músculos responderão aos estímulos dos exercícios;
- Melhorar a qualidade da relação sexual;
- Melhorar a relação com familiares, já que a mente está voltada para outras atividade;
- Prevenir a osteoporose e a osteopenia, com o aumento da massa óssea.
Fonte: Fique Informa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário